Resumo do texto
- Veja como o provador virtual funciona;
- Conheça as vantagens de ter essa ferramenta na sua loja online;
- Descubra o que é preciso para montar o seu próprio provador virtual.
Você já imaginou a dificuldade dos seus clientes em ter que comprar uma roupa numa loja online sem ter certeza se a roupa terá o tamanho certo? Para não perder vendas por causa disso, você pode contar com o provador virtual.
Implementar esse recurso no e-commerce pode ser o diferencial para atrair mais usuários, afinal, muita gente desiste de comprar online com medo do item ser enviado nas medidas incorretas. As pesquisas comprovam isso, você vai ver!
Descubra como o provador de roupas e calçados virtual pode impulsionar as vendas da sua loja online e fazer você se diferenciar da concorrência.
O que é um provador virtual?
O provador virtual é uma ferramenta que usa a tecnologia para criar uma representação virtual do cliente e sugerir o tamanho de roupa ideal.
Em outras palavras, é como se o computador calculasse qual tamanho o usuário deve escolher com base nas medidas do próprio corpo.
Ele permite que sejam tomadas decisões com informações precisas, reduzindo assim, a chance de devoluções e trocas devido ao tamanho do que for escolhido.
Como funciona um provador virtual na prática?
O cliente fornece suas medidas, como altura, peso, formato do corpo e a ferramenta utiliza as informações para sugerir o tamanho de roupa ou calçado ideal. São várias tecnologias que viabilizam esse processo. Conheça algumas delas:
Uso de realidade aumentada
A realidade aumentada em provadores virtuais sobrepõe digitalmente a roupa ou o calçado no corpo do usuário. Tudo acontece através de um aplicativo, mostrando como a peça ficaria.
Um exemplo de uso dessa tecnologia é o aplicativo da Nike. Com a ajuda da câmera do celular, o app coloca o tênis escolhido diretamente no pé do cliente, oferecendo uma ideia precisa de como ele se encaixaria.
Aplicação de algoritmos
Nesse caso, o cliente fornece as medidas e o algoritmo cria um modelo virtual do seu corpo. A partir disso, o sistema recomenda o tamanho mais apropriado, tornando a escolha mais fácil e, principalmente, assertiva.
Personalização do item desejado
Nesse tipo de plataforma, o cliente tem a liberdade de personalizar o item de acordo com suas preferências. Pode ajustar elementos como cor, padrão e tamanho, permitindo uma experiência de customização completa.
Através de recursos interativos, é possível conferir em tempo real como cada alteração afeta o visual da peça, garantindo que as expectativas sejam atendidas.
6 benefícios de um provador virtual para o e-commerce
Conheça as vantagens de incluir um provador virtual em seu e-commerce.
1. Aprimoramento do CX
A experiência do cliente (CX) é melhorada no momento em que ele pode escolher as peças com maior nível de certeza sobre o que cairá bem no seu corpo. O processo de compra torna-se certeiro, o risco de incertezas diminui e a chance de trocas também.
2. Aumento de conversões
Como dissemos, os números mostram que as pessoas deixam de comprar por temerem gastar dinheiro com um erro. Segundo uma pesquisa, 37% dos usuários desistem de adquirir algum produto! Ter um provador virtual é um caminho que ajuda a eliminar essas incertezas e impulsionar as vendas.
3. Redução de trocas
Seguindo o ponto anterior, ao diminuir a incerteza do usuário que está querendo aquele item, o provador virtual também reduz as trocas. Isso porque, ao comprar, o cliente não está imaginando qual seria o tamanho ideal, mas sim, escolhendo o que mais se encaixa no próprio corpo.
4. Fidelização de clientes
Se nas outras lojas, ele sempre vai ficar em dúvida sobre o tamanho da peça, mas na sua tem um provador que traz mais certeza, qual ele irá escolher no futuro? A chance de recompra e fidelização aumenta, já que o cliente encontra um diferencial que impacta diretamente na experiência que ele tem.
5. Redução de custos
Com um provador virtual eficiente, há redução nas trocas e devoluções de produtos. Isso resulta em uma economia nos custos de envio, processamento associados às devoluções, valor das embalagens extras e redução no tempo de atendimento investido naquele usuário.
6. Aumento do Ticket Médio
Com maior segurança e confiança, sua loja ficará mais visada. Até porque, ali, terão maior certeza de que os itens irão chegar no tamanho certo. Com isso, há maiores gastos e impulsionamento do valor médio das compras.
Como o provador virtual potencializa a coleta de dados?
Ao solicitar que os clientes forneçam suas medidas e preferências durante o processo de utilização do provador virtual, as lojas virtuais obtém informações valiosas sobre as características e preferências dos consumidores.
E como isso te ajuda na prática? Você pode enviar recomendações mais alinhadas ao perfil do usuário e criar produtos que se encaixem nas necessidades e particularidades de cada um.
Essas informações são vitais para entender o comportamento dos compradores, suas preferências de estilo e tendências de consumo, permitindo uma análise aprofundada e embasada para tomadas de decisões estratégicas.
Saiba o que é necessário para montar seu próprio provador virtual
Existem várias formas de oferecer um provador – desde ferramentas gratuitas até versões pagas que seguem modelo de pagamento mensal.
É interessante buscar empresas com propostas e entregas comprometidas com o momento da sua loja virtual. Para fazer isso, pense em questões como:
- Quanto você pode investir na ferramenta?
- Que tipo de provador virtual você deseja ter no site?
- Serão necessários recursos extras, como tabela interativa de medidas ou relatórios dos produtos?
- Como será a usabilidade do cliente ao usar determinada ferramenta? Precisa de um aplicativo separado? Funciona na internet móvel?
Exemplos de provadores virtuais para você se inspirar
E-commerces de moda de diferentes segmentos têm investido no provador virtual. Veja alguns exemplos:
Renner
No site da Renner os usuários podem informar suas medidas e receber uma recomendação do tamanho ideal da peça.
Chilli Beans
A marca brasileira de óculos criou sua própria versão de provador em 2020. Os consumidores podem experimentar os óculos por meio da realidade aumentada.
Farfetch
No aplicativo da Farfetch é possível experimentar peças usando a realidade aumentada.
Acelere o desenvolvimento do seu negócio com o PagBank!
O provador virtual é uma das ferramentas que pode ajudar a destacar seu negócio e te dar uma vantagem competitiva, mas não é a única!
Facilitar o momento do pagamento também influencia na experiência e atrai consumidores. Usando o Link de Pagamento PagBank, é possível simplificar a jornada de compra e aumentar a segurança para você e para os clientes. Além de ser fácil de usar, você também tem acesso a benefícios como:
- Possibilidade de compartilhar link facilmente em redes sociais, WhatsApp, e-mail, SMS ou no seu site;
- Criar links ilimitados com apenas alguns cliques;
- Segurança e infraestrutura do PagBank para proteger suas transações;
- Proteção completa, desde o envio do link até o recebimento do valor;
- Contar com o Envio Fácil para enviar produtos com desconto.