O que é a malha fina do Imposto de Renda e como saber se você caiu nela?

Resumo do texto

  • Descubra o que é a malha fina do Imposto de Renda;
  • Como posso saber se caí na malha fina?
  • Veja o que fazer para sair da malha fina.

Receba sua restituição no app PagBank!

 

O Imposto de Renda costuma tirar o sono de muitos brasileiros, especialmente quando vem acompanhado da malha fina. Descubra o que é malha fina e como ficar longe dela com esse texto.  

Artigos que podem ser do seu interesse:

O que é a malha fina do Imposto de Renda?

Cair na malha fina da Receita Federal significa que a sua declaração do Imposto de Renda apresentou algum problema. O erro pode ser um dado preenchido incorretamente, algum rendimento incompatível ou, até mesmo, uma suspeita de fraude em análise.

Como saber se caiu na malha fina?

Muitas pessoas só descobrem que caíram na malha fina depois que percebem que não receberam a restituição a que tinham direito.

Para você ficar mais tranquilo, pode verificar a situação da declaração no site da Receita Federal. Veja o passo a passo:

  1. Entre no site do e-CAC;
  2. Faça o login com os dados necessários;
  3. Clique em “Meu Imposto de Renda (extrato DIRPF)”;
  4. Na aba “Processamento”, vá em “Pendências de Malha”.

Com esse passo a passo, é possível confirmar se a sua declaração caiu na malha fina e por qual motivo isso aconteceu. Saiba como gerar o código de acesso e-CAC para acessar o sistema de receita federal.

Caí na malha fina, e agora?

Como dito, cair na malha fina significa que existe algum erro em sua declaração do Imposto de Renda. Caso seja apenas um erro de preenchimento ou algum dado esquecido,  o problema pode ser resolvido através de uma declaração retificadora de IR, que é feita no próprio programa que faz a declaração.

É possível cair na malha fina sem motivos. Nesse caso, aguarde a Receita Federal fazer a notificação oficial e, então, apresente os documentos que mostrem que você está certo.

Caso o contribuinte não faça nada após cair na malha fina e ser notificado, a multa é de 75% em cima do valor do imposto, além de ter seu nome colocado no Cadin, o cadastro de pessoas que têm dívidas com órgãos federais.

Quanto tempo demora para sair da malha fina?

Não existe uma única resposta para essa pergunta. Esse tempo vai depender da quantidade de demandas da Receita Federal e, também, do problema identificado, já que a revisão é feita manualmente.

Restituição do Imposto de Renda: receba na sua conta PagBank!

Ao declarar o Imposto de Renda, você pode adicionar uma conta para receber a restituição, caso tenha direito. Para isso, fique atento aos dados a serem preenchidos:

Via Pix:

  1. Para receber o IR via Pix é necessário que o cliente tenha cadastrado o CPF como chave Pix da Conta PagBank. Caso ainda não tenha feito isso, clique em “Pix/QR Code”, em “Gerenciar chaves” e em “Cadastrar nova chave”. Depois, selecione o CPF como chave que deseja cadastrar e confirme em “Cadastrar Chave”. As chaves serão validadas pelo Banco Central em até um dia útil.
  2. Confira no campo “Imposto a Restituir”, no fim da tela, se há quantia prevista para restituição;
  3. Em caso positivo, selecione a opção de maior valor no campo “Deduções Legais” ou “Imposto Simplificado” e clique em “Entregar Declaração”;
  4. No campo “Tipo de Conta”, selecione a opção “Pix”;
  5. Para restituição via Pix, a chave utilizada será o CPF do titular da declaração. Ao digitá-lo, o sistema automaticamente fará a associação do seu CPF à sua chave Pix, e pronto!

Atenção: o contribuinte que optar por receber a Restituição do IR via PIX será incluído no primeiro lote da restituição. No entanto, ele deve informar uma chave PIX com CPF para receber o valor.

Quando serão pagas as Restituições do IR 2024?

A restituição do Imposto de Renda em 2024 será dividida em 5 datas e terá o início do pagamento no mês de maio:

Deslize para mais informações
Lote de pagamento Data
1º lote 31 de maio
2º lote 28 de junho
3º lote 31 de julho
4º lote 30 de agosto
5º lote 30 de setembro

Baixe o app e traga sua restituição para o PagBank!