Entenda o que é a Subscrição de FIIs e como ela funciona

Resumo do texto

  • O que é subscrição de FIIs e como funciona?
  • Confira quais são as vantagens para o investidor; 
  • Saiba quem tem direito à subscrição de Fundos Imobiliários.

 

Quando um fundo imobiliário é criado, ele faz a emissão primária das cotas para captar recursos. Ou seja, o fundo é dividido em “fatias” (cotas) para que os investidores possam comprar elas.

Depois disso, o fundo pode escolher emitir novas cotas, e é aí que entra a subscrição. 

Entender esse termo é muito importante para quem investe em fundos imobiliários, por isso, neste post vamos explicar o que é subscrição de FIIs, como funciona a negociação e quais são as vantagens.

Boa leitura! 

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

Subscrição de FII

O que é subscrição de FIIs e como ela funciona?

Para contextualizar: Fundos imobiliários, também chamados de FIIs, são um tipo de aplicação em renda variável feita diretamente na Bolsa de Valores. Eles reúnem dinheiro vindo de diversos investidores (cotistas) e são gerenciados por profissionais que escolhem quais aplicações serão feitas com o valor das cotas.

A maioria tem como objetivo juntar dinheiro para comprar ou construir imóveis, que depois serão alugados ou vendidos, gerando um retorno que será distribuído aos cotistas, como se fosse um aluguel.

Já a subscrição de FIIs significa a emissão de novas cotas de um Fundo Imobiliário.

Quando um fundo decide emitir mais cotas, os investidores que já aplicam nele têm o direito de adquirir novas cotas. O direito à subscrição de FIIs é como se fosse uma preferência de compra.

Por exemplo: imagine que você mora de aluguel em um apartamento e o proprietário decide colocar o imóvel para vender. Na teoria, você deve ser o primeiro a ser informado sobre a venda.

Na subscrição de fundos imobiliários a ideia é a mesma. Se a gestão do fundo decidir emitir novas cotas, os investidores atuais têm prioridade na compra e precisam ser informados sobre:

  • Data em que a gestão optou por emitir novas cotas;
  • Prazo final de compra dessas novas cotas;
  • O percentual que cada cotista terá o direito de adquirir;
  • Preço das novas cotas;
  • Prazo para exercer o direito de compra.

Geralmente, o motivo para um fundo emitir mais cotas é para captar recursos e comprar um novo ativo imobiliário, como um prédio comercial ou um shopping.

Atenção: é importante ressaltar que o investidor não é obrigado a adquirir novas cotas caso o fundo decida fazer subscrição.

Conheça as principais vantagens da Subscrição de FIIs

Agora que você aprendeu o que é a subscrição de FIIs, veja quais são os benefícios de exercer o direito de subscrição.

A principal vantagem é o preço diferenciado das cotas. Geralmente, o valor das cotas para investidores que têm direito de subscrição são mais baixos se comparado com os praticados no mercado.

Também dá para ter mais lucros vendendo essas novas cotas. O investidor compra as cotas de subscrição e depois negocia elas na Bolsa de Valores por um preço mais alto.

Além disso, com mais cotas na carteira, é possível receber mais dividendos e aumentar os lucros.

Veja quem tem direito a subscrição de Fundos Imobiliários

Todo investidor de FIIs tem direito à subscrição. No entanto, a quantidade de cotas que cada um pode adquirir depende da distribuição que é definida pela gestão.

Geralmente, essa distribuição é menor que um. Então, se o fundo imobiliário definir que a distribuição é 0,5, a cada duas cotas, o investidor terá um direito de subscrição. 

Entenda como negociar o direito de subscrição

Se você tem direito de subscrição, mas não quer comprar as novas cotas no momento, dá para negociá-las diretamente no mercado secundário. No entanto, é preciso que o fundo autorize esse processo. 

Se for possível fazer a venda, ela é feita pelo Home Broker do investidor, onde aparece a opção de compra das novas cotas do FII. O código do ativo aparece com o final 12. 

É importante saber que se o investidor não comprar ou nem vender esse direito de subscrição na Bolsa de Valores, ele deixa de existir depois da data de vencimento estipulada pelo FII.

Imposto de Renda: confira como declarar a subscrição de Fundos Imobiliários

Na hora de declarar seus investimentos no Imposto de Renda, a subscrição de Fundos Imobiliários precisa ser feita separadamente. 

Então, se no ano anterior à declaração você adquiriu alguma subscrição, isso precisa ser informado na ficha “Bens e Direitos”, de acordo com o código “99 – Outros Bens e Direitos”.

Saiba como declarar seus investimento no IR!

Invista em Fundos Imobiliários no PagBank com poucos cliques

Agora que você entendeu o que é subscrição de FIIs, que tal diversificar sua carteira com essa aplicação? 

Para te ajudar, o PagBank tem um presentão: quatro operações grátis por mês, ou seja, será possível realizar quatro compras ou vendas de ações com taxa de corretagem zero mensalmente. Assim, só é necessário pagar a taxa da B3.

Feitas essas quatro operações gratuitas, as taxas do Home Broker do PagBank serão as seguintes:

  • R$ 2,99 na modalidade swing trade: aqui você faz a compra de uma ação na B3 e vende em questão de dias, semanas ou meses;
  • R$ 1,99 na modalidade day trade: nesta categoria o ativo é comprado e liquidado no mesmo dia.

Para começar é muito simples, basta seguir os passos a seguir:

  1. no Menu Principal, acesse a opção Produtos e Investimentos;
  2. clique em Aplicar meu Dinheiro;
  3. confira as opções de Renda Variável;
  4. aloque dinheiro (mande o dinheiro para o Home Broker)
  5. faça sua escolha e clique em Investir.
  6. pronto! A ordem de compra será feita, é só acompanhar a aplicação pelo celular.

Conheça os Fundos de Investimento disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”