Resumo do texto
- Entenda o que é uma estratégia de vendas;
- Saiba quais são as 4 etapas da venda;
- Dicas para criar uma estratégia de vendas efetiva!
Se você é empreendedor e quer ganhar mais dinheiro, saiba que as estratégias de vendas podem ser um dos caminhos para aumentar o faturamento.
Essas técnicas te ajudam a entender o público alvo, as melhores formas de ofertar o seu produto ou serviço e como fidelizar clientes!
Quer saber como aumentar o faturamento? Então, confira as dicas e saiba como colocá-las em prática.
- Conheça os Tipos de Vendas e seus principais benefícios!
- Canais de venda: entenda o que são e como escolher o melhor;
- 5 estratégias de marketing para melhorar os resultados do seu negócio.
O que é e qual a importância da estratégia de vendas?
Ter uma estratégia de vendas significa montar um planejamento com uma série de ações que buscam tornar todo o processo de vendas mais eficaz, desde a busca por clientes até a fidelização.
Para montar um planejamento para a área de vendas do seu negócio, é essencial que você tenha um conhecimento profundo do produto ou serviço vendido, assim como informações sobre o perfil de clientes e como fidelizá-los.
Conheça as 4 etapas da estratégia de venda!
Já deu pra entender que as estratégias de vendas são uma série de ações para melhorar esse processo. Porém, por onde começar? O primeiro passo que você precisa ter em mente é que toda venda passa por 4 etapas.
- Prospecção
Nessa etapa, o foco é a busca pelo cliente em potencial. Muitas vezes, essa responsabilidade acaba ficando mais direcionada para o marketing, mas o time de vendas também pode participar da prospecção, até porque são eles que vão seguir com o atendimento!
- Qualificação
Essa etapa é quando o vendedor analisa se o produto ou serviço vendido é, realmente, ideal para o cliente. Por exemplo, o vendedor de uma agência de viagens começa a conversar com um casal que acabou de entrar e percebe que eles querem fazer um cruzeiro, mas a empresa não vende esse tipo de viagem. Ou seja, na etapa de qualificação, ficou claro que essa venda não seguirá em frente!
- Negociação
É aqui que o time de vendas vai fazer sua mágica! É hora de mostrar porque o seu produto ou serviço é a melhor solução para o que o cliente busca. Por isso, é essencial que a equipe esteja preparada e treinada para tocar essa etapa. Eles precisam conhecer, a fundo, os diferenciais do produto ou serviço e saber o que o público deseja.
- Fidelização
Essa é a cereja do bolo! A fidelização é mostrar para o seu cliente que, além do produto ou serviço ser o ideal, ele vai se encantar com o atendimento, o pós-venda e o que mais a empresa oferecer!
Saiba o que você precisa para criar uma estratégia de vendas bem sucedida
Agora que você já conhece as etapas que fazem parte de uma venda, é hora de montar sua estratégia efetiva! Confira algumas dicas que podem te ajudar:
Conheça bem o seu cliente e qual problema ele precisa resolver
Para começar, é preciso conhecer bem quem vai comprar seu produto ou serviço. Ou seja, a sua buyer persona. Entender quais as necessidades que o seu público-alvo têm, vai te ajudar a criar uma abordagem melhor para a fase de prospecção e desenvolver diferentes formas de negociar.
Estude o mercado e analise sua concorrência
Olhar para o lado e comparar com o que você faz, ajuda a deixar claro quais são os pontos fortes e os que precisam ser melhorados no seu negócio. E, com isso, você pode investir em aperfeiçoamentos.
Uma dica útil é ficar de olho nas interações nas redes sociais, por exemplo, para entender se há reclamações nos perfis dos concorrentes.
Avalie o desempenho da estratégia usando os números
Ao implementar as mudanças, não deixe de acompanhar os números de venda! É normal que talvez você precise rever alguns pontos para deixar sua estratégia ainda mais efetiva.
Utilize a tecnologia como sua aliada nas vendas
Para as diferentes etapas de compra, a tecnologia pode ajudar, e muito, a sua vida! Por exemplo, se precisa conhecer melhor seu cliente, que tal criar um formulário de pesquisa e compartilhar com quem já comprou com você?
Coletar e registrar as informações de todas as vendas te ajuda a criar um banco de dados completo sobre o seu negócio!
Quer vender mais? Facilite as formas de pagamentos para seus clientes
No momento da negociação, por exemplo, oferecer diferentes formas de pagamento deixa seu cliente feliz e é um passo mais próximo da fidelização!
Para quem vende fisicamente as Maquininhas do PagBank são uma ótima opção
Para quem faz vendas em espaço físico, as maquininhas do PagBank te dão a variedade que o negócio precisa! Com elas, dá para aceitar as principais bandeiras de cartão, mas também Pix/QR-Code, compras à vista e parceladas!
Além disso, com as maquininhas, você tem:
- As melhores taxas;
- Fica livre do aluguel ou mensalidade;
- 5 anos de garantia;
- Tecnologia NFC (pagamento por aproximação).
Se o seu negócio é online: Descubra o Link de Pagamento PagBank
Se o seu negócio está vendendo em ambiente online, o Link de Pagamento PagBank pode ser o seu melhor amigo!
Basta gerar um link de pagamento através do super app ou no painel de controle PagBank e enviar para a pessoa!
Fácil e rápido para todos os envolvidos na negociação! Para criar o seu, basta seguir o passo a passo:
- Entre no super app do PagBank e clique em “Vendas”;
- Selecione “Link de Pagamento”;
- Clique em “Criar Link de Pagamento” e siga as instruções;
- Escreva o nome e valor do produto;
- Escolha as opções para personalizar quantidades, simular frete e tempo de duração do link;
- Clique em “Criar”. Feito! Agora é só compartilhar!