Resumo do texto
- Entenda o que é Tabela Fipe e como ela funciona;
- Saiba quais pesquisas podem ser feitas na Fipe;
- Tire todas as suas dúvidas sobre a importância dessa tabela!
Na hora de comprar ou vender um veículo é normal consultar a tabela Fipe como base de referência para os valores. Ela também é usada para o cálculo de seguros e preço de revenda.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre a Tabela Fipe, mas ainda não sabe sobre seu funcionamento. Aprenda nesse artigo como são definidos os valores e como usar essa referência.
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- Transferência de Veículo: confira 10 passos para fazer sem complicação;
- Isenção do IPVA 2022: veja se você tem direito;
- IPVA SP 2022: confira os valores, calendário de pagamento e como parcelar!
Tabela Fipe: saiba o que é e como funciona!
A Tabela Fipe é uma referência para os valores de veículos. Ela foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em 2001 e é atualizada mensalmente. Nela, é possível encontrar o valor de venda de carros, motos, caminhões, micro-ônibus e utilitários novos e usados.
Esses valores são usados como referência para transações de compra e venda, cálculo de seguros e IPVA.
Conheça a Fipe: tabela para carros e motos
A Tabela Fipe traz os valores de carros e motos de acordo com modelo, ano e características extras. A partir de uma pesquisa com filtros específicos, é possível encontrar o valor de referência do veículo.
Os pesquisadores da Fipe rodam concessionárias em todo o Brasil analisando os preços de carros novos e, a partir daí, fazem a média nacional e calculam os valores para seminovos e usados.
Entenda a importância da Fipe para compradores e vendedores
Por ser atualizada constantemente, a Tabela Fipe se tornou uma referência para aqueles que compram e vendem carros novos, seminovos e usados. Ou seja, se o valor do veículo que você está prestes a comprar está muito diferente da Fipe, fique atento!
Consulta Fipe: quais são os tipos de buscas disponíveis?
A Tabela Fipe possui três categorias iniciais para fazer a pesquisa:
- Consulta de carros e utilitários pequenos;
- Consulta de caminhões e micro-ônibus;
- Consulta de motos.
Depois de selecionar o tipo de busca que quer fazer, é possível escolher entre a pesquisa comum e a por código Fipe. Na comum, é preciso adicionar as características do veículo (marca, modelo e ano).
Após preencher as informações e clicar em “Pesquisar”, o valor de referência é mostrado:
Confira as respostas das principais dúvidas sobre a Tabela Fipe:
Se ainda restam dúvidas sobre como a Tabela Fipe funciona, essa é a hora de saber as respostas!
Para que serve a Tabela Fipe?
A Tabela Fipe serve como referência de valores para automóveis novos, seminovos e usados. Ela é usada para o cálculo de compra e venda dos veículos, mas também para definir valor de seguros e do IPVA.
Como consultar o preço dos veículos na Fipe?
É só seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o site da Fipe;
- Escolha a categoria para a pesquisa (carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus ou motos);
- Preencha a marca, modelo e ano do modelo e clique em “Pesquisar”;
- Pronto! Veja o valor de referência!
Como descobrir o código Fipe?
Ao realizar a pesquisa, dentre as informações apresentadas, tem o código Fipe. Essa sequência numérica é exclusiva para aquele modelo, marca e ano do veículo.
A Tabela Fipe serve de margem para o IPVA?
Sim! Inclusive, os valores da Tabela Fipe são o principal componente do cálculo do IPVA. Porém, cada estado possui uma porcentagem aplicada em cima do valor de referência.
Por exemplo, em São Paulo a taxa é de 4%. No caso do carro apresentado na imagem acima, o IPVA seria calculado multiplicando 4% pelo preço médio, R$51.568. Quem possui esse carro em SP, paga R$2.062 de IPVA.
Quem é de São Paulo pode parcelar o IPVA através da conta PagBank! É super simples, veja só:
- vá em “Principais” e, em seguida, em “Pagar Contas”;
- escolha a opção “Fazer pagamentos no Detran SP”;
- cadastre as informações do veículo;
- confira se o CPF da conta é o mesmo que está no documento do veículo (é preciso que seja o mesmo).
Agora, é a hora do pagamento:
- coloque o Renavam (Se o número do seu Renavam tiver menos de 11 dígitos, complete com 0 à esquerda), placa e o nome que você quer dar para aquele veículo (ex: meu carro);
- com o veículo registrado, escolha como pagar (valor integral com desconto, integral sem desconto ou parcelado);
- confira o valor e vá em “Confirmar pagamento”.
Dicas financeiras para quem tem ou está pensando em ter um veículo
Saber consultar o valor do veículo na Tabela Fipe é bom para não cair em ciladas, como por exemplo comprar um carro usado por um valor muito acima do que ele vale. Mas não é a única coisa que você deve ter atenção! Veja mais algumas dicas:
1. Se possível, compre à vista
O carro não tem apenas a despesa da compra, igual uma televisão, por exemplo. Ele vai gerar uma série de custos ao longo do mês, como combustível, seguro e manutenção. Por isso, sempre que possível compre o automóvel à vista ou dê uma entrada de grande valor, assim, você não terá uma parcela muito grande e poderá focar em outras despesas.
2. Tenha um seguro
Apesar de não ser obrigatório, é importante manter o carro assegurado contra acidentes, furtos e roubo. Especialmente para quem usa o veículo para trabalhar ou precisa dele para se locomover até o local de trabalho. Se algo acontecer, o prejuízo será grande.
3. Tenha uma reserva para pagar as prestações
Caso não seja possível fazer o pagamento à vista, é indicado ter uma reserva de dinheiro para pagar as parcelas. Isso porque se elas atrasam, serão cobrados juros e multas e, neste caso, o valor do automóvel vai acabar se tornando muito mais alto! Faça um planejamento financeiro de longo prazo antes de investir em um veículo!