Resumo do texto
- Veja como usar uma planilha de gastos;
- Saiba as vantagens de controlar seu orçamento;
- Baixe os materiais do PagBank gratuitamente!
Muitos brasileiros enfrentam dificuldades para controlar suas finanças e acabam se perguntando: como o dinheiro acabou antes do final do mês? Se você se identifica, saiba que há uma solução prática para organizar suas finanças: uma planilha de gastos.
Este documento permite que você tenha maior controle de todas as suas despesas e receitas de forma eficiente, ajudando a evitar surpresas no fim do mês.
O PagBank entende que o controle financeiro é essencial para evitar dívidas e gastos acima do possível. Por isso temos diferentes materiais que te ajudam a realizar essa gestão de forma estratégica, simples e rápida.
Veja como usar uma planilha de gastos para controlar suas finanças e as vantagens dessas ferramentas. Vamos fornecer também algumas dicas de como estruturar suas despesas e apresentar métodos eficazes para poupar dinheiro.
O que é uma planilha de gastos?
Uma planilha de gastos é um documento de controle financeiro. Ela pode ser pessoal, empresarial, anual, mensal etc. Nela, você anota todas as suas receitas e despesas, desde as contas básicas, como energia e água, até as pequenas compras do dia a dia.
Esse controle permite uma visão clara e organizada do caminho dos seus gastos. Com um documento como esse, você pode acompanhar seus gastos, identificar os excessos e ajustar suas finanças para atingir seus objetivos.
Faça o download da nossa Planilha de Gastos!
Como usar a planilha para controle de gastos mensais?
Para utilizar uma planilha de gastos mensais é essencial registrar todas as entradas e saídas de dinheiro. Seja disciplinado e anote cada gasto, por menor que seja.
Divida a planilha em categorias, como alimentação, transporte, lazer e despesas fixas. Isso ajuda a visualizar melhor suas finanças e fazer os ajustes necessários. Sem falar que fica mais fácil perceber qual área da sua vida está exigindo mais dinheiro.
As planilhas de controle financeiro são ferramentas poderosas para manter suas finanças sob controle e evitar surpresas desagradáveis. Elas podem ser de diferentes tipos e objetivos, como veremos mais adiante.
Como organizar as despesas?
Organizar suas despesas em uma planilha facilita o controle e a análise dos seus gastos. Uma forma simples para começar é dividir em 3 categorias:
- Gastos essenciais: aluguel, energia, água, internet, supermercado.
- Supérfluos: lazer, academia, viagens, compras de roupas.
- Objetivos financeiros: pagamento de dívidas, poupança, investimentos.
Mas, você pode subdividir essas etapas e separar gastos com alimentação de despesas de transporte, por exemplo. A escolha vai depender do objetivo com essa planilha e das metas que você quer atingir.
Uma dica é você iniciar com essa divisão mais simples. Use essas três categorias, e se precisar, acrescente algumas. Por exemplo, “academia” pode estar em “supérfluos” em um primeiro momento, mas ir para “saúde” quando você quitar suas dívidas. Assim como “reposição de guarda-roupa” pode se tornar um objetivo financeiro em algum momento da sua vida.
Quais são as vantagens de utilizar uma planilha de gastos?
A utilização de uma planilha de gastos traz diversas vantagens, como ter um controle financeiro detalhado, aumenta seu foco em objetivos específicos e te dá uma visão clara das suas finanças. Veja em detalhes:
- Criar objetivos financeiros: uma planilha de gastos facilita a definição de objetivos financeiros, como a compra de um bem, uma viagem ou reserva de emergência;
- Identificar padrões de consumo: com uma planilha, você consegue identificar padrões de consumo e gastos excessivos, o que permite fazer ajustes e economizar dinheiro;
-
- Quitar todas as dívidas: registrar suas dívidas na planilha ajuda a planejar o pagamento. Assim, você pode reservar uma parte do orçamento para quitá-las;
- Criar uma reserva de emergência: a planilha facilita a criação de uma reserva de emergência para lidar com imprevistos sem prejudicar a saúde financeira;
- Começar a investir: controlando seus gastos, você destina parte do dinheiro para investimentos, o que ajuda a construir um patrimônio e alcançar metas financeiras.
Bônus: Confira métodos para economizar ainda mais
Agora que você já sabe a importância de controlar os gastos com a ajuda de uma planilha, separamos alguns materiais que vão te ajudar nesse momento.
- Método 50 30 20: é uma estratégia prática para gerenciar suas finanças, onde você destina 50% para necessidades essenciais, 30% para desejos e 20% para metas financeiras.
- Desafio 52 semanas: O Desafio 52 semanas ajuda você a poupar dinheiro de forma progressiva. Comece com apenas R$ 1 e tenha mais de R$ 1.000 no final do ano! Clique aqui e saiba mais.
- Desafio dos 30 dias: O Desafio dos 30 dias é uma técnica que incentiva as pessoas a se comprometerem com uma nova atividade, hábito ou meta por um mês.
Gestão financeira completa com a Conta Digital PagBank
A Conta Digital PagBank oferece uma solução completa para sua gestão financeira pessoal.
Com ela, você centraliza todas as suas finanças, facilitando o controle de gastos e o planejamento de seu orçamento. Além disso, o acesso fácil permite a visualização rápida e prática de todas as suas transações, pagamentos, transferências e recebimentos.
E tem mais: a Conta Digital PagBank oferece funcionalidades exclusivas para fazer seu dinheiro render mais!
- Poupar Automático com saldo da conta;
- Saldo que rende mais que a poupança;
- Cartão de crédito internacional com cashback;
- Antecipação do FGTS;
- Plataforma de investimentos.