10 dicas infalíveis para aprender a gerenciar suas finanças pessoais de uma vez por todas

Resumo do texto

  • Conheça a definição de finanças pessoais;
  • Confira estratégias de gerenciamento financeiro;
  • Aprenda a gerenciar suas finanças pessoais evitando erros comuns.

Use o Cofrinho do PagBank para poupar automaticamente!

 

Você já parou para pensar como as finanças pessoais impactam cada aspecto da sua vida? Seja planejando o futuro, organizando as compras da semana ou decidindo se pede ou não comida no aplicativo, o dinheiro está em todo canto.

É por isso que uma boa gestão das finanças pessoais é essencial. Com ela você ganha autonomia sobre as suas finanças e está sempre pronto para qualquer imprevisto.

Pensando nisso, separamos 10 dicas de finanças pessoais que vão mudar a forma como você se relaciona com seu dinheiro. Confira!

O que são finanças pessoais?

Finanças pessoais são o gerenciamento ativo do dinheiro de uma pessoa ou família. Este conceito abrange desde o planejamento até a execução de um orçamento, envolvendo o controle das receitas e despesas, além da tomada de decisões financeiras relevantes.

Para que elas servem?

O propósito das finanças pessoais é múltiplo:

  1. Garantir controle sobre entradas e saídas financeiras;
  2. Facilitar a identificação de oportunidades de economia;
  3. Ter clareza para planejamentos futuros e metas financeiras;
  4. Proporcionar segurança financeira para enfrentar imprevistos sem comprometer a estabilidade econômica da família.

Por que é importante saber sobre o assunto?

Conhecer sobre finanças pessoais é uma maneira de conseguir autonomia e, no fim das contas, liberdade. Esse conhecimento te ajudará em diversas situações, desde o controle de gastos, evitando o endividamento desnecessário, até um planejamento mais eficiente levando em conta seus objetivos financeiros.

O objetivo no fim das contas é garantir estabilidade financeira. Com um conhecimento robusto de finanças pessoais você aprende a escolher melhor os investimentos na sua carteira e está sempre preparado para emergências – que, querendo ou não, envolvem gastos.

Descubra como gerenciar as finanças pessoais e confira 10 dicas para fazer isso da melhor maneira possível.

10 dicas para gerenciar suas finanças pessoais

A gestão das finanças pessoais, para ser eficiente, requer estratégias específicas. Veja a seguir algumas dicas essenciais para otimizar sua saúde financeira.

1. Organize seus ganhos e gastos

Manter um registro detalhado de todas as suas fontes de renda e despesas dá uma visão clara do seu orçamento pessoal, ajudando a identificar padrões de gastos desnecessários e oportunidades para poupar.

2. Controle o seu orçamento

Estabeleça um orçamento mensal e siga nele. Priorize despesas essenciais, como moradia e alimentação, e minimize gastos não essenciais, como serviços de streaming e saídas para comer. Isso garante o equilíbrio das contas e sustenta um planejamento econômico saudável.

3. Defina metas financeiras

É fundamental estabelecer objetivos financeiros claros e tangíveis para dar sentido ao planejamento. As metas podem variar desde economizar para uma grande compra até alcançar a independência financeira. Uma abordagem eficaz é dividir as metas em curto, médio e longo prazo, conforme ilustrado na tabela a seguir:

Deslize para mais informações
Prazo Exemplo de Meta
Curto prazo Economizar para férias em um ano
Médio prazo Juntar dinheiro para a entrada de um imóvel em cinco anos
Longo prazo Planejar a aposentadoria em vinte anos

4. Utilize estratégias para poupar

Revisar seus hábitos de consumo é importante para ter uma visão mais clara de como o dinheiro entra e sai da sua conta pessoal. Quando você gasta com consciência, identifica mais oportunidades de poupar.

Verifique regularmente suas despesas, busque alternativas mais acessíveis e evite desperdícios. Criar um fundo de poupança automático também ajuda a manter a disciplina financeira.

Usar um planner financeiro pode ser um bom caminho nesse momento, uma vez que ele te ajuda a registrar as entradas e saídas. Conheça também o método 50-30-20 e use aplicativos de gestão de finanças para facilitar a construção dessas estratégias.

5. Invista parte do seu dinheiro

Investir é essencial para quem quer aumentar o próprio patrimônio sem precisar trabalhar mais horas para isso. Investindo pelo PagBank você tem aplicações que correspondem ao seu perfil de risco e objetivos financeiros, ajudando na diversificação das suas opções de investimento.

O investimento é a forma como o dinheiro guardado, fruto de disciplina e esforço, continua se multiplicando com juros ou rendimentos.

6. Crie uma reserva de emergência

Começar uma reserva de emergência é fundamental para lidar com imprevistos que requerem gastos maiores, como prejuízos veiculares, tratamento de saúde ou até mesmo compras surpresa.

No mundo ideal a sua reserva de emergência deve conter de 3 a 6 meses de despesas. Para isso você deve calcular qual é o valor mensal total de dinheiro que você precisa para viver tranquilamente, com os serviços básicos em dia (mercado, contas de água, luz e internet, plano de saúde etc).

A reserva de emergência ajuda a garantir uma segurança financeira, um backup para os momentos de aperto. Uma dica: vale a pena conhecer o Desafio das 52 semanas para começar a montar a sua.

Não se esqueça que, caso você tenha uma empresa, é importante criar duas reservas de emergência; uma para finanças pessoais e outra para despesas do negócio. Diferenciar os seus gastos PF e PJ é crucial para conseguir se organizar melhor.

7. Tenha cuidado com as compras no crédito

O uso do crédito exige cautela para evitar o acúmulo de dívidas, principalmente neste tipo de recurso, já que os juros do cartão de crédito são muito expressivos, mesmo com as novas diretrizes em 2024. Pague sempre o valor total da fatura para evitar juros altos. Compras a prazo devem ser bem planejadas e alinhadas com seu orçamento.

8. Faça um consumo consciente

Adote um consumo consciente, ou seja, antes de comprar, questione se o item é realmente necessário. Evite compras por impulso e busque sempre a melhor relação custo-benefício.

9. Renegocie suas dívidas

Se você tem dívidas, a sua prioridade número um deve ser quitá-las. Para saldar dívidas é importante descobrir se existe a possibilidade de renegociação e, mais importante, estudar uma maneira de pagar o que deve do jeito mais simples e acessível.

Negocie melhores condições de pagamento, como taxas de juros mais baixas e prazos mais extensos, para reduzir o impacto no seu orçamento mensal.

10. Busque cursos de educação financeira

Aprimorar seus conhecimentos em finanças pessoais te ajuda a entender melhor como a economia funciona no Brasil, o que, consequentemente, vai te dar mais bagagem para tomar decisões sobre suas finanças pessoais.

Busque cursos, livros e recursos online para melhorar sua capacidade de gerenciamento financeiro e tomar decisões mais informadas. O PagBank tem uma série de cursos em parceria com a Bolsa de Valores brasileira, a B3, que você acessa direto pelo app do banco. Saiba mais clicando aqui.

Erros comuns na gestão das finanças pessoais

Gerenciar finanças pessoais envolve desafios e é comum cometer erros. Identificar e corrigir esses erros te ajuda a ter uma vida financeira mais tranquila e saudável.

Os erros mais comuns incluem não ter uma reserva financeira, perder o controle dos gastos, investir sem quitar dívidas e não discutir finanças em casa.

Não montar uma reserva financeira

Não ter uma reserva é, basicamente, viver apenas com a renda mensal que chega todo mês na sua conta. No momento em que você perde o emprego ou deixa de ter aquela renda, como vai conseguir o dinheiro necessário para cobrir suas despesas?

É para esse tipo de cenário que serve a reserva. Ela é como um colchão macio que amortece a sua queda caso você caia.

A ausência de uma reserva financeira pode levar a dificuldades sérias, principalmente nas situações de emergência. Sem uma reserva, imprevistos podem te forçar a pedir empréstimos caros, agravando ainda mais a sua situação financeira.

Perder o controle dos gastos

Perder o controle dos gastos é um erro comum. Sem um registro detalhado das despesas, é fácil gastar mais do que se ganha, levando ao acúmulo de dívidas e dificuldades financeiras. Mantenha o registro das entradas e saídas regularmente para evitar surpresas.

Investir antes de quitar dívidas

Investir antes de quitar dívidas pode ser contraditório. As dívidas geralmente têm juros mais altos do que os retornos dos investimentos, principalmente as aplicações de renda fixa, então é mais sensato quitar as dívidas antes de começar a investir.

Não falar sobre finanças em casa

A falta de diálogo sobre finanças em casa pode criar desentendimentos e dificuldades financeiras. Discutir abertamente sobre dinheiro ajuda a criar um plano econômico familiar coeso e realista.

Aprenda a organizar a sua vida financeira com o PagBank!

O PagBank oferece ferramentas e recursos valiosos para ajudar na organização da vida financeira. Uma delas é o Cofrinho, uma funcionalidade que permite poupar dinheiro de maneira simples e eficiente.

Configurando o Cofrinho, é possível fazer uma aplicação automática, o que facilita a formação de uma reserva financeira.

Além dessa modalidade, o PagBank também oferece uma série de opções de investimentos em Renda Fixa, como por exemplo os CDBs, para você começar a aplicar o dinheiro e deixar ele trabalhar por você.

Gerencie suas finanças pessoais com o PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”