Público-alvo: dicas para identificar o do seu negócio!

Resumo do texto

  • Saiba o que é público-alvo e por que mapeá-lo é importante para seu negócio;
  • Confira 6 dicas para encontrar o seu cliente ideal;
  • Entenda como o PagVendas pode ajudar o seu negócio a ir cada vez mais longe!

Clique aqui e conheça mais sobre o PagVendas!

 

Já foi o tempo em que os comerciantes queriam atingir qualquer tipo de público. Hoje, é muito mais interessante possuir uma clientela bem definida e segmentada, aquela que sempre prefere sua marca ou serviço.

Entenda melhor o conceito de público-alvo e as vantagens que segmentar seus clientes pode trazer para o seu negócio!

O que é público-alvo?

O público-alvo é o grupo de consumidores que possuem características semelhantes entre si e com isso podem compartilhar os mesmos interesses e gostos pessoais, ou seja eles estão dispostos a consumir produtos similares.

Através de estudos, pesquisas e coletas de dados de clientes ou possíveis clientes é que se realiza a definição. Quanto mais dados forem coletados, mais precisa será a descrição do seu cliente ideal.

Persona, você sabe o que é?

Persona é uma construção fictícia do cliente ideal baseada nas características mais comuns coletadas do seu público-alvo. A persona vai além do conjunto de atributos, ela também possui motivações, metas, ideais e até mesmo sonhos.

Por que devo criar uma persona?

A criação de personas ajuda a definir os processos do seu negócio e do seu produto, com ela você vai saber exatamente quais caminhos seguir para agradar o seu público. Ela ajudará na criação de estratégias de marketing, definição do seu conteúdo e em ações de vendas de sucesso.

Por que devo segmentar o seu público?

A princípio pode parecer estranho querer focar em um determinado público ao invés de tentar atingir todas as pessoas, mas, na verdade, essa estratégia é muito mais eficaz, pois irá chegar apenas naqueles que estão realmente interessados no seu produto e se identificam com o seu negócio.

Assim, você saberá como falar com os seus clientes e tratá-los de forma personalizada, criando confiança e um relacionamento verdadeiro com quem realmente gosta do seu produto. Segmentando o seu público você vai garantir:

  • Campanhas eficientes;
  • Comunicação inteligente com sua clientela;
  • Definição do posicionamento da marca;
  • A diferenciação do seu negócio em comparação com a concorrência.

Como fazer segmentação B2B

A sigla B2B significa Business-to-Business e é usada para nomear empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas. Como segmentar os seus clientes que não são pessoas e sim empresas?

A estratégia é praticamente a mesma, mas, em vez de fazer um levantamento das características pessoais, se faz o levantamento das qualidades que se referem ao negócio em si.

Use esses dados para fazer a sua segmentação B2B e o seu público-alvo formado por empresas:

  • Área de atuação da empresa;
  • Porte da empresa;
  • Faturamento;
  • Volume de colaboradores;
  • Localização;
  • Solidez no mercado.

Como definir o seu público-alvo?

Como já foi dito, você precisa coletar o máximo de informações possíveis, e existem diferentes maneiras de se fazer isso.

Lembre-se: é importante que você use dados reais para fazer sua pesquisa e não definir com base no que você acha que dará certo.

Confira 6 dicas para facilitar a identificação do seu cliente ideal:

1. Pesquise e entenda o mercado

Uma boa maneira de analisar o comportamento dos consumidores é pesquisar e entender sobre o mercado, desta forma você estará sempre preparado e à frente da concorrência.

  • Descubra como o seu concorrente atua;
  • Saiba a real necessidade dos seus consumidores (elas estão sendo atendidas?);
  • Saiba quais são as principais tendências do mercado e como se adaptar a elas;
  • Busque os hábitos de consumo do seu segmento;

2. Conheça o seu produto e o seu negócio

Nesta etapa é importante saber tudo sobre o seu produto, conheça o seu próprio negócio, e saiba o efeito que ele causa, se gera resultados positivos ou não. Assim é possível fazer um alinhamento do que você oferece com o que o mercado realmente precisa.

  • Entenda qual problema o seu negócio busca resolver;
  • Defina quais valores sua marca e seus produtos querem passar (e quais realmente passam);
  • Saiba a relevância do seu produto;
  • Tenha claro quais benefícios dará para o consumidor.

3. Segmente o mercado

Depois de conhecer melhor a concorrência, o público e o seu negócio, é importante dividir o mercado para ter uma ideia mais ampla. Separe os consumidores em diferentes grupos de acordo com as suas necessidades e características (demográficas, geográficas, sociais, etc.).

4. Identifique as oportunidades em cada segmento

Entenda qual segmento poderá se tornar o seu público-alvo e quais estratégias utilizar a partir de agora. Para isso, basta encontrar as respostas de algumas perguntas:

  • Este segmento escolhido já tem suas necessidades atendidas pelos concorrentes?
  • Ele poderá gerar lucro?
  • Está em crescimento ou irá diminuir com o tempo?
  • É homogêneo ou possui muitas diferenças entre os clientes?
  • O meu negócio vai conseguir atingir esse segmento?

5. Escolha o seu segmento-alvo

Após estudar as questões do tópico anterior, é o momento de definir qual será o seu segmento-alvo. Escolha o que mais se enquadrou no perfil do seu negócio e da sua empresa e tipo de produto.

Anote todas as características coletadas que fizeram parte da sua pesquisa para chegar na resposta final e compartilhe essa informação para que todos que trabalham com você tenham conhecimento claro sobre o público que se deseja atingir.

Importante: seu negócio pode trabalhar com vários segmentos, principalmente se possui produtos diferentes.

6. Crie estratégias para atingir o seu alvo!

Agora é hora de criar estratégias para atrair seus clientes, que envolvem desde detalhes do produto, preço, local e canais de vendas, até promoções e campanhas. Pense em como apresentar o seu negócio e quais mensagens irão conectar com os consumidores certos.

Ganhe tempo para focar no seu cliente com o PagVendas

Encontrar o seu público-alvo é uma tarefa que provavelmente vai ficar na sua mente de agora em diante. Com o PagVendas você pode tornar as tarefas gerenciais mais rápidas e práticas, ganhando tempo e cabeça para focar nessa segmentação que é tão importante para o seu negócio quanto a gestão dele.

O PagVendas é o sistema tudo em um que te ajuda nas vendas, pagamentos e gestão do seu negócio, com ele você garante:

  1. Gestão de produtos e clientes;
  2. Controle de caixa e fiado;
  3. Abertura e fechamento de conta;
  4. Loja online;
  5. Relatórios e gráficos de vendas;
  6. Emissão de notas fiscais.

Utilize da tecnologia para modernizar o seu empreendimento, são muitos benefícios para você e para os seus clientes. Acompanhe todas as informações sobre o seu negócio em tempo real utilizando o PagVendas e garanta um bom desempenho nas suas vendas.

Clique aqui e conheça mais sobre o PagVendas!