Podcast: dicas para organizar suas finanças profissionais e pessoais

Resumo do texto

  • Separe despesas pessoais das profissionais e tenha mais organização financeira;
  • Saiba quais foram os temas abordados na transmissão, que contou com a participação de especialistas do PagBank!
  • Confira dicas para separar as finanças pessoais e profissionais!

Baixe grátis o super app PagBank e abra uma conta!

 

Se você tem dificuldade em organizar suas finanças empresariais, chegou a hora de ouvir o podcast Entre Amigos, pensado exatamente para te ajudar nesta situação!

Ele foi produzido pelo E-commerce Brasil, com participação de Luciane de Almeida, Analista Educacional Financeira Sr. e Paula Cristina, Gerente Educacional Financeira, especialistas do PagSeguro PagBank.

Nele você vai encontrar algumas orientações bem importantes para te ajudar com seus desafios financeiros!

Quer saber um pouco mais sobre o episódio? A gente adianta alguns dos pontos abordados abaixo!

Pronto para ouvir o podcast? É só clicar aqui!

https://open.spotify.com/episode/4DKY9BSdQi9Rm6lNFWPpUC?si=Z42w2M-0QqugGy_7XfGSeA

Separação do dinheiro: evite a mistura entre pessoal e profissional

Separar as finanças pessoais das finanças da empresa é uma missão essencial para o sucesso de todo empreendedor. A mistura entre o faturamento do negócio e as finanças pessoais pode gerar confusões, como gastar suas economias para fazer pagamento de fornecedores ou usar parte do dinheiro das vendas para comprar algo para sua casa.

Especialistas em finanças e empreendedorismo sempre fazem a mesma recomendação: abra uma conta para seu negócio e outra para cuidar do dinheiro pessoal.

Essa é uma dica essencial para você começar seu negócio com o pé direito. O número de novos empreendedores no Brasil não para de crescer. Somente no ano de 2020 foram abertos mais de 1 milhão de CNPJs de profissionais MEI e Micro Empresas, segundo dados do Sebrae.

Apesar do número ser alto, menos da metade dos novos negócios atingem 2 anos de idade, e parte das razões do fechamento está na dificuldade de fazer uma boa gestão financeira. Seja para buscar uma nova alternativa de renda ou pelo desejo individual de empreender, a questão é uma só: manter a saúde financeira é essencial para seu negócio seguir firme e com bons resultados.

Controle financeiro e investimentos

E para manter a sua empresa sempre saudável, sem dívidas e com lucros, ouvir profissionais da área é de grande ajuda. Por isso, se você está pensando em empreender, acabou de abrir seu próprio negócio ou se já está há muitos anos em atividade, aproveite as dicas para repensar nas suas ações, principalmente, se sua gestão financeira está sendo eficiente e tendo retorno.

Ao longo do podcast são abordados assuntos interessantes para qualquer empreendedor, como dicas sobre :

  1. Simplificar o acesso às maquininhas de cartão, o que ajuda muitos pequenos negócios a aumentar o volume de vendas
  2. A popularização e alcance dos investimentos financeiros, que são muito úteis para construir uma reserva para sua vida ou para seu negócio.

Investir em conhecimento é muito importante!

O último tópico abordado envolve a importância de investir em conhecimento e capacitação. Quem se prepara é capaz de analisar o mercado e entender suas tendências e pode transformar toda essa sabedoria em ações práticas, com objetivo de melhorar os resultados.

Investir seu dinheiro é importante, mas investir no seu conhecimento é ainda mais. Pessoas que se atualizam, evitam erros e tem mais base para usar seu dinheiro com inteligência e estratégia.

Dicas essenciais para separar finanças pessoais e empresariais

O episódio apresenta alguns temas mais importantes, mas o foco é na separação de finanças e nos benefícios de colocar isso em prática, por isso, veja abaixo algumas dicas para ter sucesso na hora da separação!

1. Estipule um salário para você

Definir um salário mensal para si mesmo é vital para a saúde do seu negócio. Fazendo isso, você será capaz de impedir o uso da conta comercial como se fosse um cofrinho pessoal.

Com o salário estipulado, você deve usar somente essa quantia para seus gastos pessoais. Na hora de definir, não se esqueça de analisar seus gastos pessoais e ter comprometimento!

2. Tenha uma conta pessoal e uma para a empresa

O ideal para um empreendedor é ter duas contas bancárias: uma pessoal e uma para o negócio.

Sem a mistura do dinheiro fica bem mais simples entender o que pertence a você e o que pertence ao seu negócio. Uma simples separação já faz uma grande diferença.

E não se esqueça que você pode ter duas contas na palma da sua mão, para isso, basta abrir uma conta PF e uma conta PJ no PagBank!

3. Defina suas metas

Determine algumas metas que você pretende alcançar com seu negócio e desenvolva pequenos planos de ação para alcançar esses objetivos. As metas podem ser bem simples, como vender uma porcentagem a mais do que no mês anterior ou reduzir as despesas no período de três meses.

Uma vez que você cria suas metas, defina os prazos para cada uma e mantenha-se firme no cumprimento delas!

4. Registre tudo

A organização é essencial para o planejamento financeiro, seja pessoal ou profissional. Use planilhas ou sistemas de gestão de custos para organizar o fluxo de caixa da sua empresa.

Se você não tem um sistema, vale usar planilhas para anotar seus gastos. O importante é manter tudo registrado para que você possa tomar as rédeas da situação financeira.

Se você precisa de uma ferramenta completa para te ajudar na gestão financeira do seu negócio, vale a pena conhecer o PagVendas, nosso sistema tudo em um que te ajuda a:

  1. Controlar frente de caixa em tempo real;
  2. Registrar todas as vendas, inclusive vendas fiadas;
  3. Fazer o registro de produtos e controle de estoque;
  4. Emitir notas fiscais para os clientes;
  5. Criar sua loja online!

Quer saber mais? Clique aqui e conheça o PagVendas!

Mas se você quer apostar nas planilhas, nós também podemos te ajudar!

Clique na imagem abaixo e baixe nossa planilha de controle de gastos pessoais.

5. Poupe e faça o seu dinheiro render mais

Você pode fazer suas economias pessoais e a reserva estratégica do seu negócio crescerem de forma prática. Para isso, o caminho é poupar e aplicar.

Faça uma análise das despesas, veja onde é possível economizar um pouco e trace um plano para enxugar alguns gastos para conseguir uma quantia restante no final do mês. Isso serve tanto para os gastos do trabalho quanto da sua casa.

Esse dinheiro que sobra é muito importante, mas deixá-lo parado não é a melhor opção, vale mais a pena investir.

Quem aplica encontra uma forma de aumentar o patrimônio sem trabalhar mais, basta escolher bons investimentos. O super app PagBank oferece opções práticas de investimento para quem deseja investir sem complicações: os CDBs PagBank e os Fundos de Investimento disponíveis no super app.

Você pode aplicar direto pelo celular e acompanhar o rendimento todos os dias! E não se esqueça que a sua conta PagBank também te ajuda nessa missão, já que ela rende mais do que a poupança.

Conheça as vantagens que o PagBank te oferece

Como você pôde ver, o controle financeiro, bem como os investimentos são dois assuntos importantes para quem é dono do próprio negócio.

Com o PagBank, você consegue controlar sua conta corrente (e a conta do seu negócio), aplicar e acompanhar os rendimentos, tudo em um só lugar.

Nosso cliente tem à sua disposição:

  1. TEDs grátis e ilimitadas;
  2. PagBank Saúde para cuidar do seu bem-estar e de toda a sua família pagando menos nas consultas, medicamentos e exames;
  3. Cartões internacionais grátis para fazer compras e pagamentos;
  4. CDBs PagBank e Fundos de Investimento disponíveis no super app;
  5. Cashback ao abastecer nos Postos Shell e fazendo compras no Shopping PagBank;
  6. Recarga de celular pelo super app com cashback.

Precisando de um banco completo e grátis que cabe na palma da sua mão? Então, vá até a loja de aplicativos do seu celular, baixe o super app e descubra uma nova forma de controlar as suas finanças e o dinheiro do seu negócio!

Baixe o super app PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”

  • Tags