5 etapas para começar um negócio rumo ao sucesso

Resumo do texto

  • 5 passos para começar um negócio superando medos e inseguranças;
  • Pense desde a pesquisa de mercado até o planejamento de comunicação;
  • Veja como o PagVendas pode ser o seu parceiro nessa jornada.

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O sonho da autonomia financeira está muito distante? Você fica pensando em como abrir um negócio e não sabe por onde começar? Esse texto é pra você!

O processo de empreender não é fácil. São muitas incertezas, medos e dificuldades, muitas pessoas desistem por causa da falta de conhecimento.

Como nosso objetivo é estar ao seu lado em todos os momentos, confira 5 dicas para tirar o plano do negócio próprio do papel!

Boa leitura!

Primeiro passo: definir a área de atuação

É hora de respirar fundo e começar essa jornada! E, para isso, vamos definir em qual área de atuação você quer empreender.

Essa etapa vai influenciar diretamente todas as outras do passo a passo de como começar um negócio. Então, precisa ser feita com muita análise e calma!

É importante atuar em um negócio que você tenha afinidade. Avalie suas áreas de interesse e as possibilidades. Mas não esqueça de ter uma visão crítica sobre tendências e oportunidades do mercado.

Conheça concorrentes diretos e indiretos. Além de te ajudar a entender um pouco mais sobre o público-alvo, pode apontar como você deve se diferenciar. Seja através do atendimento personalizado, qualidade do produto ou comunicação inovadora.

Não tenha medo de demorar nessa etapa. Afinal de contas, ela é a etapa mais importante.

Segundo passo: defina seu público alvo

Sabendo qual será sua área de atuação, o próximo passo é conhecer o público-alvo. Para isso, desenvolva a sua persona, que é a ideia de um cliente ideal, um personagem que pode ter nome, desejos e necessidades.

Para que seu negócio tenha sucesso, é necessário entender o que o público está procurando. Para conhecer seu público-alvo e criar a persona, avalie os seguintes critérios:

  • idade;
  • sexo;
  • formação educacional;
  • poder aquisitivo;
  • classe social;
  • local onde mora;
  • hábitos de consumo.

Agora que você já estudou o segmento no qual pretende empreender e já identificou seu público-alvo, é hora de colocar a mão na massa e preparar seu plano de negócio.

Terceiro passo: elabore um plano de negócio

Segundo o Sebrae, o plano de negócio é um “documento que descreve os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados”.

As principais vantagens de elaborar esse plano são:

  • reduzir os riscos;
  • criar uma base de informações para a empresa;
  • mostrar o caminho;
  • facilitar o alcance dos objetivos.

Aqui é importante ter informações sobre a área de atuação, concorrentes, público-alvo, produtos e diferenciais. É o momento de avaliar a ideia, identificar os pontos fortes e fracos e analisar a viabilidade do negócio. Tudo para pensar em como começar um negócio.

Quarto passo: defina preços, embalagens e frete

Dentro do plano de negócios você definiu os diferenciais, analisou o mercado e estudou o  público-alvo. Com isso, está no caminho  para colocar o negócio em prática.

Na hora de pensar em preço, embalagem e frete, sugerimos reunir as informações para tomar as decisões em conjunto. Veja o motivo:

  • o custo do produto precisa considerar a embalagem em que será armazenado ou enviado;
  • a decisão dessa embalagem pode mudar de acordo com o frete praticado.

Isso porque se for feito pelos Correios, por exemplo, é necessário considerar um formato que deixe o produto mais seguro.

Viu? Tudo interligado. E não para por aí! Essa conexão vai aparecer em outros momentos. Por exemplo, é preciso considerar a margem de lucro do produto, que foi calculada com a definição de preço, para saber se é possível uma promoção de frete grátis.

Prepare a calculadora  e analise as diferentes possibilidades que o mercado oferece. Defina valores competitivos para seu produto, escolha a embalagem ideal e economize no frete com o Envio Fácil.

Quinto passo: planeje a divulgação do seu serviço

A divulgação da sua empresa, produto ou serviço vai utilizar as informações coletadas nos passos anteriores para planejar a melhor estratégia.

Para iniciar a etapa de comunicação, sua marca precisa de uma identidade visual definida. Ou seja, um logotipo, uma combinação de cores atrativa e um estilo que cause identificação no consumidor.

Os canais nas redes sociais já devem estar prontos. As fotos de perfil, capa e posts devem estar alinhados com a identidade visual criada. E as postagens podem começar antes do lançamento, assim, já vai deixando o público curioso para o que está por vir.

Conte com o PagVendas para ajudar seu negócio a crescer

Agora que você já sabe como começar um negócio e está com a mão na massa, percebeu que são muitas coisas para tomar conta, certo?

Com o PagVendas, você vai ter um aliado para a gestão do seu negócio. Sabe como? Deixando por nossa conta alguns pontos como:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

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