Tipos de fundos imobiliários: quais são eles e como investir

Resumo do texto

  • O que são e quais os principais tipos de fundos imobiliários?
  • Conheça as vantagens dessa modalidade de investimento;
  • Descubra como escolher a melhor opção de acordo com o seu perfil.

 

Investir em Fundos Imobiliários (FIIs) pode parecer complexo, mas com a orientação certa e a plataforma adequada, essa aplicação pode ser uma excelente solução para diversificar a sua carteira e gerar renda passiva.

Se você se interessa pelo mundo dos investimentos já sabe que construir uma carteira diversa entre renda variável e renda fixa é uma estratégia comum para minimizar os riscos e garantir mais segurança para os seus rendimentos.

Neste guia vamos explorar os fundos imobiliários, desde a sua definição e tipos até um passo a passo de como investir neles de forma prática e segura com o PagBank.

O que são Fundos Imobiliários?

Os fundos imobiliários são fundos de investimento nos quais o dinheiro investido é aplicado em empreendimentos imobiliários, como hospitais, shoppings, prédios comerciais e empresariais, entre outros.

Quando uma pessoa compra cotas de FIIs ela está, na prática, se tornando dona de uma parte do imóvel, e portanto passa a receber uma porcentagem dos rendimentos com aluguel.

Comprar cotas de FIIs acaba sendo como participar de um condomínio, onde cada membro tem direito a uma parte do lucro total.

Todo fundo imobiliário está diretamente relacionado a um ou mais imóveis. A diferença entre os tipos de FIIs está em como esse montante será investido, para qual objetivo e o tipo de empreendimento que vai receber o capital.

Saiba quais são os principais tipos de Fundos de Investimento Imobiliários e veja o melhor para investir!

Quais são os tipos de Fundos Imobiliários?

Os FIIs oferecem diversas opções para investidores interessados em capitalizar no mercado imobiliário. Cada tipo de fundo tem suas próprias características, vantagens e desvantagens, por isso, é crucial entender suas diferenças antes de investir.

1. Fundos de Tijolo

Os fundos de tijolo têm como objetivo reunir recursos para comprar ou construir imóveis que  depois serão alugados. O retorno das locações e a valorização dos empreendimentos é o lucro, que será distribuído entre as pessoas que investiram. São os FIIs mais comuns e tradicionais. Veja a seguir algumas das subcategorias desse tipo de FII;

  • Fundos de Lajes Corporativas: Investem em edifícios de escritórios com contratos de aluguel de longo prazo. Renda potencialmente estável, mas sensíveis a ciclos econômicos;
  • Fundos de Hospitais: Focados em imóveis de saúde, como hospitais e clínicas. Contratos de aluguel de longo prazo trazem renda estável, menos afetados por flutuações econômicas;
  • Fundos de Hotéis: Investem em propriedades hoteleiras, renda de aluguéis ou operações hoteleiras. Sensíveis a sazonalidade e economia, com potencial de altos retornos em alta demanda turística;
  • Fundos de Shoppings: Investem em centros comerciais, receita de aluguel das lojas. Rendimento vinculado ao consumo, pode ser impactado por fatores econômicos e sazonais;
  • Fundos Educacionais: Especializados em imóveis educacionais, como escolas e universidades. Contratos de longa duração proporcionam estabilidade, mas dependem da qualidade das instituições inquilinas.

2. Fundos de Papel

Os fundos de papel investem em ativos financeiros ligados ao mercado imobiliário, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCI). 

3. Fundos de Desenvolvimento

Os fundos de desenvolvimento investem exclusivamente em projetos imobiliários ainda em fase de construção ou desenvolvimento. São mais arriscados, mas têm um potencial de retorno maior, principalmente se o projeto for bem-sucedido e se valorizar depois da conclusão.

4. Fundos Híbridos

Os fundos híbridos são uma combinação de diferentes tipos de ativos imobiliários, como propriedades físicas e títulos financeiros. Isso permite uma maior diversificação e pode oferecer um equilíbrio mais saudável entre renda passiva e valorização do capital.

5. Fundos de Fundos (FOF)

Ao invés de adquirir imóveis ou títulos diretamente, os FOFs investem em cotas de outros fundos imobiliários, permitindo que os investidores tenham acesso a diversos ativos com uma única aquisição de cota. O objetivo é diversificar, de uma vez só, o acesso a estratégias vantajosas no que diz respeito a risco e retorno.

O objetivo desses fundos é diluir riscos e otimizar ganhos. Para isso, esses FIIs têm o objetivo de oferecer, por um único veículo, acesso a diversas estratégias de investimento vinculadas ao mercado imobiliário.

Quais são as vantagens de investir em Fundos de Investimento Imobiliário?

Uma das principais vantagens de investir nessa categoria é a diversificação. Ao comprar as cotas de um fundo, você está investindo em vários imóveis ou recebíveis (CRI). Isso acaba reduzindo os riscos associados aos problemas de uma única propriedade.

Além disso, os fundos são geridos por profissionais especializados, que fazem a seleção e a gestão dos ativos. Esse processo permite que o investidor se beneficie da expertise de quem realmente entende do mercado.

Outra vantagem significativa é a liquidez. Diferentemente de um imóvel físico, que pode levar meses para ser vendido, as cotas de fundos imobiliários são negociadas em bolsa e podem ser compradas e vendidas com facilidade.

Dessa maneira, o investidor pode ajustar sua posição conforme suas necessidades financeiras e objetivos de investimento. Além disso, os fundos imobiliários costumam ter uma tributação mais favorável em comparação com outros tipos de investimentos, o que pode melhorar a rentabilidade líquida para o cotista.

Como escolher o melhor FII para investir?

Escolher os fundos imobiliários mais rentáveis e adequados para sua carteira é uma tarefa que exige pesquisa, análise e a definição de objetivos financeiros claros.

Não basta apenas olhar para o desempenho do fundo, é essencial considerar uma série de fatores que vão desde as taxas administrativas até o seu próprio perfil de investidor.

Conheça a rentabilidade e as taxas

As taxas associadas ao fundo podem corroer seus ganhos e fazer uma grande diferença no longo prazo:

Deslize para mais informações
Taxa Descrição Valor Médio
Taxa de Administração Cobrada anualmente pelo gestor para administrar o fundo. 0,5% – 1% a.a.
Taxa de Performance Cobrada apenas quando o fundo supera um benchmark pré-definido. 20% sobre o que exceder o benchmark

Clique aqui para conferir os fundos de investimento nos quais você consegue aplicar sendo um cliente PagBank.

Verifique a performance do fundo

O desempenho de um FII não se mede apenas pelos retornos passados, mas também por uma série de indicadores que podem dar pistas sobre o futuro.

  • Rentabilidade nos últimos 12 meses: dá uma boa ideia do que esperar, mas lembre-se que não é garantia de rendimentos futuros;
  • Vacância dos imóveis: a maioria dos FIIs disponibiliza os índices de vacância tanto física quanto financeira. Altos números podem ser um sinal de alerta;
  • Qualidade dos inquilinos: inquilinos de alta qualidade reduzem o risco de inadimplência;
  • Diversificação dos ativos: fundos mais diversificados tendem a ser menos voláteis.

Entenda o seu portfólio atual

Você deve compreender a composição atual do seu portfólio antes de fazer qualquer novo investimento.

Avalie quais setores estão mais presentes e se o novo FII contribuirá para uma maior diversificação.

Além disso, considere o impacto do novo investimento na sua estratégia geral de investimentos, incluindo o equilíbrio entre risco e retorno.

Conheça seu perfil de investidor

Saber qual é o seu perfil de investidor é o ponto de partida para qualquer decisão de investimento. Se você é um investidor conservador, fundos que investem em imóveis já alugados e com contratos de longo prazo podem ser mais adequados. 

Por outro lado, se você tem um perfil mais experiente, pode encontrar oportunidades em fundos de desenvolvimento imobiliário, que oferecem um potencial de valorização maior, mas também carregam riscos mais elevados.

Como investir em Fundos Imobiliários?

Investir em Fundos Imobiliários (FIIs) é um processo que pode ser simples, principalmente se você escolher aplicar o seu dinheiro com o PagBank. 

A meta é garantir que você esteja bem informado e preparado para tomar decisões de investimento inteligentes. Veja como investir nos fundos imobiliários do PagBank:

  1. Acesse o app e selecione a aba Investimentos;
  2. Depois clique em Aplicar meu Dinheiro;
  3. Escolha a opção Fundos Imobiliários (FIIs);
  4. Confira as informações sobre a opção escolhida e siga para Investir;
  5. Informe o valor que deseja aplicar.

Lembre-se de sempre monitorar e reavaliar as suas aplicações para que você esteja sempre atualizado e ciente do desempenho delas. Faça ajustes conforme for necessário.

Invista em Fundos Imobiliários com o PagBank!

A plataforma do PagBank tem uma seleção criteriosa de FIIs, permitindo que você invista com segurança e praticidade. Além disso, o PagBank oferece taxas competitivas e uma interface amigável, tornando o investimento em FIIs ainda mais acessível. Além disso, você conta com:

  • Ampla variedade de fundos para investir e diversificar sua carteira;
  • Rentabilidade e liquidez que se adaptam às suas necessidades;
  • Expertise de uma instituição financeira consolidada no mercado;
  • Praticidade de gerir suas aplicações na palma da mão.

Conheça os FIIs do PagBank e comece a investir hoje!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”