Seu saldo está bloqueado no PagBank PagSeguro? Saiba os principais motivos!

Resumo do texto

  • Veja como funciona a sua conta PagBank;
  • Conheça os principais motivos para o status de “saldo bloqueado”;
  • Tenha suas vendas protegidas com o PagBank.

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O valor da sua conta PagSeguro está bloqueado? Calma, não se preocupe! Existem alguns motivos para isso acontecer e iremos explicar cada um.

Geralmente é algo muito simples: o valor que você está prestes a receber na conta está em processo de transferência no sistema.

Nesse caso, o seu saldo pode constar como “saldo bloqueado” e a liberação será feita em até 24h úteis.

Confira outras situações que podem ter causado este status na sua conta e saiba o que fazer diante de cada caso de bloqueio do seu saldo.

Entenda o que geralmente acontece quando o saldo é bloqueado

Após realizar uma venda, o valor pago pelo cliente é repassado para o comprador de uma só vez, mesmo que a compra tenha sido parcelada.

O valor quando está em transição para a sua conta pode aparecer como saldo bloqueado, entenda como este processo funciona: 

  1. quando o pagamento do comprador é aprovado este valor irá aparecer automaticamente na sua conta com o status “Valor a receber”;
  2. para que este valor vá para sua conta no campo “Saldo disponível” é preciso aguardar um período de tempo que varia de acordo com o seu plano de recebimento;
  3. se você deseja saber o prazo do seu plano, vá até sua Conta PagSeguro, clique em “Minha conta” no menu lateral e depois em “Taxas e Tarifas”;
  4. após esperar pelo período de tempo necessário o valor irá aparecer como “Saldo disponível” e assim você poderá transferir este dinheiro para a sua conta;
  5. feita a transferência o valor está a caminho da sua conta e então ele irá aparecer no sistema como “Saldo bloqueado”.

Se algum tipo de pendência na transação fizer o seu saldo ficar bloqueado, o PagSeguro irá manter o bloqueio até que seja resolvido.

Para fazer esse pedido de liberação, você precisa enviar documentos que comprovem a transação. Saiba como fazer esse processo.

Veja outros motivos para “Saldo Bloqueado”

Além da transferência, existem outras possibilidades para que o status de “saldo bloqueado” apareça, veja abaixo as principais causas:

Bloqueio Judicial

Este bloqueio é  determinado por ordem da justiça. Ao receber essa solicitação, o valor pode ser bloqueado pelo PagSeguro até a decisão ser tomada. Após o término do processo, o valor poderá ser devolvido ao usuário ou destinado para uma conta judicial.

Bloqueio de Risco

Este bloqueio é feito para garantir a proteção do vendedor e do cliente em casos de fraudes. 

O saldo é bloqueado caso aconteça alguma compra fora do comum na loja, com um alto valor por exemplo.

Caso isso ocorra o PagSeguro entrará  em contato com o vendedor e comprador para fazer uma análise e confirmar se a transação é real, podendo solicitar envio de documentos e comprovantes.

Disputa

É um mecanismo disponível no site do PagSeguro que é oferecido ao comprador caso o vendedor não entregue o serviço/produto ou faça uma entrega diferente do combinado em compras feitas pela internet.

A disputa poderá ser aberta pelo cliente em até 45 dias após a comprovação do pagamento. Com isso ele pode solicitar a devolução do valor total da compra.

Portanto, se o seu saldo está bloqueado e você recebeu uma notificação de Disputa, o dinheiro ficará bloqueado e retido até que haja um acordo entre vendedor e cliente e aconteça o encerramento desta reclamação.

O encerramento da Disputa pode ser feito pelo vendedor ou comprador a qualquer momento. Para saber mais sobre disputa, prazos e encerramento, clique aqui. 

Cancelamento de Transações

O cancelamento acontece quando uma transação é desfeita, o que pode ocorrer por iniciativa do vendedor, do cliente ou do próprio PagSeguro.

Neste caso, o valor da transação pode aparecer como “saldo bloqueado” até que aconteça o processamento e o valor seja devolvido.

Contestação

A contestação de uma transação, também conhecida como chargeback, ocorre quando o comprador entra em contato com o emissor do cartão e alega que:

  • não recebeu o produto/serviço;
  • que recebeu o produto/serviço em desconformidade ao que foi ofertado pelo vendedor;
  • não reconhece a compra ou o lançamento em sua fatura;.

Quando isto ocorre, o valor da transação é  bloqueado até a resolução da contestação, que pode ser favorável ou não ao vendedor.

Reserva de Saldo de Risco

Os valores podem ser bloqueados periodicamente para que o PagSeguro faça o uso como caução ou garantia em caso de vendedores com negócios de alto risco. 

É feito um acordo estabelecido em contrato entre o vendedor e a área de risco do PagSeguro, assim, é criado um fundo bloqueado para fins de garantia. Quando este valor não é utilizado, é liberado ao usuário após o término do contrato.

Transferência para o Cartão Pré-Pago

Utilizar o Cartão Pré-Pago do PagSeguro pode ser outra maneira de receber o valor das suas vendas. 

Ao solicitar a transferência, o status “Saldo bloqueado” irá aparecer e o procedimento pode levar 1 dia útil até que o dinheiro vá para a sua conta.

PagSeguro: sua conta protegida para você vender mais

Agora que você já sabe as possíveis causas de um saldo bloqueado, saiba que esta é uma medida de segurança do PagSeguro evitando golpes tanto para o lojista quanto para o cliente.

Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato através da central de atendimento PagSeguro, uma assistência disponível 24h por dia, 7 dias por semana.

E para oferecer ainda mais confiança no seu negócio, conte com as maquininhas do PagBank, que são as mais completas do mercado e aceitam as principais bandeiras de pagamento com VA, VR e também NFC (pagamento por aproximação).

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