Confira algumas dicas para criar senhas fortes e proteger seus dados e dinheiro!

Resumo do texto

  • Confira 5 dicas para criar senhas fortes;
  • Veja como proteger seus dados no dia a dia;
  • Descubra o que são golpes de engenharia social.

PagBank: sua segurança em primeiro lugar!

 

Praticamente tudo na sua vida precisa de senha, desde sites de compras, redes sociais, cartões e até celular! Então, para facilitar, é normal que você crie uma única combinação para tudo.

Caso tenha se reconhecido nesse caso, não se preocupe, você não está sozinho! Mas, assim como tantas outras pessoas, saiba que precisa adicionar segurança às suas senhas.

Para manter seus acessos e dados seguros é preciso saber como criar uma senha forte, ou seja, difícil de ser descoberta ou hackeada. Tendo atenção a esse ponto estratégico, você pode fugir de eventuais golpes e manter sua vida mais tranquila!

5 dicas para criar senhas fortes e seguras!

Para evitar que seus dados pessoais sejam descobertos ou hackeados (quando o criminoso não adivinha a senha, mas consegue acessar por meio de programação), é preciso criar senhas fortes sempre que se cadastrar em um novo site! Veja algumas dicas para melhorar os seus acessos.

1. Não use datas pessoais conhecidas

Aniversário do filho ou o próprio são números fáceis de serem descobertos! Evite usar esses dígitos e dificulte a vida daqueles que estão de olho em seus dados. Na criação de senhas de cartão, que costumam usar apenas algarismos, a dica é ainda mais fundamental!

2. Evite colocar nomes ou sobrenomes

É normal que as pessoas apelem para senhas que sejam fáceis de memorizar. Mas, quanto mais “óbvio”, mais fácil de ser descoberta. Evite o uso de nomes e sobrenomes para compor suas senhas.

3. Sempre adicione caracteres diferenciados

Além de letras maiúsculas e minúsculas e números, é importante adicionar caracteres especiais. Alguns exemplos são: @, !, ?, #, -. 

Eles podem compor a senha ou substituir letras para dificultar a descoberta. Ao invés de optar por Carlinhos12, use C@rl!nho$12#. Viu só como fica bem mais difícil quando misturamos números, letras e caracteres especiais.

4. Crie variações das senhas para diversificar

Faça uma palavra passe complexa, usando termos que ninguém associe a você e crie variações dessa mesma senha para diversificar o uso. Assim, você não precisa repetir em mais de um site.

Usando o exemplo que demos acima, você pode usar C@rl!nho$12# em um site e depois C@rl!nho$456# em outro. Assim, por mais parecidas que sejam, as pequenas modificações dificultam a descoberta.

Se você tem medo de não conseguir decorar todas as variações criadas, pode usar um Gerenciador de Senhas. Ou seja, um aplicativo que te ajuda a armazenar todas as informações.

Evite usar as mesmas informações na senha do Wi-Fi de casa, no acesso às redes sociais e ao site do seu banco. Isso porque se uma é descoberta, você precisaria correr para mudar todas as outras!

5. Não ignore senhas que pareçam desimportantes

Sabe aquela senha que você coloca na hora de ligar o computador? É normal que você opte por algo mais simples, até porque pode ter que compartilhar com filhos, irmãos ou pais. 

A rede Wi-Fi é outra que costuma ter um código mais simples, para emprestar aos amigos, por exemplo. Mas não é porque elas são mais “compartilhadas” que devem ser fáceis.

A rede de internet da sua casa e o seu computador também guardam informações importantes! Por isso, você também precisa ter cuidado com elas. Na dúvida, opte por algo que não tenha relação com outras senhas, já que outras pessoas podem utilizá-las.

Principais erros na criação e uso das senhas e como evitá-los

A criação de uma senha forte não é a única questão para ficar atento. A manipulação da informação também é importante. Isso porque, muitas vezes, a palavra-passe é boa, mas acaba “vazando” e chegando nas mãos de pessoas mal intencionadas.

Abaixo, trouxemos alguns erros comuns que cometemos no dia a dia e algumas dicas para não cair neles. Confira!

  • Cuidado ao anotar em lugares de fácil acesso

Escolha guardar os dados em locais estratégicos. Não coloque na gaveta da mesa do escritório, por exemplo. O ideal é que, caso você precise anotar, coloque em locais seguros, sem acesso. Aqui, reforçamos o uso de um aplicativo de Gerenciador de Senhas.

  • Evite compartilhar senhas por apps de mensagens

Sempre que precisar compartilhar a senha com alguém, prefira fazer uma ligação e repassar a informação. Assim, ela não fica salva em chats e mensagens.

  • Tenha atenção ao seu redor quando usar senhas na rua

Sempre que for usar maquininha de cartão, dê uma olhada ao redor antes de digitar os números. Se, mesmo assim, não se sentir seguro, procure esconder a informação com o próprio corpo e a mão.

  • Não coloque senhas em sites desconhecidos

Preste atenção ao endereço da página que está usando e confira se possui o cadeado, que aponta a presença do certificado de segurança SSL. Além disso, não confie em aplicativos indicados por pessoas desconhecidas.

Golpes de engenharia social podem roubar senhas sem você perceber!

Criar senhas fortes é importante para impedir que as pessoas descubram o acesso e invadam sua conta. Mas, é preciso mais do que isso. Os golpes de engenharia social são aqueles que usam manipulação e iludem o usuário para que ele passe dados sensíveis.

Alguns exemplos que vêm causando vítimas são: Golpe do Presente, Golpe da Central Falsa e Golpe do Motoboy.

Sua segurança, assim como seus dados e informações pessoais, são importantes para o PagBank. Por isso, nos dedicamos a criar uma série de conteúdos para que você consiga se proteger e ficar mais atento. Veja alguns deles: