Resumo do texto
- Saiba o que são smart contracts ou contratos inteligentes;
- Veja alguns exemplos de aplicação dos smart contracts;
- Conheça as vantagens e desvantagens dos contratos inteligentes.
A tecnologia blockchain trouxe um novo conceito de registro de informações. Com ela, é possível fazer negociações digitais com muito mais segurança e transparência.
Os smart contracts, por exemplo, são inovações trazidas por essa tecnologia e que permitem automatizar acordos em diversas operações financeiras, inclusive às que envolvem criptomoedas.
Esses “contratos inteligentes” garantem mais rapidez e segurança na finalização de um acordo, sem que a execução dependa de um intermediário ou instituição financeira.
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
- O que é Criptomoeda? Como Surgiu e Qual a sua Importância;
- Mineração de Criptomoedas: saiba o que é e como funciona;
- O que é ETF de criptomoedas e como fazer esse investimento.
O que são os Smart Contracts?
Smart contracts ou “contratos inteligentes” são protocolos que registram operações em uma rede blockchain.
Apesar de pouco conhecido pelo público, esse tipo de “contrato” pode ser usado em diversas áreas relacionadas a e-commerce, imóveis, seguros, entre outros.
Assim como em um acordo tradicional, ele também tem cláusulas que determinam as obrigações e penalidades. Só que no smart contracts, tudo isso é feito por meio de códigos de programação.
Qual é a relação de smart contracts com Blockchain e Criptomoedas?
Podemos dizer que blockchain é o ambiente onde os smart contracts são executados. Nesse caso, todas as suas cláusulas (códigos) são gravadas na rede por meio de criptografia, garantindo a segurança das transações.
Por exemplo: imagine que duas pessoas estão em um cartório para registrar um contrato de compra e venda de um bem. Nesse caso, o cartório funciona como a blockchain, confirmando que essa transação realmente ocorreu.
E o que isso tem a ver com as criptomoedas?
Quando você compra ou troca criptomoedas com outra pessoa, a rede gera um contrato formado por códigos para atestar que a operação ocorreu. Ou seja, um “contrato inteligente”.
Desde o lançamento das primeiras criptomoedas, especificamente a Ethereum (ETH), os smart contracts vem sendo usados.
Afinal, toda criptomoeda tem smart contract?
Atualmente, é possível utilizar os smart contracts em várias plataformas. Confira alguns exemplos:
- Ethereum (ETH): plataforma responsável pela inauguração dos smart contracts no mercado;
- Cardano (ADA): lançada pelo co-fundador da Ethereum, a Cardano também executa contratos inteligentes;
- Solana (SOL): destaca-se por ser uma rede muito rápida, barata e uma solução de smart contracts altamente escalável;
- Avalanche (AVAX): lançada em 2020 pela Ava Labs, a Avalanche também apresenta uma proposta que permite criar contratos inteligentes com mais rapidez e menor custo.
Entenda como os smart contracts funcionam!
Acabamos de ver que os smart contracts possuem a mesma finalidade de um contrato tradicional: registrar um acordo. No entanto, esse formato conta com a facilidade de ser totalmente digital.
Uma publicação no site oficial da Ethereum compara o processo com uma máquina de venda automática (aquelas com chocolates, refrigerante e etc.)
- Você seleciona um produto;
- A máquina informa o valor necessário para adquirir o produto;
- Você insere a quantidade correta;
- Por fim, a máquina verifica se você inseriu a quantia correta e dispensa o produto que você escolheu.
Nesse caso, a máquina só liberará o produto depois que todos os requisitos forem atendidos, ou seja, quando selecionar o item e inserir dinheiro suficiente.
É assim que ocorre nos contratos inteligentes. A ordem só é executada automaticamente quando as condições do contrato são cumpridas.
Tudo isso, sem precisar da supervisão de um profissional especializado ou instituição financeira.
Smart contracts: veja alguns exemplos de aplicação
Os smart contracts podem ser usados em diversas operações. Veja alguns exemplos:
- Criação e distribuição de ativos digitais exclusivos, como os NFTs;
- Empréstimo e troca de criptomoedas;
- Transações imobiliárias;
- Contratos de seguros.
Confira como utilizar um smart contract!
A maioria dos smart contracts são criados na rede Ethereum. Sendo assim, qualquer pessoa pode usar esses contratos inteligentes se tiver o ether (token nativo da rede), que pode ser comprado de outros usuários ou em corretoras de criptomoedas.
A própria plataforma da Ethereum disponibiliza informações sobre como usar um contrato inteligente e quais são os custos envolvidos.
Conheça as vantagens e desvantagens dos Contratos Inteligentes
Para entender melhor como funcionam os smart contracts, conheça as principais vantagens e desvantagens desta ferramenta:
Vantagens
A primeira vantagem é que o processo de criação e implementação do contrato inteligente costuma ser mais rápido e eficiente que os modelos tradicionais. Além disso, podemos destacar:
- Autonomia: atendendo a todos os requisitos, o contrato é executado imediatamente, sem gastar tempo com preenchimentos manuais ou qualquer outra intervenção humana;
- Segurança: como os registros das transações na Blockchain são criptografados, é quase impossível hackear os dados contidos no documento;
- Transparência: os participantes das transações têm acesso a todos os dados do processo, sem o risco de manipulação para beneficiar uma das partes.
Desvantagens
- Risco de falhas no desenvolvimento: como o seu desenvolvimento depende de um programador, podem surgir erros na execução do contrato;
- Não possuem regulamentação específica: ainda não existe uma regulamentação específica sobre os contratos inteligentes no Brasil;
- Acesso limitado: nem todas as pessoas têm acesso à estrutura necessária para operar as tecnologias blockchain.
- Necessidade de conhecimento técnico: esses contratos são executados com códigos de programação, uma habilidade que não é conhecida pelo público geral.
Investir em Criptomoedas é mais fácil do que você pensa!
Entender sobre smart contracts é importante para você que quer atuar no mercado de criptomoedas ou pretende explorar outras áreas que dependem dessa tecnologia, como a emissão de tokens, criação de contratos jurídicos e até compras online.
Mas para investir em cripto desde já, você não precisa aprender programação nem nada do tipo! É só abrir o super app Pagbank que você encontra uma opção simples e segura de potencializar os seus rendimentos.
São 3 fundos diferentes para atender a todos os perfis de investidores:
- Hashdex 20 Nasdaq Crypto Index: até 20% dos ativos em criptoativos e 80% em renda fixa;
- Hashdex 40 Nasdaq Crypto Index: até 40% dos ativos em criptoativos e 60% em renda fixa;
- Hashdex 100 Nasdaq Crypto Index: até 100% dos ativos em criptoativos.
Invista em Fundos de criptomoedas com o PagBank!
“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”