Resumo do texto
- Entenda o que é e conheça as etapas de um processo de vendas;
- Saiba como seu negócio pode se beneficiar de um processo de vendas;
- Monte seu processo com esses 7 passos.
Aumentar as vendas é o objetivo da maior parte dos empreendedores. Para isso, é preciso pensar em diferentes etapas, desde atrair mais pessoas até facilitar a forma de pagamento. Ou seja, pensar em um caminho estruturado para melhorar a chance de conquistar o cliente.
E, essa estruturação do caminho conta com a criação de um processo de vendas. Um fluxo estratégico que ajuda seu negócio a vender mais! Se é isso que você busca, confira como melhorar a jornada de compra do cliente!
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Saiba o que é um Processo de Vendas!
O processo de vendas é um fluxo de ações para as etapas de venda. Em outras palavras, o processo de vendas é uma estratégia para vender mais! Com ele, a equipe passa a ter uma espécie de manual para lidar com o cliente da melhor forma possível. O processo de vendas deve ser desenvolvido levando em conta as particularidades e as necessidades de cada negócio.
Com um roteiro estabelecido, o negócio ganha agilidade, produtividade e velocidade no treinamento de novos colaboradores. Todo processo de vendas deve ser:
- Ensinável: significa que ele pode ser passado para outras pessoas e qualquer um da área comercial pode usar;
- Escalável: ou seja, ele deve ter condições de crescer, caso a demanda aumente;
- Mensurável: é necessário poder medir os resultados do processo de vendas;
- Previsível: é preciso ter ideia do que vai acontecer com o uso do processo.
Entenda as 4 etapas do Processo de Vendas
Conheça as etapas que devem fazer parte do processo de vendas. Lembrando que cada processo deve ser pensado exclusivamente para o negócio.
1. Prospecção
A primeira etapa é a busca pelo cliente. A prospecção pode ser feita em diferentes formatos, dependendo do negócio. Para quem está desenvolvendo um processo de vendas online, por exemplo, as redes sociais e os bancos de dados são uma fonte a ser usada.
Nesta etapa, é essencial definir qual o público você quer atingir. Assim, a equipe comercial não vai perder tempo trabalhando com um usuário que não tem chances de realizar a compra no final.
2. Qualificação
Neste momento, o foco deve ser a dor do cliente. O que isso quer dizer? Que a equipe comercial deve entender qual é o problema da pessoa. E então, avaliar se o produto vendido pode solucionar essa questão.
3. Apresentação
Se o cliente passou pelo filtro, é porque o produto vendido pode solucionar o problema dele. Neste caso, é hora de montar uma apresentação personalizada. A equipe de vendas, já sabe porque o cliente chegou até ali, então use isso para vender.
A ideia é que a pessoa acredite que este produto é a melhor forma de resolver o que ela precisa. Aqui, também é importante tirar todas as dúvidas que possam surgir!
4. Fechamento
Se a etapa anterior for bem sucedida, chegamos ao final do processo. Mas, isso não quer dizer que está tudo certo! Ainda tem trabalho a ser feito. O fechamento é o momento de assinatura de contrato e pagamento.
Nesta etapa, é importante ter atenção à negociação, quando houver essa possibilidade, e as formas de pagamento. Principalmente em compras de alto valor, a flexibilidade e a variedade de métodos para pagar podem fazer toda a diferença.
Monte um Processo de Vendas para sua empresa: confira o passo a passo!
Chegou a hora de aplicar a estratégia do processo de vendas na sua empresa. Lembrando que ele deve refletir as características do seu negócio e produto.
Confira as 7 etapas para montar o seu processo:
- Separe os procedimentos em etapas: crie tarefas e subtarefas para cada etapa que sua equipe comercial passa;
- Use ilustrações para “desenhar” o processo ideal: o apelo visual pode ajudar os envolvidos a se familiarizar com as etapas definidas;
- Defina as demandas e divida entre os membros da equipe: lembre-se que, quando a demanda ou a equipe aumentarem, essa etapa deve ser revista;
- Estabeleça indicações para medir os resultados: a cada tarefa definida, aponte quais são os índices a serem considerados em cada caso;
- Registre e formalize as informações do processo: não mantenha as informações desorganizadas, tenha tudo formalizado;
- Deixe o processo de vendas claro para todos os envolvidos: se o processo não chegar à equipe comercial, ela não vai se beneficiar do processo;
- Faça um acompanhamento da equipe de vendas: após distribuído, o processo precisa ser monitorado para avaliar os resultados!
Como um Processo de Vendas pode ajudar seu negócio?
Até aqui já deu para perceber que o processo de vendas pode ajudar sua equipe a entender melhor a jornada do cliente, certo? E, isso é um passo importante em direção ao sucesso! Dentre as vantagens de criar um processo de vendas, algumas são:
Aumento da produtividade da sua equipe
A área comercial não vai precisar ficar pensando em como abordar ou conversar com o cliente. Com o processo de vendas, ou seja, um roteiro personalizado para o negócio, eles podem acelerar o processo e aumentar a quantidade de interações.
Crescimento das vendas
Entendendo os clientes e oferecendo soluções personalizadas para eles, a chance de conversão aumenta. Na prática, isso significa aumento nas vendas!
Redução de falhas
Se cada vendedor trabalhar de uma forma, sem um padrão estabelecido, é normal acontecerem ruídos no meio do caminho. Com o processo de vendas, essas falhas são reduzidas e a equipe trabalha em sintonia.
Ofereça diferentes opções de pagamento para facilitar o Processo de Vendas do seu negócio
Na hora de fechar a venda, o negócio precisa ter diferentes métodos de pagamento disponíveis. Uma forma de oferecer várias opções é contar com o PagSeguro.
As Maquininhas do PagSeguro oferecem mais de 20 meios de pagamento, entre eles Pix, débito e crédito (com parcelamento e à vista). Além disso, sua empresa pode escolher outras formas de pagamento, como: