Conheça os tipos de Fundos Imobiliários e saiba como escolher o ideal para você

Resumo do texto

  • Conheça os tipos de Fundos Imobiliários;
  • Veja o que levar em conta na hora da aplicação;
  • Aprenda a investir nesses fundos com o PagBank.

 

Já pensou em investir em imóveis sem precisar comprar um e ainda ter a possibilidade de receber aluguel? 

Existem diversos tipos de Fundos Imobiliários disponíveis que permitem ao investidor aplicar em segmentos desse mercado e receber uma espécie de aluguel (dividendos).

Se interessou? Então, confira no artigo o que são Fundos Imobiliários, suas vantagens e conheça os tipos disponíveis para aplicação. 

Boa leitura!

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

tipos de fii

O que são Fundos Imobiliários?

Os Fundos Imobiliários, também chamados de FIIs, são um tipo de investimento em renda variável negociado diretamente na Bolsa de Valores.

Assim como todo fundo de investimento, eles reúnem dinheiro vindo de diversos investidores (cotistas). E são gerenciados por profissionais que escolhem quais aplicações serão feitas com o valor das cotas.

Existem diversos tipos de Fundos Imobiliários, mas a maioria tem como objetivo juntar dinheiro para comprar ou construir imóveis que depois serão alugados ou vendidos, gerando um retorno que será distribuído aos membros.

Também há um outro tipo de FII que não investe em imóveis, mas sim, em outras aplicações relacionadas a esse mercado, como em LCIs e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI).

Conheça os tipos de FIIs do mercado brasileiro

Cada tipo de Fundos Imobiliários têm características diferentes. Conheça alguns:

1. Fundos de Tijolo

Os Fundos Imobiliários de tijolo são aqueles que investem em imóveis físicos, ou seja, que já estão construídos. São eles:

  • Fundos Imobiliários de Shoppings;
  • Fundos Imobiliários de Hospitais;
  • Fundos Imobiliários de Hotéis;
  • Fundos Imobiliários de Agências bancárias;
  • Fundos Imobiliários do setor Educacional;
  • Fundos Imobiliários de Lajes Corporativas;
  • Fundos Imobiliários de Galpões Logísticos.

2. Fundos de Papel

Levam esse nome os tipos de Fundos Imobiliários que aplicam o dinheiro das cotas em investimentos do mercado imobiliário. Os ativos desse tipo são:

  • Fundos de Recebíveis Imobiliários, que são fundos que aplicam suas cotas em CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários).

3. Fundos de Desenvolvimento

Nesse ativo o objetivo é captar recursos para construir um imóvel e depois alugar ou vender. Está disponível para o investidor o:

  • Fundo Imobiliário de Desenvolvimento Imobiliário.

4. Fundos Híbridos

Esses são tipos de Fundos Imobiliários que aplicam o dinheiro de suas cotas tanto em investimentos de tijolo como de papel.

5. Fundo Imobiliários de Fundos (FOF)

Nesse FII são adquiridas cotas de outros Fundos Imobiliários para compor o patrimônio. A vantagem é a diversificação entre vários tipos de ativos, assim o investidor não precisa selecionar muitos FIIs para aplicar.

Quais as vantagens dos FIIs para o investidor?

Veja os benefícios que todos os tipos de Fundos Imobiliários trazem ao investidor:

  • Facilidade em investir: basta comprar as cotas e o restante é feito pelo gestor;
  • Acessibilidade: existem FIIs com valores bem acessíveis, então, o investidor não precisa desembolsar muito para começar;
  • Renda extra: como os fundos são obrigados a partilhar os ganhos todo semestre (e muitos fazem isso mês a mês), quem investe no fundo consegue gerar uma fonte de renda extra;
  • Diversificação: boa opção para trazer diversificação para a sua carteira. E, esse é o melhor caminho, tanto para ter mais oportunidades de rendimento quanto para fugir dos prejuízos.

Descubra a importância de ter uma carteira de investimentos diversificada.

Saiba o que levar em conta ao investir em Fundos Imobiliários!

O investidor tem à disposição centenas de tipos de Fundos Imobiliários, por isso, é preciso avaliar alguns fatores como o histórico dos resultados do fundo, liquidez, taxas, tributação e, claro, o seu perfil de investidor.

Como os FIIs são investimento em renda variável, é interessante já ter sua reserva de emergência construída.

Veja a seguir algumas informações que você deve ter em mente ao escolher um fundo imobiliário.

  • Dê olho na liquidez: se isso for importante para você, fique de olho no volume de negociações por dia. Geralmente, é fácil comprar e vender esse ativo sem burocracia;
  • Verifique a performance do fundo: identifique qual foi o desempenho do fundo escolhido e avalie fatores como o histórico de rendimento. Porém, lembre-se que rentabilidade passada não garante rentabilidade futura;
  • Avalie a estratégia: veja se o FII escolhido aplica em imóveis mais consolidados ou naqueles ainda em fase de construção, que podem ser expostos a mais riscos;
  • Confira o portfólio do fundo: significa analisar em quantos imóveis o fundo aplica para entender o quão diversificado é o patrimônio. Todas as informações podem ser conferidas na plataforma FIIs.

No PagBank você investe em Fundos Imobiliários em poucos cliques

Agora que você conheceu os tipos de Fundos Imobiliários disponíveis, que tal diversificar sua carteira com essa aplicação? 

Para te ajudar, o PagBank tem um presentão: quatro operações grátis por mês, ou seja, será possível realizar quatro compras ou vendas de ações com taxa de corretagem zero mensalmente. Assim, só é necessário pagar a taxa da B3.

Feitas essas quatro operações gratuitas, as taxas do Home Broker do PagBank serão as seguintes:

  • R$ 2,99 na modalidade swing trade: aqui você faz a compra de uma ação na B3 e vende em questão de dias, semanas ou meses;
  • R$ 1,99 na modalidade day trade: nesta categoria o ativo é comprado e liquidado no mesmo dia.

Para começar é muito simples, basta seguir os passos a seguir:

  1. no Menu Principal, acesse a opção Produtos e Investimentos;
  2. clique em Aplicar meu Dinheiro;
  3. confira as opções de Renda Variável;
  4. aloque dinheiro (mande o dinheiro para o Home Broker)
  5. faça sua escolha e clique em Investir.

Pronto! A ordem de compra será feita, é só acompanhar a aplicação pelo celular.

Conheça os investimentos disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”