Resumo do texto

  • Saiba porque é importante manter seus clientes mais próximos do seu negócio;
  • Entenda o que é a fidelização de clientes;
  • Confira dicas para oferecer um bom serviço e encantar os consumidores.

Organize seu delivery com o Pede Fácil!

 

O delivery é um fator decisivo para a experiência do cliente. Se tudo chega direitinho e dentro do prazo, ponto para o seu negócio. Em caso de problemas, é provável que o consumidor repense a próxima compra no seu estabelecimento.

Manter um cliente feliz e mais próximo da sua marca deve ser um objetivo constante para todo empreendedor, e a qualidade do seu delivery é essencial para aumentar suas vendas.

Saiba como alavancar seu serviço de entrega e fazer com que ele se destaque pela qualidade.

O que é a fidelização de clientes?

A fidelização acontece quando um consumidor se mantém fiel à sua marca, dando preferência para ela em suas escolhas. Para chegar a este nível de confiança, é preciso criar estratégias para se aproximar e se relacionar com as pessoas, oferecendo um produto ou serviço de qualidade.

O foco é transformar os compradores eventuais em consumidores constantes, mas existem outros efeitos positivos. Um cliente fidelizado é um poderoso agente de divulgação do seu negócio. Se ele faz o famoso marketing boca a boca e compartilha boas experiências, existe uma grande chance de convencer novas pessoas a comprarem no seu negócio.

Mas conquistar o coração dos consumidores não é assim tão fácil. Você precisa entender as preferências, identificar as formas de pagamento preferidas, oferecer um serviço de entrega de qualidade e treinar funcionários para realizar um excelente atendimento, sempre com empatia e respeito.

Por que a fidelização é importante?

A fidelização é importante para qualquer negócio, não só para o delivery. Uma pesquisa feita pela Frost & Sullivan com a NICE Latin America mostrou que manter um cliente e investir na fidelização pode ser até 25 vezes menos custoso do que investir em estratégias para captar novos clientes.

Além disso, tratar o seu público com atenção e cuidado gera confiança e traz mais valor à sua marca. Mas não basta dar atenção, é preciso focar na experiência que seu cliente vai ter ao comprar com você.

O mesmo estudo apontou que 95% dos consumidores consultados encaram a experiência como algo indispensável para definir sua lealdade. Esse é o ponto-chave para o delivery.

Com as mudanças nas preferências dos clientes, as entregas estão sendo mais requisitadas, e você precisa pensar em todo o processo para oferecer a ele um serviço de qualidade.

Vantagens de fidelizar a clientela

Aumento do ticket médio

Conforme seu cliente ganha confiança no seu trabalho, ele se sente confortável para comprar e gastar mais em seu estabelecimento.

Redução de custos com divulgação

Para convencer novas pessoas a comprarem em seu negócio é preciso investir em comunicação. Esses esforços consomem tempo e dinheiro e muitas vezes o retorno é abaixo do esperado.

Se você se esforça para fidelizar clientes é possível diminuir os gastos com divulgação.

Indicações

Um dos efeitos de conquistar o cliente é a conhecida divulgação boca a boca. Esse tipo de propaganda é uma das mais eficientes, já que as pessoas confiam nas recomendações que recebem uma das outras.

Clientes fiéis costumam recomendar locais de compra para pessoas próximas, e você pode até medir o nível de satisfação deles usando uma pesquisa de NPS (Net Promoter Score ou Nota Média de Indicação). Esse índice mede a felicidade do cliente com seu negócio e a tendência de recomendação.

Você pode fazer uma pesquisa simples com uma única pergunta:

  • Em uma escala de 0 a 10, qual é a possibilidade de indicar nossos serviços para uma pessoa que você conhece?

Agora, pegue as notas e divida em 3 três grupos:

  • Clientes promotores (notas 9 ou 10);
  • Clientes neutros (notas 7 e 8);
  • Clientes detratores (notas de 0 a 6)

Em seguida, pegue a porcentagem de clientes promotores e subtraia a porcentagem de clientes detratores. Pronto, o resultado é o seu NPS. Quanto maior o número, maior a probabilidade de receber indicações.

Como fidelizar clientes com delivery?

Conheça o público e faça surpresas

Identifique dados básicos dos clientes, como faixa etária, gênero, como ele gosta de ser chamado, os produtos que ele mais compra e como prefere pagar.

Conhecendo essas informações você pode fazer pequenas surpresas, como enviar um recado personalizado na embalagem, entregar um brinde que ele goste ou oferecer desconto para uma futura compra.

Divulgue!

Deixe seus clientes sempre informados com as novidades e promoções do seu negócio. Ofereça também cupons exclusivos para consumidores fiéis, por meio de mensagens!

Crie um menu digital e melhore a experiência

Os menus digitais são bem práticos e atraentes. Você pode usar recursos como imagens e descrições para despertar o interesse dos clientes. Além de bonito, um Menu Digital é fácil de ser compartilhado.

Ofereça descontos progressivos.

Os programas de fidelização funcionam de um modo simples: após atingir uma quantidade de compras os consumidores  ganham  cupons de desconto ou outros benefícios. A estratégia estimula os clientes a comprarem mais e em menos tempo, pois eles sabem que receberão algo em troca.

Dê atenção especial a quem te segue

Aproveite a aproximação que você já tem com quem te segue nas redes sociais. Compartilhe um cupom ou faça uma promoção exclusiva para quem curte sua página e quer usar o delivery.

Controle a qualidade

Monitore o tempo de entrega, peça aos clientes para avaliar o serviço e se coloque à disposição em caso de problemas com o pedido.

Se ocorrerem falhas, resolva sempre com atenção e gentileza. Problemas acontecem e, se você for atencioso, poderá contornar a situação sem perder o cliente.

Melhore a experiência das suas entregas com o Pede Fácil

Nós temos uma ferramenta bem prática e gratuita para transformar seu delivery e fazer dele um importante fator de fidelização de clientes: o Pede Fácil!

Com ele você pode:

  • gestor de pedidos;
  • receber pagamentos online;
  • receber pedido pelo WhatsApp
  • sistema de backoffice;
  • sistema de gerenciamento de delivery;
  • pagamento integrado ao cardápio virtual.

Tenha uma ferramenta completa para suas entregas e que não cobra taxa de comissão em vendas e nem mensalidades!

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