Resumo do texto
- Saiba o que fazer em caso de produto extraviado;
- Entenda o motivo do extravio das encomendas;
- Confira dicas para evitar problemas com frete.
O frete é uma etapa fundamental para qualquer negócio e precisa ser feito com qualidade, afinal, você deixará a sua mercadoria na mão de uma outra pessoa para o transporte até o cliente. E o que fazer em caso de produto extraviado?
Infelizmente, este é um problema que pode acontecer com qualquer loja transportadora. Por isso, é importante saber agir para não ficar no prejuízo nem deixar o cliente de mãos vazias.
O que fazer quando uma mercadoria é extraviada?
A partir do momento que você posta uma encomenda, toda a responsabilidade sobre o pacote fica por conta da transportadora.
Isso significa que, quando há o extravio da mercadoria, é preciso entrar em contato com a empresa que fez o seu frete.
Enquanto isso, você também deve comunicar o cliente sobre a situação e combinar o envio de um novo produto ou a devolução do dinheiro da compra e frete.
Toda empresa de transportes deve ter um seguro e, caso ocorra algum problema como atraso, roubo, extravio do produto, entrega indevida ou avaria, o cliente recebe uma indenização. Afinal, houve um problema na logística da transportadora.
Portanto, não se preocupe, você terá um valor referente ao seu produto reembolsado. Veja o que fazer neste caso:
- explique a situação a quem comprou e mostre a documentação da transportadora;
- reenvie o produto, caso o cliente ainda queira;
- dê entrada ao reembolso na transportadora.
Por que o extravio de encomendas acontece?
Existem diferentes motivos para uma encomenda ser extraviada, seja por erro do remetente ou por parte da empresa que fez o frete.
Por isso o número de rastreio do seu pacote é tão importante, é a partir dele que se sabe o status do pedido. Conheça as principais causas de problemas:
Endereço incompleto
Um endereço incompleto ou errado é um dos principais motivos para ter um produto extraviado, pois impede que a encomenda seja entregue ao destinatário.
Muitas vezes, quando isso acontece, o pacote volta para a transportadora, mas pode ocorrer da encomenda se perder neste percurso de volta.
Erros na logística do e-commerce
O erro pode vir também do próprio comerciante no momento de endereçar o pacote. Se a etiqueta com os dados do cliente estiver apagada ou com o destino incorreto, pode acontecer o mesmo explicado acima.
Por isso, é muito importante enviar sua encomenda em boas condições, as caixas devem estar novas, bem lacradas e o endereço colado ou escrito na parte de cima da caixa, bem visível.
Falha da transportadora
O transporte de encomendas é um trabalho que pode envolver erros como qualquer outro. Por conta de falhas na logística da empresa responsável pelo frete, as caixas podem se perder entre um processo e outro.
Assaltos ou roubos
Este é um dos principais motivos para um produto extraviado. Alguns locais do país possuem um alto índice de assaltos em transportes de frete.
Mesmo que haja o devido cuidado e segurança com o envio, não tem como prever este tipo de acontecimento e as encomendas acabam perdidas.
Casos de força maior
Pode acontecer imprevistos com as encomendas, causando o extravio de vários pacotes de uma só vez. É o caso de enchentes, incêndios ou acidentes envolvendo o veículo de transporte.
Dicas para evitar extravio de mercadorias
Por mais que existam diferentes causas para o produto ser extraviado, há também algumas medidas que podem evitar este problema com o frete da sua loja.
Além disso, esses hábitos irão tornar o seu trabalho mais organizado, seguro e confiável. Mesmo que aconteça algum problema, você estará melhor preparado para lidar com ele e poderá conseguir sua indenização mais facilmente. Confira:
Emita a nota fiscal no valor exato
A nota fiscal é um documento muito importante para qualquer compra, ela comprova o conteúdo que está no pacote, seu valor, os dados de quem envia e de quem irá receber.
Funciona como um certificado da compra e do transporte. Por meio dela será mais fácil conseguir provar algo e conseguir um reembolso.
Tome nota do código de rastreio
A transportadora deve disponibilizar um código de rastreio para o e-commerce que, por sua vez, irá enviá-lo ao cliente.
Ele mostra o andamento da encomenda e o seu status, sendo possível fazer consultas para saber a previsão de entrega, se há atrasos, ou se algo ocorreu com o seu pacote, como no caso de produto extraviado.
Faça um seguro
Um seguro irá te proteger caso qualquer coisa aconteça com a encomenda, principalmente em casos de produto extraviado.
Com isso, você conseguirá o reembolso total ou parcial do valor do produto. É importante ter um seguro para não ficar no prejuízo e poder enviar um novo item ao cliente.
Envio Fácil: envie suas encomendas com praticidade e segurança
O extravio de produtos não acontece com facilidade, mas ninguém está completamente livre deste problema. Para ter garantia, que tal contar com uma entrega ágil, segura, de qualidade e ainda economizar no frete da sua loja?
Com o Envio Fácil você conta com isso e muito mais e, em caso de extravios ou atrasos, o cliente receberá uma indenização conforme o produto do pacote, confira mais vantagens:
- economia na contratação do frete;
- agilidade e segurança nas entregas;
- diversas modalidades de entrega (Sedex, Pac, Mini Envios e Jadlog);
- rastreio do pedido;
- proteção contra perdas e extravios;
- abrangência em todo território nacional.
Atenção: O Envio Fácil está disponível para todos os clientes PagBank PagSeguro que possuem contas do tipo vendedor ou empresarial (PJ).