Desconto ou frete grátis na Black Friday? Saiba qual é a melhor opção para seu negócio!

Resumo do texto

  • Aprenda a trabalhar com descontos e frete grátis na Black Friday;
  • Saiba qual dessas estratégias é melhor para aumentar suas vendas;
  • Conte com um aplicativo tudo em um para te ajudar nessa data.

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Segundo pesquisa da Neotrust, as vendas online cresceram 57,4% no primeiro trimestre de 2021. Isso mostra um crescimento constante e a expectativa de que no fim de ano a procura também seja alta!

Por isso, você que é lojista precisa estar preparado! Saia na frente da concorrência e planeje descontos ou frete grátis na Black Friday.

Pensando em te ajudar a aproveitar esse momento, trouxemos estratégias para vender mais na Black Friday!

Boa leitura!

Desconto ou frete grátis na Black Friday, qual o melhor?

Os clientes adoram descontos nos produtos e frete grátis. Mas saber qual dessas estratégias usar na Black Friday é o mais importante.

Os descontos na Black Friday precisam ser vantajosos para você e especialmente para seus clientes. Mas cuidado! Infelizmente, ainda há muita promoção falsa por aí.

Existe outro grande desafio que é a dificuldade de dar grandes descontos em certos produtos. Por isso, é preciso pensar bem nos valores.

Para oferecer frete grátis, é importante organizar o estoque, calcular a margem de lucro e otimizar a logística do negócio. Conquistar o cliente, mas sem prejudicar o seu faturamento.

Como oferecer bons descontos na Black Friday?

Confira algumas dicas para determinar preços, criar bons descontos e vender mais na Black Friday.

1. Planeje ações promocionais com antecedência

Não deixe para pensar nos descontos na véspera da Black Friday. Os clientes pesquisam preços e analisam outras lojas com antecedência, por isso, é preciso se adiantar na divulgação das promoções.

É uma boa estratégia deixar algumas surpresas para divulgar apenas no dia, porém, vale a pena começar a espalhar as informações sobre os seus descontos da Black Friday o quanto antes.

2. Fique de olho na concorrência

Não deixe de avaliar os preços e promoções das outras lojas do mesmo segmento que o seu negócio. Isso vai te ajudar a definir sua política de preços e descontos de acordo com o mercado.

Todo mundo faz pesquisas, inclusive seus concorrentes podem estar analisando seu negócio neste momento! Não há nada de errado com isso, na verdade, essa análise é muito importante para entender o mercado.

3. Ofereça descontos nos produtos com mais margem de lucro

O fator lucro pode tanto ajudar como confundir na hora de definir o desconto na Black Friday. A dica é realizar promoções com produtos que possuem maior margem de lucro.

É possível trabalhar com diferentes formatos de promoção:

  • Desconto percentual: aplique redução de valor nos produtos que tem maior margem de lucro. Dessa forma, o cliente sai satisfeito e o faturamento não é prejudicado;
  • Descontos progressivos: utilize promoções como “10% de desconto nas compras até R$100 e 20% de desconto nas compras até R$180”. Conquiste aqueles que aproveitam a data para comprar presentes de Natal e aumente o ticket médio das compras;
  • Descontos nas unidades: liquide o estoque criando promoções que aumentem a quantidade de produtos vendidos. Oferecer 4 pelo preço de 3, por exemplo, ajuda na saída do que está parado.

4. Atenção à margem de lucro

Seja criativo ao montar uma estratégia para vender mais na Black Friday, mas sem esquecer de analisar a margem de lucro dos produtos.

É ela que vai definir quais produtos podem ter maior porcentagem de desconto, quais podem ser vendidos juntos e quais poderão estar em uma campanha de frete grátis, por exemplo.

Como oferecer frete grátis na Black Friday?

Essa estratégia é muito atrativa para os clientes e, para ter sucesso nela, é preciso ir além do frete grátis. É necessário contar com um parceiro confiável para as entregas e ficar de olho nas postagens para conseguir cumprir com os prazos oferecidos.

Com o Envio Fácil é possível melhorar toda a logística do seu negócio com vantagens para você e para seus clientes. Com esse serviço, a economia no frete permite uma maior margem para descontos na Black Friday.

Avalie o impacto econômico do frete grátis na sua empresa. Pense em trabalhar com um valor mínimo para zerar o transporte. Não se esqueça que, mesmo com essa vantagem, você terá que avaliar os preços e ofertas com bastante cuidado.

Veja quatro dicas para oferecer frete grátis na Black Friday!

1. Estabeleça um valor mínimo para o frete gratuito

Determinar um preço base para dar o frete grátis na Black Friday é uma forma de oferecer o benefício sem prejudicar o faturamento. Afinal de contas, não é possível considerar o frete sem custo, ou você paga ou o cliente paga.

Não seria justo você pagar um frete de compras de valor muito baixo, por isso, a ideia é colocar um limite. Se o cliente não atingir o valor mínimo de gastos, ele terá que pagar o frete ou adicionar produtos até chegar nesse valor.

Trabalhando assim, você protege o seu faturamento, não fica no prejuízo e ainda desperta o interesse dos clientes em gastar mais.

2. Agregue o valor do frete no preço do produto

O custo do frete precisará ser pago de qualquer forma. Seja pelo cliente ou por você. Porém, é possível passar esse valor para o cliente, sem prejudicar a percepção dele. Basta incluir o transporte no valor de custo do produto e oferecer o frete grátis.

Para não parecer golpe em tempos de Black Friday, comece a trabalhar dessa forma o quanto antes, assim, seu cliente não será pego de surpresa e não irá gerar desconfiança.

3. Coloque avisos sobre o frete no checkout da sua loja virtual

Vale a pena reforçar o frete grátis na hora do checkout. Isso contribui para que seu cliente sinta-se valorizado (afinal, a empresa evitou que ele tenha um gasto que ele não considera útil) e, ao mesmo tempo, ajuda a aumentar o ticket médio.

Quer melhorar o checkout da sua loja virtual e deixá-lo mais simples e transparente? Então, conheça aqui o Checkout PagSeguro!

4. Frete grátis e exclusividade para fidelizar clientes

Oferecer frete grátis como um serviço exclusivo para quem já é cliente, ou para  seu público fiel, é uma estratégia de vendas 2 em 1:

  1. Garantir boas vendas: já que é um público que você sabe que tem interesse no que você oferta;
  2. Fidelizar: estreitando ainda mais os laços com esse público.

Mas, caso você esteja pensando que essa promoção não é interessante para seu público-alvo, fique tranquilo, nós temos uma saída: ofereça o frete com desconto para quem não é um cliente regular.

Vale a pena estudar uma porcentagem de desconto para os clientes comuns e estabelecer o frete grátis só para aqueles que você tem (quase) certeza que irão gastar na Black Friday.

Como atrair clientes nessa data tão importante?

Já deu para perceber que as vendas na Black Friday são importantes para o seu negócio. E agora que você já tem as informações necessárias para decidir entre desconto e frete grátis na Black Friday, pode trabalhar outras técnicas para atrair clientes.

É hora de analisar o estoque e deixá-lo preparado para o aumento nesta data. Selecione seus principais produtos para serem utilizados como isca para o cliente acessar a loja.

Além disso, pense em oferecer vantagens que vão além dos descontos. A confiabilidade, segurança e logística fazem parte do interesse dos clientes. Um bom atendimento durante e após a compra gera uma experiência positiva, abrindo portas para um retorno.

Como vender mais na Black Friday?

Atrair os clientes para a sua loja é o primeiro passo. Para que as vendas aumentem, é preciso gerar interesse e oferecer mais do que descontos e frete grátis. A experiência de compra começa quando seu site é identificado como seguro.

Além disso, a jornada do usuário até o momento do checkout precisa ser simples, direta e confiável. E não perca clientes, invista em pop-ups de saída e remarketing na loja virtual.

Prepare a loja virtual para vender mais na Black Friday e facilite a experiência do usuário. Com o PagVendas você tem links de pagamento, maquininhas que aceitam diversas bandeiras e muito mais!

Um aplicativo tudo em um capaz de agilizar tarefas como:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

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