Conheça os tipos de e-commerce e veja como escolher o ideal para seu negócio

Resumo do texto

  • Entenda o que é e-commerce;
  • Conheça os tipo de e-commerce para atuar;
  • Veja quais são os tipos de comércio eletrônico por canal de venda.

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Se o comércio eletrônico é a sua escolha para empreender, você precisa conhecer os tipos de e-commerce. Existem diferentes formatos para quem quer abrir um negócio na internet.

Entender o que é e-commerce, suas possibilidades e como ele pode ser utilizado, te dará segurança para tomar decisões assertivas e começar um novo negócio rumo ao sucesso.

Por isso, confira quais caminhos podem ser seguidos por você, empreendedor de e-commerce no Brasil.

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Relembrando: o que é e-commerce mesmo?

E-commerce, em tradução literal, significa comércio eletrônico. Na prática, isso significa que as transações são feitas online. Ou seja, compra e venda acontecem em ambiente digital.

Por ser totalmente ambientado na internet, trabalhar com e-commerce possui algumas diferenças, como o atendimento ao cliente e o pagamento, que são intermediadas por plataformas específicas.

Mas, nem todo negócio digital é igual. Existem diferentes tipos de comércio eletrônico para você investir e atuar. 

Conheça os principais tipos de e-commerce

Do atacado ao varejo, do contato direto com o cliente à venda para outras empresas, os tipos de e-commerce aumentam e se desenvolvem para dar conta das demandas que surgem no mercado.

Alguns dos principais tipos encontrados são:

B2C (Business to Consumer)

Negócios B2C são aqueles em que as empresas fazem transações diretamente com os consumidores. Esse é o formato que estamos mais acostumados.

De forma geral, nesse tipo de e-commerce são as lojas virtuais que vendem produtos ou serviços para o cliente final. Dentro desta categoria, você ainda pode fazer outras classificações, como:

  • Varejo;
  • Venda de conteúdo (jogos, filmes e notícias);
  • Comércio de serviços (negócios por assinatura, cursos, software).

B2B (Business to Business)

Diferente do primeiro caso, o B2B são os negócios que lidam diretamente com outros negócios. Esse tipo de comércio eletrônico costuma trabalhar com a venda de grandes quantidades e com ticket médio mais alto.

Alguns exemplos de e-commerce B2B são revendedoras que entregam para outras lojas e importadoras que fazem transações online com outras empresas.

Se você é um empreendedor, provavelmente, vai passar por este tipo de negociação!

C2C (Consumer to Consumer)

Neste caso, a transação é feita entre pessoas físicas. Sites como Enjoei e Elo7 são bons exemplos.

Uma das características do comércio eletrônico C2C é que ele representa uma oportunidade de renda extra para todo mundo. 

De tão importante e significativo, acabou ganhando espaço em grandes marketplaces. Atualmente, qualquer pessoa pode se inscrever na Amazon para realizar vendas.

C2B (Consumer to Business)

Pessoa física que vende para empresa não é um tipo de e-commerce muito comum, mas também existe. 

Em alguns casos, os profissionais produzem materiais que podem ser comprados por empresas, como fotógrafos que vendem imagens no Shutterstock.

B2G (Business to Government)

Os negócios B2G são aqueles em que empresas comercializam diretamente com instâncias governamentais. As vendas podem ser feitas por contratos ou licitações, conforme cada caso.

C2G (Consumer to Government)

Nos negócios C2G, uma pessoa física negocia com a administração pública. Contudo, esse tipo de e-commerce depende de ações do governo que incentivem os cidadãos a enviarem sugestões para melhorias de determinados problemas.

Quais são as modalidades de e-commerce de acordo com o canal de vendas?

Além dos tipos de e-commerce apresentados, há outra classificação. Neste caso, eles variam de acordo com o canal de vendas, ou seja, por onde o produto é comercializado. Veja quais são:

M-commerce

A troca do E pelo M no início do termo significa a mudança de eletrônico para mobile. Ou seja, o Mobile Commerce é aquele que vende produtos e serviços por aplicativos instalados no celular.

Um bom exemplo são os apps de delivery ou de transporte. Todas as transações são feitas pelo aplicativo.

S-commerce

Esse você já conhece, mas não sabia que tinha esse nome. O Social commerce é o comércio que acontece dentro das redes sociais.

As lojas virtuais no Instagram e no Facebook são exemplos desse canal de venda utilizado por quem tem e-commerce.

Live commerce

O canal de venda ganhou destaque durante as lives da pandemia, mas até hoje fazem sucesso. O objetivo é usar a transmissão ao vivo para vender produtos e serviços. 

O live commerce aposta nos gatilhos mentais e na interação com o público em tempo real.

T- Commerce

O T-commerce tem como principal característica unir a televisão (daí, o T) com o comércio eletrônico. 

Essa modalidade, pouco explorada no Brasil, se caracteriza por utilizar os recursos da própria TV para oferecer opções para compra de itens que aparecem na tela. Aqui, o telespectador consegue adquirir um determinado produto sem precisar de um celular ou computador, por exemplo.

Como escolher o melhor tipo de e-commerce?

A resposta para essa pergunta é: depende. A escolha do melhor tipo de e-commerce varia conforme as necessidades e possibilidades do seu negócio.

Por exemplo, se o seu nicho de atuação é a confecção de bottons, mas sua capacidade de produção é pequena, não vale a pena atuar no B2B. É melhor começar como C2C e, aos poucos, crescer.

Portanto, antes de escolher qual modelo de negócio seu e-commerce ou loja virtual terá, avalie alguns pontos importantes, como:

  • Tempo disponível para dedicação;
  • Capacidade quantitativa de entrega;
  • Logística de frete e envio;
  • Investimento inicial;
  • Plataforma usada para venda.

O principal é fazer um plano de negócios antes de começar a vender! Assim, você consegue mapear todas as variáveis importantes e investir naquilo que, realmente, vale a pena!

Confira dicas para ganhar dinheiro com e-commerce

Começar um negócio virtual, seja qual for o modelo escolhido, é um desafio. Mas, você pode alcançar o sucesso e ganhar dinheiro com o comércio eletrônico.

Para te ajudar a planejar o caminho, confira essas dicas que separamos para você:

  • Estude o mercado em que você pretende atuar;
  • Conheça seus concorrentes detalhadamente;
  • Invista em produtos de qualidade;
  • Não esqueça do planejamento de marketing;
  • Tenha metas e objetivos a alcançar;
  • Faça avaliações periódicas dos números e, caso necessário, recalcule a rota!

É claro que essas são apenas algumas dicas para te ajudar a chegar mais longe. Mas, além delas, tem uma coisa que pode fazer toda diferença: a segurança na hora da venda!

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