Resumo do texto
- Saiba como funcionam as vendas fiadas;
- Veja quais são as vantagens e desvantagens delas;
- Descubra como organizar suas vendas fiadas para não sair no prejuízo.
Vender fiado é algo cultural aqui no Brasil. É verdade que esse hábito caiu um pouco nas cidades grandes, mas basta uma visita em alguma cidade pequena para se deparar com a famosa caderneta de fiado ao lado do caixa em diversos estabelecimentos.
A venda fiada é feita com base na confiança do vendedor no cliente, algo que demonstra que mesmo negócios pequenos e que nunca pensaram em fidelização já fazem algum esforço nessa missão. Mas acontece que é preciso um pouco de estratégia para oferecer esse tipo de venda.
Sem controle, você pode perder muito dinheiro, esquecer de cobrar os clientes e se apertar financeiramente, por isso, separamos algumas dicas para você vender fiado sem causar nenhum atrito nas suas contas e nem na relação com seus clientes.
O que é vender fiado?
Se você não sabe o que é vender fiado, nós temos uma definição simples: a venda fiada é aquela na qual o seu cliente pega o produto agora, mas paga depois. É uma venda baseada na confiança e que pode ser prejudicial para o vendedor se não houver controle ou se os clientes não honrarem os pagamentos.
Por que vender fiado?
A venda fiada traz vantagens para o cliente na hora em que ele precisa escolher onde fazer suas compras. Veja quais são essas vantagens:
Facilidade para comprar
Comprar agora e pagar depois é umas das melhores coisas para os clientes. Eles conseguem os produtos desejados agora, mas podem se organizar para pagar em um momento melhor e sem pagar juros.
Diferencial competitivo
A facilidade do fiado atrai clientes para o seu negócio, já que eles encontram ali algo que nem todo concorrente oferece, portanto, crescem as chances de você atrair pessoas, desviando a atenção da concorrência para o seu negócio.
Fidelização
A venda fiada pede relacionamento, e o vendedor deve priorizar esse tipo de venda para os clientes fiéis. Quando os consumidores descobrem que as vendas no fiado são uma exclusividade de quem é cliente assíduo, é provável que clientes interessados em comprar fiado comecem um processo de aproximação com seu negócio.
Receita a longo prazo
O comerciante que pratica fiado tem chances de atrair mais clientes. Mais clientes significa mais dinheiro entrando no seu caixa, porém, não agora (já que a venda é fiada). Mas uma hora ou outra esse dinheiro vem, portanto, vender fiado potencializa suas chances de faturar mais, mesmo que a longo prazo. E hoje em dia, você ainda tem a vantagem de oferecer ao seu cliente o pagamento do valor em cartão de crédito, débito ou Pix, facilitando o recebimento dos valores.
O outro lado do fiado
Mas nem tudo são flores no mundo das vendas fiadas. É preciso pensar nas desvantagens também.
Desequilíbrio no caixa
Você vende, diminui seu estoque e dá vazão aos produtos, mas o dinheiro não entra na mesma proporção e velocidade, portanto, seu caixa fica desequilibrado, algo que pode comprometer alguns dos seus compromissos financeiros, como pagamentos de contas, salários e fornecedores.
Necessidade de cobrança
Vender fiado exige confiança e honestidade, por isso, é preciso analisar que existe um risco de inadimplência, que vai exigir de você algumas atitudes, como cobrar o cliente. Essa cobrança não precisa ser agressiva e gerar um atrito, mas não deixa de ser uma tarefa desagradável.
Calote
O risco de calote é bem maior do que quem recebe na hora. Isso vai gerar prejuízos e um problema de relacionamento desagradável entre você e o cliente inadimplente.
Resumindo: aposte no equilíbrio a partir da confiança!
O que você precisa entender após ver as vantagens e desvantagens de vender fiado é que essa prática exige equilíbrio. Se você quer fazer vendas nesse formato, é preciso definir quem merece esse voto de confiança, e isso é algo que só será captado conforme você se relaciona com seus clientes.
Por mais que você possa oferecer fiado para todo mundo como forma de atrair mais pessoas, nunca se esqueça que não é possível dar tanta confiança para pessoas que você ainda não conhece direito.
Como vender fiado e receber pelas vendas
Vender fiado só dá certo se você receber, correto? Caso contrário seu negócio vai entrar em uma espiral de prejuízos sem fim e que pode acabar com suas economias. Se você vai vender fiado, é preciso ter estratégia.
Veja algumas dicas para que suas vendas fiadas não se transformem em casos de inadimplência:
Faça uma seleção dos clientes
Não dá para vender fiado para todos. A relação é com base em confiança, portanto, analise sua carteira de clientes e veja quais são aqueles consumidores fiéis que merecem o direito de comprar a prazo no seu negócio.
Mas saiba que nem todo cliente que já se tornou um velho conhecido é um bom pagador. Às vezes eles podem ter dificuldades para pagar e deixar você a ver navios.
Cadastre os clientes que podem comprar fiado
Para começar a vender fiado de forma organizada, a primeira coisa a se fazer é organizar um cadastro dos clientes que terão esse direito.
É uma troca justa: os dados para controle em troca de uma exclusividade muito vantajosa, portanto, é pouco provável que seus clientes se incomodem com a sua intenção de ter alguns dados deles.
Para deixar o cadastro bem completo é preciso captar, pelo menos, RG, CPF, nome completo, telefone e e-mail para contato e endereço.
Limite o crédito
Ter o direito de comprar fiado não significa que seu cliente pode esvaziar seu estoque e pagar quando puder, o ideal é determinar um limite de crédito para eles. Você pode adotar um teto comum para todos ou então analisar caso a caso.
Coloque prazos para pagamento
O cliente quer comprar fiado? Ok, você pode conceder essa facilidade, mas com um limite para receber. Estabeleça um prazo e deixe essa data de pagamento bem clara para todos os clientes que compram fiado.
Mantenha contato
Se você vai ter um prazo para pagamento, você não pode exigir que seu cliente se lembre desse compromisso. O interesse de receber é seu, portanto, crie uma rotina de contato com os clientes para informá-los que o prazo para pagamento está chegando ao fim.
O contato também vai ser útil em momentos mais difíceis, especialmente quando for preciso e renegociar os prazos de pagamento com algum cliente do seu caderno de fiado.
Para compras mais caras, pense em adotar a cobrança de sinal
O sinal é uma forma de garantir parte do dinheiro das vendas fiadas antes do pagamento total, como se fosse uma forma de garantia de pagamento dada pelo cliente. Mas saiba que o sinal não garante o pagamento do restante. Você terá que cobrar seus clientes do mesmo jeito.
Use a tecnologia
Por falar em caderneta de fiado, saiba que você pode trocar esse hábito por algo bem mais moderno e prático? Com o PagVendas é possível! Ele é um aplicativo com sistema tudo em um desenvolvido para facilitar o gerenciamento dos pequenos negócios.
Além de permitir controlar em tempo real a sua frente de caixa, estoque, registrar o contato dos seus clientes e emitir relatórios de desempenho, o PagVendas possui uma ferramenta exclusiva para controle de vendas fiadas. Com esse recurso, você dá adeus ao papel e caneta e conta com a ajuda da tecnologia para manter o controle dessas e de todas as suas vendas.
Venda fiado com segurança e praticidade
Conte com o PagVendas para gerir suas vendas fiadas!
Ele é um sistema tudo em um que reúne diversas funcionalidades que facilitam a gestão do seu negócio de forma completa, como emitir relatórios de vendas para você analisar seus resultados e dá até para montar uma Loja Online com ele.
Em relação às vendas fiadas, o PagVendas te ajuda a:
- Consultar todas vendas fiadas onde quiser e em tempo real;
- Registrar todos os contatos da sua lista de clientes que podem comprar fiado;
- Analisar prazos de pagamento;
O PagVendas já está instalado na maquininha Moderninha Smart, mas quem tem outros modelos de maquininhas também pode usar o aplicativo, basta baixar ou acessá-lo pelo navegador do seu PC.
Além disso, o PagVendas apresenta várias funcionalidades para tornar o seu dia a dia mais fácil, entre elas:
- Agendador PagVendas: permite o agendar os horários de atendimento dos seus clientes;
- Simulador: é possível saber o quanto vai receber por cada venda em crédito ou débito útil para qualquer tipo de venda.
Veja como é fácil fazer o controle das vendas fiadas no vídeo abaixo: