Resumo do texto

  • Todo mundo precisa equilibrar saúde e trabalho para viver bem, porém, nem sempre isso é tarefa fácil;
  • Veja dicas para cuidar da sua mente e do seu corpo;
  • Entenda como o PagBank Saúde pode te ajudar com cuidados tão importantes!

Baixe o super app e conheça o PagBank Saúde

 

A rotina de um empreendedor é bastante exigente. É preciso trabalhar bastante para que seu negócio tenha sucesso, algo que pode tomar muitas horas do seu dia, todos os dias.

Mas não podemos nos esquecer que empreendedores não são máquinas de trabalhar, mas sim pessoas. E como todo ser humano, é preciso ter equilíbrio entre trabalho e autocuidado.

Empreendedorismo e qualidade de vida podem andar lado a lado, basta você não deixar de lado os cuidados necessários para se manter saudável. Esquecer de cuidar da sua saúde por excesso de trabalho não é uma boa ideia, por isso, reunimos aqui algumas dicas para ter uma vida saudável conciliada à sua rotina profissional.

O que você tem feito além de cuidar do seu negócio?

Pense no seu dia a dia e nos momentos que você reserva para cuidar de outra coisa que não seja o seu negócio. Quanto tempo você tem para cuidar só de você?

Se a resposta for nenhum ou muito pouco tempo, chegou o momento de pensar no futuro. Trabalhar duro e de forma intensa faz parte da rotina, claro, mas não pode ser toda a sua rotina. Você pode ter fôlego agora, mas como estará sua saúde daqui 6 meses seguindo um ritmo desenfreado e sem equilíbrio?

Uma rotina estressante contribui para o surgimento de problemas que acabam com sua produtividade, como ansiedade, insônia, falta de apetite e até depressão.

E se você pensa que isso não acontece com qualquer um, saiba que esses problemas têm uma relação muito grande com desafios da rotina profissional, e o empreendedor enfrenta alguns obstáculos bem complicados, tais como:

  1. A necessidade de acordar todos os dias e buscar os resultados;
  2. E a pressão desses resultados;
  3. Uma rotina com várias despesas;
  4. O desafio de cuidar de um negócio (algo que é feito, em muitos casos, de maneira solitária);
  5. A gestão de pessoas (outro fator que costuma trazer bastante desafio e momentos de estresse);
  6. Mudanças no mercado (a pandemia é um ótimo exemplo de mudanças fortes sem nenhum sobreaviso);
  7. Dificuldades na economia que reduzem as vendas e desequilibram as contas.

Todos esses fatores fazem parte da rotina, exigem preparo e resiliência. Por essa razão, você precisa parar e refletir sobre seu cotidiano e como você pode torná-lo mais saudável.

Não dá pra cuidar da saúde financeira do negócio e negar os cuidados com a sua saúde física. Se você precisar parar por conta de problemas, seu negócio pode parar junto com você.

O que fazer para alinhar empreendedorismo e qualidade de vida?

Agora que você tirou um momento para refletir sobre o seu dia a dia, vamos às dicas para conciliar empreendedorismo e qualidade de vida.

Você é uma máquina, mas não uma máquina de trabalhar!

Por mais que tenhamos aquela ideia de que máquinas são feitas com parafusos e metal, não podemos nos esquecer que nosso corpo é como uma máquina, ou seja, precisa de combustível para funcionar, manutenção para manter tudo em ordem e regulagens para produzir corretamente.

Sem manutenção qualquer máquina falha, inclusive seu corpo. Pense que você é igual aos equipamentos do seu negócio e que, portanto, precisa passar por manutenções periódicas, só que no seu caso essa manutenção deve ser feita toda a semana!

Vamos separar nossas dicas para você em dois grupos: dicas para cuidar do corpo e dicas para cuidar da mente. Acompanhe!

1. Fortaleça seu corpo para fortalecer sua mente

Aquele velho ditado de corpo são, mente sã não é brincadeira. Existe relação direta entre saúde do corpo e desempenho mental. Atividades físicas auxiliam na liberação de hormônios que regulam nosso humor, ajudam a manter a autoestima e cooperam para regular as funções cerebrais.

O sedentarismo é tão perigoso para nós que alguns especialistas consideram ele como uma doença. Mas essa é, talvez, a doença mais simples de ser curada: basta um pouco de força de vontade e comprometimento.

Fazer exercícios é algo que deve fazer parte da sua rotina semanal em pelo menos 3 dias na semana. Não é preciso muito tempo, algo em torno de 40 minutos de atividade física moderada (como uma caminhada) já são o suficiente.

Analise sua agenda, encontre os melhores horários e se mantenha firme nos exercícios. Em algumas semanas será possível notar um aumento na sua produtividade, uma melhoria no seu humor diário e, claro, mudanças positivas no seu corpo!

2. Tome água durante o dia

Se manter hidratado é essencial para regular as funções cerebrais, não ter dores de cabeça e conseguir bons níveis de concentração. Você pode até achar que água só serve para não morrer de sede, mas ela é fundamental para equilibrar funções biológicas no seu organismo, inclusive seu raciocínio.

3. Tenha uma alimentação saudável

Sabe o que acontece se você colocar gasolina batizada no seu carro? Ele engasga, não consegue desenvolver velocidade e corre o risco de quebrar. A mesma coisa acontece com você. Água e comida são os combustíveis dessa máquina chamada empreendedor, porém, se os combustíveis não são de qualidade, a máquina pode sofrer.

Coma bem, procure balancear sua alimentação e fugir dos excessos, principalmente de gorduras e carboidratos. Esses alimentos dão uma falsa sensação de saciedade, colocam em seu organismo diversas substâncias ruins (como colesterol, gorduras trans e excesso de sódio).

O resultado é aquela fome que vem logo depois do almoço, isso sem contar o exagero nas calorias e o sono que a digestão desses alimentos acarreta.

4. Regule seu sono

O sono é fundamental para o seu bom desempenho. Dormir pouco ou dormir mal vai fazer com que você fique mais lento no dia seguinte, com dificuldades para pegar no tranco e encarar a rotina de peito aberto.

Se você é do tipo que gosta de ficar acordado até tarde, tome cuidado com as horas de sono e tente manter uma média de 7 a 8 horas diárias de descanso. Caso sua rotina permita, comece a trabalhar um pouco mais tarde, porém, se isso não for possível, será preciso aceitar que aquelas horas tão apreciadas da madrugada servem para dormir e descansar e não para ficar acordado.

E aqui vai mais uma dica sobre o sono: desligue seu celular, TV, computador ou qualquer dispositivo eletrônico pelo menos meia hora antes de dormir. Esses aparelhos emitem luz, que quebra a produção de um hormônio chamado melatonina, responsável pelo sono. Quem tem o hábito de desligar a TV e correr pra cama pode ter quadros de sono inquieto e dificuldades para adormecer.

5. Cuidado com hábitos nocivos

Hábitos como fumar, beber e comer junk food (lanches calóricos e comidas de baixa qualidade nutritiva) não devem ser usados como válvula de escape! Além disso, é importante tomar cuidado com outro hábito ruim que costuma fazer parte da rotina do empreendedor: a postura inadequada. Sentar sem tomar cuidado com a postura é um crime para sua coluna e pode deixar você com dores crônicas e até mesmo uma escoliose. Tome cuidado e se policie!

Dicas para cuidar da sua mente

Você viu dicas para cuidar da máquina, agora, vamos às dicas para cuidar do piloto, que é justamente seu cérebro.

Fique de olho no seu estresse

Você passa o tempo todo nervoso, tudo te irrita e você não tem paciência para quase nada? Talvez você esteja passando por um quadro de estresse intenso, algo que é muito comprometedor para sua saúde.

Sempre que possível pare um pouco para pensar em como está o seu dia e para analisar o quão estressado você está. Se todo dia é dia de irritação, então, será preciso repensar a rotina antes que você comece a desenvolver doenças que têm relação com os níveis de estresse, como depressão e doenças cardíacas.

Tenha algum hábito para tirar a tensão

Sabe aquela atividade que você gosta muito de fazer? Ela pode ser a saída para reduzir um pouco seu estresse. Reserve um espaço na sua rotina para praticar algo que te dá prazer, assim, você consegue diminuir um pouco a tensão do dia a dia e, ao mesmo tempo, curtir o momento.

Procure atividades relaxantes

Fazer meditação, dançar, praticar exercícios de respiração ou até fazer uma aula de Yoga são formas simples e acessíveis para praticar atividades cuja principal função é reduzir a tensão e promover o relaxamento.

Relaxar não é sinônimo de perda tempo, trabalhar relaxado é possível e faz bem, portanto, caso você esteja sofrendo muito com a tensão do trabalho, vale a pena buscar atividades para acalmar sua mente.

Conte com ajuda profissional

Você não precisa passar pela tensão diária sem conversar com alguém. Já pensou em fazer uma terapia? Esqueça aquela ideia de que terapia é para quem sofre com doenças sérias. Fazer consultas com um psicólogo é algo muito saudável e que vai te ajudar a pensar em diversas questões da sua vida de um jeito bem positivo.

Converse com pessoas

A terapia é uma excelente forma para conversar com pessoas e buscar um autoconhecimento, mas ela não dispensa o contato com outras pessoas. Não fique solitário, converse com seus amigos, participe de grupos de profissionais e converse até mesmo com o dono da loja vizinha.

Uma das melhores formas de cuidar da mente é dando a ela momentos de descontração e interatividade com outras pessoas. Ficar sozinho e guardar tudo para você nunca é a melhor opção, por isso, converse!

Conte com o PagBank Saúde para cuidar de você!

Você não pode negar os sinais do seu corpo. Se você está cansado com aquela sensação de esgotamento e sentindo que sua produtividade não é mais a mesma, talvez seja hora de procurar ajuda médica.

Nós sabemos que planos de saúde não são baratos, ainda mais quando você tem que colocar todos os integrantes da sua família nele. Por isso, desenvolvemos o PagBank Saúde, um jeito econômico e prático de cuidar do seu bem-estar e de todas aquelas pessoas que você mais ama.

Com o PagBank Saúde, você pode:

  1. Marcar consultas com preços bem reduzidos;
  2. Consultas com Clínico Geral e atendimento psicológico via telemedicina;
  3. Fazer exames com até 70% de descontos em diversas redes de laboratórios;
  4. Comprar medicamentos com descontos nas maiores redes de drogarias do Brasil;
  5. Agendar consultas odontológicas;
  6. Acessar serviços de saúde como terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia.

Com o preço de uma única mensalidade você pode cadastrar até quatro dependentes e todos terão acesso aos preços mais baratos para fazer qualquer um dos procedimentos listados acima.

Vale a pena conhecer o PagBank Saúde para descobrir um jeito mais econômico e moderno de cuidar de você. Além de reduzir bastante os seus gastos mensais com a saúde, você ainda tem a chance de ganhar R$ 20 mil todos os meses em uma capitalização.

E se você já trabalha com as maquininhas do PagSeguro, não deixe de conferir os valores e vantagens especiais que o PagBank Saúde oferece. Visite a nossa página e confira!

Conheça tudo sobre o PagBank Saúde