Resumo do texto
- Saiba qual é o processo para receber a Restituição do IR na sua conta PagBank;
- Entenda o que é a Restituição do Imposto de Renda.
Se você realizou a Declaração na Receita Federal e acabou pagando mais do que deveria, possivelmente, você tem direito a receber a Restituição do Imposto de Renda, mas, agora, de maneira mais fácil e rápida pela conta PagBank.
No app PagBank, a sua restituição rende mais que a poupança. Quer saber como? Acompanhe o passo a passo!
Restituição do Imposto de Renda: receba na sua conta PagBank!
Ao declarar o Imposto de Renda, você pode adicionar uma conta para receber a restituição, caso tenha direito. Para isso, fique atento aos dados a serem preenchidos:
Via TED ou DOC:
- Antes de enviar a declaração, é necessário conferir no campo “Imposto a Restituir”, no fim da tela, se há quantia prevista para restituição;
- Em caso positivo, deverá selecionar a opção de maior valor no campo “Deduções Legais” ou “Imposto Simplificado” e clique em “Entregar Declaração”;
- No campo “Tipo de Conta”, deverá ser selecionada a opção “Conta Pagamento”;
- No campo “Banco” o cliente deve cadastrar ‘banco 290 – PagBank Internet S.A´ e em “Conta”, informar os dados de sua conta PagBank, e pronto.
Via Pix:
- Para receber o IR via Pix é necessário que o cliente tenha cadastrado o CPF como chave Pix da Conta PagBank. Caso ainda não tenha feito isso, clique em “Pix/QR Code”, em “Gerenciar chaves” e em “Cadastrar nova chave”. Depois, selecione o CPF como chave que deseja cadastrar e confirme em “Cadastrar Chave”. As chaves serão validadas pelo Banco Central em até um dia útil.
- Confira no campo “Imposto a Restituir”, no fim da tela, se há quantia prevista para restituição;
- Em caso positivo, selecione a opção de maior valor no campo “Deduções Legais” ou “Imposto Simplificado” e clique em “Entregar Declaração”;
- No campo “Tipo de Conta”, selecione a opção “Pix”;
- Para restituição via Pix, a chave utilizada será o CPF do titular da declaração. Ao digitá-lo, o sistema automaticamente fará a associação do seu CPF à sua chave Pix, e pronto!
Atenção: o contribuinte que optar por receber a Restituição do IR via PIX será incluído no primeiro lote da restituição. No entanto, ele deve informar uma chave PIX com CPF para receber o valor.
Quando serão pagas as Restituições do IR 2023?
A restituição do Imposto de Renda em 2023 será dividida em 5 datas e terá o início do pagamento no mês de maio:
Lote de pagamento | Data |
1º lote | 31 de maio |
2º lote | 30 de junho |
3º lote | 31 de julho |
4º lote | 31 de agosto |
5º lote | 29 de setembro |
Como funciona a restituição do Imposto de Renda?
A lógica da restituição é simples:
- Você faz a sua declaração com todas as informações pedidas pela Receita Federal;
- A Receita avalia sua declaração e faz um cálculo para saber se você já não pagou os valores devidos em IR durante o ano, em forma de imposto retido na fonte (isso acontece no seu salário, por exemplo);
- Se você pagou mais do que deveria o valor voltará para sua conta;
- A devolução é feita em lotes e as datas de pagamento podem ser conferidas mais acima nesse texto;
- Você pode escolher a conta PagBank no ato da Declaração e receber o valor da restituição. É fácil e sem custo adicional.
Precisa de dicas sobre como realizar a Declaração do Imposto de Renda? Clique aqui e saiba tudo!
Receba sua Restituição de Imposto de Renda no PagBank e aproveite as vantagens!
Recebeu sua restituição do IR e não sabe o que fazer com esse dinheiro? O PagBank tem a solução para você!
O PagBank tem diversas opções de CDBs para você investir e começar a diversificar seu dinheiro. Vale lembrar que com aplicações a partir de R$300, você garante uma oferta de cartão de crédito. Entenda mais sobre, acessando nosso conteúdo!