Resumo do texto
- Saiba o que é a Declaração de Conteúdo;
- Entenda se a Declaração de Conteúdo substitui a Nota Fiscal;
- Aprenda a emitir a Declaração de Conteúdo.
O envio da compra é o fechamento do ciclo, por isso, é importante saber cada detalhe dessa etapa. O uso da Declaração de Conteúdo é um dos pontos que precisa ser entendido.
Esse documento deve ser anexado à embalagem na hora do envio. Além de aumentar a segurança, em alguns casos substitui a Nota Fiscal.
Entenda melhor o que é e a forma correta de usar o documento nos envios.
Artigos que podem ser do seu interesse:
- Conheça os detalhes e regras dos envios de encomendas pelos Correios;
- Como rastrear encomendas pelos Correios? Confira!
- Envio Fácil: integre o serviço com as formas de pagamento do PagSeguro.
O que é uma Declaração de Conteúdo?
É um documento que deve ser preenchido com as principais informações sobre o envio. Na hora de preencher é preciso colocar a descrição do produto, valor e quantidade. Além de informar quem é o remetente (aquele que envia) e o destinatário (a pessoa que vai receber).
Para quem não emite Nota Fiscal, a Declaração de Conteúdo é ainda mais importante. Saiba o porquê!
A Declaração de Conteúdo substitui a Nota Fiscal?
Para quem não é obrigado a emitir Nota Fiscal, como MEI e pessoa física, a Declaração de Conteúdo substitui a Nota Fiscal.
Empresas obrigadas a emitir a NF usam a DANFE na hora de enviar o produto. A DANFE é uma representante do documento oficial (Nota Fiscal), que, normalmente, é enviado por e-mail para o cliente.
Microempreendedores devem fazer a Declaração de Conteúdo?
Sim! Quem é MEI deve usar a Declaração de Conteúdo. Quem é Microempreendedor Individual não é obrigado a emitir Nota Fiscal quando realiza alguma venda, por isso, deve usar este documento como substituta.
Como emitir a Declaração de Conteúdos pelos Correios?
O documento pode ser preenchida online ou à mão. É possível fazer o download do modelo oficial dos Correios e imprimir ou preencher online, no site dos Correios e já fazer a impressão dela pronta.
Quais as principais informações da Descrição de Produto dos Correios?
Na hora de preencher a Declaração de Conteúdo fique atento às informações mais importantes:
- Remetente e Destinatário: coloque o endereço e nome completo corretamente para que o produto seja entregue sem problemas;
- Descrição do produto: na área de “Identificação dos Bens”, adicione, resumidamente, o item enviado, as quantidades e o valor;
- Termo de responsabilidade: no final, assine, com data e local, para garantir que o documento corresponde com a legislação, ou seja, que o envio está sendo feito por uma empresa que não é obrigada a emitir nota fiscal, como MEI.
Como colocar a Declaração de Conteúdo na embalagem?
Na hora de colocar na parte externa da embalagem preste atenção se os dados do remetente e destinatário estão aparecendo.
É indicado colocar o papel em um pequeno saco plástico, o saco canguru, para evitar que, caso molhe, não perca informações no trajeto.
Veja como o Envio Fácil facilita o preenchimento da Declaração de Conteúdo
Imagina ter que preencher diferentes documentos com os mesmos dados? Parece cansativo e demorado, certo? Por isso, o Envio Fácil já facilita esse processo! Além de ter um valor acessível e a maior área de entrega do país, é super simples imprimir o que você precisa. Veja só:
- acesse a conta PagSeguro;
- na opção Venda Online, vá em Envio Fácil e escolha qual das suas vendas deseja enviar;
- informe as medidas e peso do pacote;
- confirme o uso da etiqueta Envio Fácil;
- faça a impressão da sua etiqueta;
- realize a postagem na agência dos Correios mais próxima.