Produto extraviado: veja como evitar esse problema com o frete

Resumo do texto

  • Saiba o que fazer em caso de produto extraviado;
  • Entenda o motivo do extravio das encomendas;
  • Confira dicas para evitar problemas com frete.

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O frete é uma etapa fundamental para  qualquer negócio e precisa ser feito com qualidade, afinal, você deixará a sua mercadoria na mão de uma outra pessoa para o transporte até o cliente. E o que fazer em caso de produto extraviado? 

Infelizmente, este é um problema que pode acontecer com qualquer loja transportadora. Por isso, é importante saber agir para não ficar no prejuízo nem deixar o cliente de mãos vazias.

Produto extraviado veja como evitar esse problema

O que fazer quando uma mercadoria é extraviada?

A partir do momento que você posta uma encomenda, toda a responsabilidade sobre o pacote fica por conta da transportadora. 

Isso significa que, quando há o extravio da mercadoria, é preciso entrar em contato com a empresa que fez o seu frete.

Enquanto isso, você também deve comunicar o cliente sobre a situação e combinar o envio de um novo produto ou a devolução do dinheiro da compra e frete.

Toda empresa de transportes deve ter um seguro e, caso ocorra algum problema como atraso, roubo, extravio do produto, entrega indevida ou avaria, o cliente recebe uma indenização. Afinal, houve um problema na logística da transportadora.

Portanto, não se preocupe, você terá um valor referente ao seu produto reembolsado. Veja o que fazer neste caso:

  • explique a situação a quem comprou e mostre a documentação da transportadora;
  • reenvie o produto, caso o cliente ainda queira;
  • dê entrada ao reembolso na transportadora.

Por que o extravio de encomendas acontece?

Existem diferentes motivos para uma encomenda ser extraviada, seja por erro do remetente ou por parte da empresa que fez o frete. 

Por isso o número de rastreio do seu pacote é tão importante, é a partir dele que se sabe o status do pedido. Conheça as principais causas de problemas:

Endereço incompleto

Um endereço incompleto ou errado é um dos principais motivos para ter um produto extraviado, pois impede que a encomenda seja entregue ao destinatário.

Muitas vezes, quando isso acontece, o pacote volta para a transportadora, mas pode ocorrer da encomenda se perder neste percurso de volta.

Erros na logística do e-commerce

O erro pode vir também do próprio comerciante no momento de endereçar o pacote. Se a etiqueta com os dados do cliente estiver apagada ou com o destino incorreto, pode acontecer o mesmo explicado acima. 

Por isso, é muito importante enviar sua encomenda em boas condições, as caixas devem estar novas, bem lacradas e o endereço colado ou escrito na parte de cima da caixa, bem visível.

Falha da transportadora

O transporte de encomendas é um trabalho que pode envolver erros como qualquer outro. Por conta de falhas na logística da empresa responsável pelo frete, as caixas podem se perder entre um processo e outro. 

Assaltos ou roubos

Este é um dos principais motivos para um produto extraviado. Alguns locais do país possuem um alto índice de assaltos em transportes de frete.

Mesmo que haja o devido cuidado e segurança com o envio, não tem como prever este tipo de acontecimento e as encomendas acabam perdidas.

Casos de força maior

Pode acontecer imprevistos com as encomendas, causando o extravio de vários pacotes de uma só vez. É o caso de enchentes, incêndios ou acidentes envolvendo o veículo de transporte.

Dicas para evitar extravio de mercadorias

Por mais que existam diferentes causas para o produto ser extraviado, há também algumas medidas que podem evitar este problema com o frete da sua loja.

Além disso, esses hábitos irão tornar o seu trabalho mais organizado, seguro e confiável. Mesmo que aconteça algum problema, você estará melhor preparado para lidar com ele e poderá conseguir sua indenização mais facilmente. Confira:

Emita a nota fiscal no valor exato

A nota fiscal é um documento muito importante para qualquer compra, ela comprova o conteúdo que está no pacote, seu valor, os dados de quem envia e de quem irá receber.

Funciona como um certificado da compra e do transporte. Por meio dela será mais fácil conseguir provar algo e conseguir um reembolso.

Tome nota do código de rastreio

A transportadora deve disponibilizar um código de rastreio para o e-commerce que, por sua vez, irá enviá-lo ao cliente.

Ele mostra o andamento da encomenda e o seu status, sendo possível fazer consultas para saber a previsão de entrega, se há atrasos, ou se algo ocorreu com o seu pacote, como no caso de produto extraviado.

Faça um seguro

Um seguro irá te proteger caso qualquer coisa aconteça com a encomenda, principalmente em casos de produto extraviado. 

Com isso, você conseguirá o reembolso total ou parcial do valor do produto. É importante ter um seguro para não ficar no prejuízo e poder enviar um novo item ao cliente.

Envio Fácil: envie suas encomendas com praticidade e segurança

O extravio de produtos não acontece com facilidade, mas ninguém está completamente livre deste problema. Para ter garantia, que tal contar com uma entrega ágil, segura, de qualidade e ainda economizar no frete da sua loja?

Com o Envio Fácil você conta com isso e muito mais e, em caso de extravios ou atrasos, o cliente receberá uma indenização conforme o produto do pacote, confira mais vantagens:

  • economia na contratação do frete;
  • agilidade e segurança nas entregas;
  • diversas modalidades de entrega (Sedex, Pac, Mini Envios e Jadlog);
  • rastreio do pedido;
  • proteção contra perdas e extravios;
  • abrangência em todo território nacional.

Atenção: O Envio Fácil está disponível para todos os clientes PagBank PagSeguro que possuem contas do tipo vendedor ou empresarial (PJ).

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