Saúde financeira do negócio: 6 hábitos para incluir na sua rotina de empreendedor

Resumo do texto

  • Entenda o papel da saúde financeira na prevenção de riscos;
  • Conheça 6 estratégias para cuidar das contas do negócio;
  • Veja como a tecnologia pode ajudar a cuidar da sua empresa.

PagVendas: mais controle na palma da sua mão!

 

O mundo muda o tempo todo. Desafios surgem quando menos se espera, e os empreendedores precisam se adaptar e buscar novas estratégias para seguir buscando o sucesso.

E, para que as surpresas não prejudiquem esse caminho, é importante manter a saúde financeira do negócio em dia. Isso significa, conhecer a realidade da empresa e se preparar para aqueles períodos mais difíceis que podem vir pela frente.

Conheça algumas estratégias para cuidar da saúde financeira e fique preparado. 

Boa leitura!

Saúde financeira da empresa: Estratégias para ter sucesso

Saúde financeira: é melhor prevenir do que remediar!

Ter uma boa saúde financeira significa que a empresa está funcionando em equilíbrio. Ou seja, consegue pagar as despesas e custos com aquilo que ganha. Mas, não acaba aí. É preciso incluir neste cálculo uma reserva de emergência e investimento no negócio.

Em outras palavras, com a saúde financeira em dia, o negócio vai estar pronto para lidar com eventuais mudanças.

Porém, ninguém quer esperar o problema surgir para descobrir se tudo está em equilíbrio. Por isso, ficar de olho na saúde financeira da empresa é uma atitude de prevenção que evita maiores problemas lá na frente.

6 estratégias para cuidar da saúde financeira da sua empresa

Você pode adicionar hábitos a sua rotina para cuidar da saúde financeira do seu negócio e impulsionar cada vez mais suas vendas. Veja abaixo quais são.

1. Faça o controle do fluxo de caixa

O primeiro passo é saber como o dinheiro está sendo gasto. Separe entre custos fixos e variáveis, depois some os valores para descobrir e entender como o dinheiro sai do caixa.

Ter o controle do fluxo de caixa vai te ajudar a conhecer o movimento de entrada e saída. E, conhecendo essas informações, você consegue organizar o pagamento dos compromissos financeiros sem atraso.

Fugir dos juros e multas por atraso ou cheque especial te ajuda a economizar e não cair em dívidas. Além disso, entendendo o movimento, sempre terá dinheiro em caixa para que as emergências não pegam você de surpresa.

2. Monte um calendário financeiro

Monte um cronograma e preencha com todas as transações financeiras. Assim, você consegue mapear em quais datas a empresa fatura mais, quando precisa ter dinheiro em caixa para pagar as contas e quando acontece os recebimentos das vendas.

Não deixe de anotar tudo! Alguns itens essenciais são:

  • Data de pagamento de contas;
  • Data de pagamento aos fornecedores;
  • Dia de pagamento dos salários e benefícios (como vale-transporte e vale-refeição);
  • Data de recebimento das vendas feitas em maquininhas de cartão;
  • Datas estratégicas para o negócio (feriados, Black Friday, Dia das Mães e Natal)

3. Separe a Pessoa Física da Pessoa Jurídica

Essa dica deve ser como um mantra para todos os empreendedores. Separar as contas evita que você se confunda sobre a real situação financeira da sua vida e da empresa.

Para facilitar essa separação, tenha uma conta PJ que será usada apenas para as movimentações do negócio. E se for necessário, use um cartão de crédito exclusivo também. Assim, as faturas serão separadas e você sabe quanto o negócio gasta.

4. Tome cuidado com o estoque

Conhecer o estoque mínimo e o estoque máximo dos seus itens evita que você pague mais caro do que o necessário no fornecedor ou ocupe espaço demais com produtos em exagero.

Reserve um tempo da semana para fazer uma análise completa do estoque e suas movimentações. Para facilitar, faça o download e use a nossa planilha de controle de estoque.

 5. Invista em planejamento e aposte na automação

Incluir tecnologia no seu negócio não precisa ser sinônimo de altos investimentos. Com o PagVendas, as movimentações de estoque e fluxo de caixa são feitas automaticamente. Você precisa apenas acompanhar e conferir depois.

6. Faça acompanhamento constante dos dados

Por fim, é importante que você mantenha essas ações como um hábito. Não adianta fazer todo o controle financeiro por 2 meses e depois abandonar o acompanhamento. A criação desse histórico de dados  vai permitir prever bons momentos e se preparar para os que são mais complicados.

Conte com o PagSeguro para cuidar do seu negócio!

Os desafios fazem parte da vida do empreendedor. Se não tem como fugir deles, a melhor opção é se preparar para passar pelos momentos da melhor forma possível. 

Seguindo a missão de ser o braço direito do empreendedor brasileiro, o PagSeguro oferece ferramentas que te ajudam a cuidar do negócio. E, quando o assunto é controle da saúde financeira, o PagVendas te dá o que você precisa.

Com ele, todas as informações citadas acima, como fluxo de caixa, despesas, entradas e saídas e datas de pagamento, estão na palma da sua mão. Não é só isso! A melhor parte é que ele é gratuito e pode ser acessado pelo aplicativo, no computador, nas maquininhas Moderninhas e no PagPhone!

PagVendas: mais controle na palma da sua mão!