Resumo do texto
- Entenda o que é ser um Afiliado;
- Conheça os tipos de Afiliado que existem;
- Veja 4 dicas para ter sucesso na carreira de Afiliado!
Você está procurando uma nova forma de ganhar dinheiro, mas não sabe o que fazer? Se tornar um afiliado pode ser o caminho para aumentar os seus rendimentos!
Como afiliado, seu trabalho é indicar produtos ou serviços para outras pessoas. Seja com banner no seu site, link nas redes sociais ou e-mail marketing. E quando as pessoas seguirem sua indicação, adquirindo o produto ou serviço, você ganha uma bonificação por isso!
Quer usar sua rede de contatos para ganhar dinheiro? Então, veja como funciona um Programa de Afiliados e como fazer parte de um!
Afinal, o que é um afiliado?
O Afiliado é a pessoa que faz indicações de produtos ou serviços em troca de uma bonificação, que pode ser uma porcentagem ou valor fixo. O Programa de Afiliados é usado em diferentes segmentos, como bancos digitais, venda de cursos, sites de e-commerce, etc.
Como funciona um Programa de Afiliados?
Em um Programa de Afiliados, geralmente, os vendedores “emprestam” um espaço no site, usam suas redes sociais ou sua lista de endereço de e-mail para divulgar produtos ou serviços através de um link específico. Esse link específico é o que vai identificar que aquela pessoa veio através de uma indicação sua.
Toda vez que alguém clicar no banner que está no seu site ou no link que você divulgou, você pode ser bonificado. A remuneração muda conforme o Programa. Alguns trabalham com o custo por aquisição, que é quando a pessoa, de fato compra, outros trabalham com visualizações ou cliques.
Quem pode se tornar um Afiliado?
Em geral, qualquer pessoa pode ser um Afiliado, contanto que possa fazer a divulgação. Porém, cada empresa pode definir critérios específicos, como uma idade mínima para fazer parte do programa.
Quais são os tipos de Afiliados?
Existem três tipos de Afiliados. De acordo com a categoria que faz parte, você terá argumentos e formas de divulgação diferentes. Veja quais são:
1. Afiliado Autoridade
É quando o Afiliado tem autoridade em determinado assunto para indicar produtos e serviços.
Por exemplo, se você é um influenciador digital do meio da moda e indica uma loja de roupas, está usando seu conhecimento na área para vender o item.
A principal característica que este Afiliado deve ter é ser conhecido como autoridade em determinado assunto.
2. Afiliado Investidor (Afiliado Árbitro)
Neste caso, como o próprio nome já sugere, é quem investe para indicar o item ou serviço. Por exemplo, se você é muito bom em fazer anúncios nas redes sociais, pode usar essa qualidade para fazer as divulgações dos links de seus produtos.
A principal característica do Afiliado Investidor é que ele não precisa ser influente ou autoridade em algum assunto.
3. Afiliado Renda Extra
Já este Afiliado normalmente usa esse trabalho para fazer uma renda extra ao final do mês. Diferente dos primeiros casos, essa pessoa não tem muito conhecimento do nicho de atuação nem de anúncios.
A principal característica do Afiliado Renda Extra é que ele não tem muito conhecimento de técnicas de marketing e usa os campos de comentários em redes sociais e blogs para divulgação dos seus links.
Saiba quais são os benefícios de trabalhar como um Afiliado
Além da renda extra, tem mais benefícios envolvidos na escolha de se tornar um Afiliado! Confira:
Não precisa de um alto investimento
Mesmo para o Afiliado Investidor, o investimento para começar nessa área é mais baixo do que abrir um novo negócio do zero, por exemplo. Então, se não tem um valor para investir, mas quer começar a empreender, seja um Afiliado!
Ter seu próprio negócio ou renda extra
Empreender e começar um negócio ou ter uma renda extra no final do mês? Seja qual for o plano, ser um Afiliado pode te ajudar nesse objetivo. Afinal de contas, o trabalho depende apenas de sua divulgação!
Escolher quando e onde trabalhar!
Uma das vantagens de empreender é a liberdade de escolher quando, como e onde trabalhar. Se é isso que você procura para sua vida, ser um Afiliado é o caminho. No começo, é bem possível que você equilibre duas jornadas profissionais, mas aos poucos a atuação como Afiliado pode se tornar o trabalho principal!
Confira alguns Programas de Afiliados em funcionamento no Brasil
Se você quer se tornar um Afiliado, veja alguns programas por onde começar:
- Hotmart: indique cursos e infoprodutos que são publicados na plataforma;
- Monetizze: compartilhe os infoprodutos vendidos pelo site e ganhe toda vez que alguém comprar o curso.
- UOL Afiliados: escolha uma ou mais campanhas, divulgue em seus canais e seja bonificado pelas conversões.
Conheça o Programa de Afiliados PagBank
Divulgar o PagBank e as maquininhas do PagBank podem te render dinheiro! Seja um Afiliado PagBank e ganhe toda vez que alguém seguir uma indicação sua, abrindo uma conta ou comprando uma maquininha. Você pode escolher entre os formatos disponíveis:
- Banner para colocar no site;
- E-mail marketing;
- Links exclusivos para enviar para os contatos ou divulgar nas redes sociais.
No caso do PagBank, o pagamento é feito de duas formas:
- Quando a pessoa abre uma conta nova. A bonificação é de R$10 por conta aberta;
- Por venda de maquininha. A bonificação pode variar conforme o modelo.
4 dicas para ter sucesso sendo um Afiliado
Quer começar a atuar como Afiliado? Então, confira essas dicas para dar o pontapé inicial e ser um Afiliado de sucesso!
1. Estude o mercado
Procure conhecer qual nicho que você quer atuar e qual tipo de conteúdo você gosta de falar. Por exemplo, se você quer atuar com a Hotmart, identifique aqueles cursos que você gostaria de fazer. Assim, vai ficar mais natural na hora de indicar.
2. Escolha um bom produto e segmento
Sabendo qual mercado você vai investir, é hora de definir o produto e segmento. Se você for um Afiliado Autoridade, por exemplo, pode atuar com apenas uma loja ou apenas uma categoria de produto. Se for um Afiliado Investidor, pode definir um segmento único, como “roupas” ou “aparelhos eletrônicos” para trabalhar.
3. Saiba quem é o seu público
Esse ponto está diretamente ligado ao anterior. Conhecer com quem você está falando é essencial para escolher o produto e vice-versa! Por exemplo, o Afiliado Autoridade na área de carros, sabe que seu público se interessa pelo serviço de pintura automotiva. Já o Afiliado Investidor deve saber como segmentar o público nos anúncios para vender seus itens ou serviços.
4. Defina seu modelo de negócio
Sabendo quais são os produtos e o público que você vai falar, é hora de definir o modelo de negócio para o seu novo empreendimento. Pode ser uma estratégia de autoridade, para que você se torne especialista no assunto, um modelo que envolve investimento em anúncios ou sendo um Afiliado Renda Extra, que precisa de organização do tempo e plano de metas!
Venha fazer parte do Programa de Afiliados do PagBank
Se você quer começar a atuar como Afiliado, inscreva-se no programa de afiliados do PagBank. Você pode trabalhar com dois segmentos diferentes:
Divulgação das maquininhas PagBank
O PagBank é a solução completa para pagamentos. Segurança, eficiência e as melhores taxas para quem quer vender. Se você tem um site, pode usar os banners estáticos e os rotativos, pode divulgar através de e-mail marketing ou com links prontos e personalizados.
O pagamento é feito quando houver a compra de uma maquininha e o valor depende do modelo que a pessoa escolher.
Indique a conta PagBank
Já a conta PagBank é 100% digital, gratuita e com menos burocracia! Você pode divulgar o produto com os banners estáticos, usar seus contatos, disparar um e-mail marketing e enviar links prontos nas redes sociais e WhatsApp!
O pagamento é feito toda vez que uma pessoa abrir uma conta PagBank através da sua indicação.