Resumo do texto

  • O delivery vem se tornando cada vez mais comum, por isso, para que ele seja um diferencial é preciso ter capricho;
  • Confira 7 dicas para fidelizar seus clientes com as entregas;
  • Veja por que a fidelização é tão importante para qualquer negócio;

Baixe já o super app PagBank

 

O delivery já vinha se tornando cada vez mais comum e durante o isolamento social da  pandemia então, mais e mais negócios apostaram nas entregas para salvar suas vendas.

O delivery continua sendo uma ótima oportunidade para conquistar clientes e fazer a famosa fidelização. Mas com um porém, claro: para encantar é preciso mais que oferecer produtos de qualidade, a entrega precisa ser impecável.

Veja abaixo 7 dicas para fidelizar clientes no delivery com qualidade. Confira as explicações e aprenda como aprimorar as entregas do seu negócio.

Dicas para fidelizar os clientes no delivery

1. Saiba quem é o seu público e faça pequenas surpresas

A primeira dica é muito importante: você precisa saber bem que é o seu público. Não é preciso conhecer o time do coração ou a cor preferida, mas é importante saber algumas coisas básicas, como seu nome (ou a forma como gosta de ser tratado), os produtos que ele mais compra e como prefere pagar.

Conhecendo essas informações você pode fazer pequenas surpresas, como enviar um recado personalizado na embalagem, entregar um brinde que ele goste (como um chocolatinho) ou oferecer desconto para comprar o produto favorito novamente.

Pequenos agrados que fazem grande diferença. Seu cliente irá pensar duas vezes antes de trocar um negócio que é atencioso com ele e conhece suas preferências por um outro que não sabe nada sobre seu gosto.

2. Crie um bom menu de produtos e divulgue nas redes sociais e WhatsApp

O que te dá mais vontade de comprar? Uma tabela com nomes e preços dos produtos ou um menu com boas fotos de cada um dos itens à venda? É bem provável que sua resposta seja o menu, e isso faz sentido, já que eles são bem mais atraentes e agradáveis de ler.

Os menus digitais ajudam a despertar o interesse dos clientes com imagens e, claro, a praticidade que só eles são capazes de oferecer. Construa um menu com os produtos do seu negócio e dispare nas redes sociais, listas de e-mail e WhatsApp.

Dica extra: para modernizar, disponibilize um QR Code de acesso para o seu menu. Assim, seus clientes poderão visualizar seu cardápio sempre que preciso.

Quer uma outra dica para montar um menu? Você precisa conhecer o Pede Fácil! Ele é uma ferramenta completa para o delivery, que permite que você monte o seu Menu Digital e faça a gerência das suas entregas.

O Pede Fácil é simples de usar, facilita todos os cuidados com a entrega e ainda conta com a opção de acionar os entregadores da Loggi para o seu negócio.

Clique aqui e conheça mais sobre o Pede Fácil

3. Aposte nos cupons

Todo mundo gosta de promoções, pense em cupons interessantes para divulgar e estimular o delivery. Vale algo simples como “faça seu primeiro pedido e ganhe 5% de desconto no valor da compra” até algo elaborado, como um cupom especial para quem já fez 2 ou mais pedidos.

O formato e as regras é você quem define, mas não deixe de usar essa estratégia para atrair e fidelizar clientes. Um pequeno cupom de desconto não vai atrapalhar o seu lucro, mas vai fazer toda a diferença para o cliente na hora de escolher onde comprar.

4. Não esqueça dos cartões de desconto na hora da entrega

Os cartões de desconto funcionam de um modo simples: a cada compra, o cliente recebe um carimbo para marcar quantas vezes ele já comprou. Conforme ele vai comprando, novos descontos vão sendo desbloqueados.

Você pode montar um cartão com espaço para 10 compras e espalhar descontos como:

  1. Desconto de 5% na primeira compra;
  2. Desconto de 10% na quarta compra;
  3. Desconto de 15% na sétima compra;
  4. Desconto de 25% na décima compra.

Esse tipo de cartão de desconto estimula as compras futuras, ainda mais conforme os descontos crescem.

Mas fique atento: nunca se esqueça de marcar o cartão do cliente após a compra. Caso isso aconteça, ele pode sentir que foi prejudicado e buscar seu concorrente. Fique atento para não cometer esse erro simples.

5. Fidelize quem te segue

Quem segue seu negócio nas redes sociais já tem uma certa aproximação com ele, certo? Então, é meio caminho andado para a fidelização. Para ir adiante, ofereça algo especial para esse público.

A dica é: compartilhe um cupom nas redes sociais ou faça uma promoção exclusiva para quem curte sua página e quer usar o delivery.

Essa ação traz um retorno bem legal. As pessoas vão compartilhar mais seus posts e fazer mais comentários, seja para interagir ou participar da promoção. Ao fazer isso, seus posts vão aparecer para eles com mais frequência, e você só terá o trabalho de fazer as vendas, e, claro, atender bem cada um dos pedidos.

E se você já tem os perfis nas redes sociais prontos, o que falta para você vender online? O Link de Pagamento e o PagVendas te ajudam com isso. Quem usa o Link de Pagamento não precisa nem de site para vender online, é só encaminhar um link para os clientes pagarem pelos produtos selecionados. Você ainda pode oferecer o parcelamento das compras e o cálculo automático do frete.

Já com o PagVendas você tem um sistema completo de frente de caixa para simplificar e melhorar a administração do seu negócio e ainda conta com a ferramenta de Loja Online para colocar o seu negócio na internet de um jeito bem simples e rápido.

Para facilitar ainda mais, o PagVendas vem integrado às Moderninha X e Moderninha Smart!

Clique aqui e saiba tudo sobre o PagVendas

6. Mande e-mails e mensagens de WhatsApp com as novidades e promoções do delivery

Se você tem uma lista com os e-mails ou contatos de telefone dos seus clientes, vale a pena deixá-los sempre informados com as novidades do seu negócio. Esse tipo de divulgação mais próxima é ótima para alertar sobre as melhores oportunidades.

E pode ter certeza que eles vão sentir que você está cuidando bem deles, ou melhor, oferecendo os preços mais interessantes e mostrando preocupação e atenção com quem compra do seu negócio (ainda mais se este e-mail ou mensagem vier acompanhado de um desconto exclusivo).

Tenha cuidado: a ideia não é mandar um monte de e-mails e mensagens todos os dias. Mande essas mensagens de vez em quando, sem ser exagerado nem repetitivo. Muitos negócios perdem seus clientes com base nesse erro.

Insistir demais na comunicação não vai passar a ideia de que você está preocupado em oferecer o melhor, mas sim que você está desesperado para vender qualquer coisa. Fique atento para não exagerar na dose!

7. Não se esqueça do marketing boca a boca

A famosa divulgação boca a boca é tão importante para as empresas que até ganhou um nome chique e diferente: buzzmarketing. Esse tipo de propaganda é uma das mais eficientes para as empresas, já que as pessoas confiam nas recomendações que recebem uma das outras.

Fique atento ao que as pessoas falam sobre o seu negócio e estimule isso. Imagine que um cliente ligou e fez um super elogio ao delivery. A melhor ideia aqui é agradecer e pedir para que ele comente com seus amigos e pessoas próximas o quanto gostou do atendimento.

Conforme cresce o boca a boca, seu negócio entra em destaque e mais pessoas se interessam em comprar. Só fique atento ao atendimento para não frustrar as expectativas dos clientes que chegam animados pelo elogio de um conhecido.

Por que a fidelização de clientes é importante para um negócio?

Se você está se perguntando qual é o motivo de fazer a fidelização, saiba que a razão é bem simples: manter clientes e vender cada vez mais para eles é mais fácil do que captar novos clientes.

Pense bem, é mais garantido convencer alguém a comprar de novo em um negócio que ele conhece a qualidade dos produtos e confia na entrega do que convencer essa mesma pessoa a comprar em uma outra loja que ela não conhece.

A fidelização encurta o seu caminho até os bons resultados e faz com que seu negócio tenha uma base forte de clientes, que estão sempre consumindo com você e ajudando no seu faturamento.

Fidelizar não serve apenas para que as pessoas falem bem do seu negócio, mas sim para que elas não troquem os seus produtos ou serviços pelo dos seus concorrentes. Você tem que lutar pela maior fatia do mercado, certo? E nada melhor para essa missão do que conquistar clientes e fazer com que eles não saiam de perto de você!

Capriche na qualidade dos produtos, serviços e da entrega!

Nem mesmo as boas promoções serão capazes de ajudar um negócio que não atende bem seus clientes. Se você demora para responder as pessoas, vende produtos com qualidade menor ou não consegue fazer as entregas nos horários prometidos, isso é um grande problema de atendimento ao cliente.

Você precisa oferecer qualidade, tanto na hora de entregar quanto nos produtos que vende. Tenha certeza de que seu negócio toma esse tipo de cuidado, afinal, atender mal é um erro muito grave para quem quer fazer fidelização.

Se você está em dúvida sobre seu atendimento e a qualidade dos produtos, faça um teste. Compre algo parecido (ou até o mesmo produto) do seu concorrente e veja o que ele está fazendo para oferecer qualidade ao seu cliente. Essa técnica de análise da concorrência é muito usada pelas empresas que querem melhorar seus serviços e aprender como atender as pessoas cada vez melhor.

Para fechar este assunto, fique atento a três dicas rápidas:

  1. Pergunte o que seu cliente achou do atendimento e dos produtos e use as respostas como base para melhorar cada vez mais;
  2. Resolva os problemas sempre com atenção e gentileza. Falhas acontecem e, se você for atencioso, poderá contornar a situação sem perder o cliente;
  3. Mostre o tempo todo que seu cliente é importante para você.

Foco na felicidade do cliente!

Quando você oferece um serviço para seu cliente, é importante entregar qualidade de ponta a ponta, ou seja, é preciso tomar cuidado com o produto, com a embalagem, com o atendimento para vendas e até com a segurança (não esqueça que os dias de hoje pedem mais atenção com a higiene do que nunca).

Se você quer usar o delivery como um diferencial, algo que é realmente capaz de fidelizar seu cliente, é preciso focar naquele velho lema: o cliente vem em primeiro lugar.

Isso significa fazer um bom esforço para pensar como ele e refletir sobre o seu negócio, a forma de atendimento e quais são os pontos que podem ser melhorados para deixar os consumidores ainda mais satisfeitos.

Delivery hoje já não é mais um diferencial, agora, um delivery de qualidade feito por uma empresa que entende seu cliente e faz de tudo para entregar para ele mais do que apenas o seu pedido, isso sim pode ser considerado como algo diferente. É esse tipo de atendimento que vai ajudar na fidelização de mais e mais pessoas para o seu negócio.

E se você está em busca de algo diferenciado para oferecer no seu delivery, chegou a hora de conhecer o Pede Fácil. Sucesso entre nossos clientes, principalmente por juntar duas coisas muito importantes para as entregas:

  1. Um Menu Digital completo e bonito para ser compartilhado com os clientes;
  2. Um sistema para gerenciar as entregas e até pedir um motoboy.

Mude o delivery do seu negócio, conte com a parceria dos motoboys da Loggi e atenda seus clientes com a qualidade que eles merece!

Clique aqui e conheça já o Pede Fácil