Aprenda a montar um Script de Vendas e veja como ele pode ajudar seu negócio a faturar mais!

Resumo do texto

  • Como funciona um Script de Vendas?
  • Veja como elaborar um Script de Vendas para sua empresa;
  • Conheça alguns modelos prontos para se inspirar!

 

Ser bom de papo não é a única coisa que um bom vendedor tem que ter. Para encantar, convencer e converter um cliente em venda, é preciso treinamento, conhecimento e um roteiro! Esse roteiro também é chamado de script de vendas.

Veja o faturamento da empresa aumentar juntando simpatia com um bom script para vendas! Se você ainda não sabe como fazer isso, vai aprender agora.

como criar script de vendas

O que é um Script de Vendas?

O script de vendas é um roteiro para o vendedor usar ao longo da conversa com o cliente em potencial. Ele funciona como um guia, com espaço para personalização e adequação ao caso.

Ele pode ser usado no telefone, e-mail, WhatsApp ou, até mesmo, no presencial. Quando a negociação é mais longa, ele é ainda mais importante!

Um exemplo rotineiro é quando surge um novo produto e o vendedor percebe que todo mundo pede uma explicação de como funciona. Então, ele cria uma resposta padrão. Essa mensagem é parte de um script de venda!

Por que é importante ter um Script de Vendas?

O script de vendas vai facilitar e acelerar o contato com o comprador. Além disso, ele traz outras vantagens, como:

  • Evitar que o vendedor esqueça de passar informações importantes;
  • Criar um padrão de atendimento para empresas que trabalham com mais de 1 funcionário;
  • Usar argumentos chamativos, cuidadosamente pensados para aumentar a chance de venda.

Veja o passo a passo para elaborar um Script de vendas!

A primeira coisa é entender o processo de vendas do seu negócio. A partir dele será possível reconhecer os padrões, momentos que o contato “desiste” da compra e qual o ponto-chave, que faz ele decidir pelo negócio.

Para isso, analise várias conversas entre vendedor e lead e separe em etapas, por exemplo:

  1. Apresentação;
  2. Conhecimento da dor;
  3. Proposta de solução (Produto);
  4. Negociação;
  5. Fechamento da compra.

É claro que cada empresa vai ter suas próprias etapas. Aqui, damos apenas um exemplo!

Estude seu mercado, produto e público

Converse com a equipe e explique os pontos principais do produto que eles estão vendendo. Eles precisam conhecer os diferenciais para apresentar aos clientes.

Observe como os melhores vendedores abordam os clientes

Veja como é o roteiro de conversa das vendas que são fechadas. Muitas vezes, uma frase diferente é o que faz o cliente levar o produto. Estude várias abordagens para entender quais funcionam e quais não convencem!

Bote na ponta do lápis e adapte para sua realidade

Por mais que o roteiro de vendas seja um documento padrão a ser seguido, é importante adaptar para sua realidade e reavaliar a eficácia do script de tempos em tempos. Faça a análise dos indicadores antes e depois do uso e veja se os números melhoraram!

Confira alguns modelos de Script de Vendas prontos!

Aquela parte que você estava esperando chegou! Confira alguns modelos de Script de Vendas prontos para usar como base na hora de criar o seu!

Não esqueça de adaptar os scripts para sua realidade.

  • Mensagem de apresentação

Olá, cliente! Tudo bem? 

Meu nome é X e eu trabalho na Empresa Y. 

Nosso software foi desenvolvido e pensado em empresas como a sua. Com ele, você pode acelerar o processo interno e ganhar mais tempo!

Se quiser conhecer mais, podemos marcar uma chamada para eu contar um pouco mais sobre o produto. Me indique o melhor horário para conversarmos.

Abraços!

[nome da empresa]

  • Mensagem de avaliação do problema

Olá, cliente! Tudo bem?

Percebemos seu interesse na nossa solução de tecnologia para grandes empresas. Podemos marcar uma reunião para eu entender melhor o que você precisa e como podemos ajudar o seu negócio?

Aguardo seu retorno para encontrarmos o melhor horário!

Abraços,

  • Mensagem de negociação

Olá, cliente! Tudo bem? 

Fico feliz que gostou da nossa proposta. Nosso produto foi desenvolvido por uma equipe técnica especializada e oferece uma série de benefícios para a sua empresa. O valor investido vai economizar tempo da sua equipe e irá gerar agilidade de atendimento.

Além disso, com o software de atendimento via WhatsApp, seus consumidores serão respondidos o quanto antes e ficarão satisfeitos com o comportamento do seu negócio. Nós podemos oferecer um período de 15 dias de teste, o que acha?

Aguardo sua resposta.

Grande abraço.

Como deu pra perceber, o script de vendas pode ser personalizado de acordo com o cliente e com o andamento da conversa. Muitas vezes, a etapa de negociação é super rápida, partindo para o fechamento. Em outros casos, é preciso mais dedicação antes de fechar!

Se está interessado em preparar melhor os vendedores do seu empreendimento em busca de maior faturamento, confira estes artigos: