Ethereum: o que é e como funciona?

Resumo do texto

  • O que é ethereum (ETH)?
  • Conheças as vantagens desse tipo de ativo;
  • Fique por dentro do mundo das criptomoedas com o PagBank.

 

O token ether (ETH), da rede Ethereum, é o segundo criptoativo mais popular da atualidade, atrás apenas do bitcoin (BTC). Com isso, ambas as moedas são as primeiras escolhas dos investidores e entusiastas do universo cripto.

Ainda assim, apesar das comparações, o ether e o bitcoin são completamente diferentes: enquanto o BTC se propõe a ser usado como moeda digital, o ETH é o ativo que permite o funcionamento de uma rede voltada aos aplicativos descentralizados.

Para ficar por dentro dos principais detalhes sobre o ether e a rede Ethereum, acompanhe o texto que o time de investimentos do PagBank preparou para você!

O que são contratos inteligentes?

Pode parecer complicado, mas não é: smart contracts, contratos inteligentes ou aplicativos descentralizados são protocolos que utilizam uma linguagem de programação – no caso da Ethereum, a Solidity – para servirem a vários propósitos, como moedas digitais, plataformas de registro e armazenamento de dados, corretoras descentralizadas e aplicativos de empréstimos e financiamentos.

A grande diferença destes contratos inteligentes para outros programas é a capacidade de auto execução, ou seja, eles funcionam automaticamente, seguindo as regras estipuladas pelos programadores no código, sem a necessidade de intervenção de empresas ou governos.

Apesar de funcionarem “no automático”, esses protocolos podem ser atualizados. A forma como isso acontece depende do que está no código: eles podem ser alterados pelos seus criadores, em projetos mais centralizados, ou por votação da comunidade de usuários, nas iniciativas mais descentralizadas.

Assim, com contratos inteligentes, é possível adquirir produtos, contrair empréstimos, negociar criptoativos e realizar uma série de outras tarefas sem depender de autorizações, licenças ou da “boa vontade” de terceiros.

Um dos principais exemplos de contrato inteligente é a corretora descentralizada Uniswap, do token UNI, que permite a negociação e troca de criptoativos de forma automatizada, a partir de um algoritmo.

Vale destacar que há outras redes que também permitem a criação de programas descentralizados, como a Cardano (token ADA) e a Polkadot (token DOT).

O que é ETH?

Como funciona o token ETH?

Deu para entender o que é a rede Ethereum certo? Mas e o token ether, ou ETH? Qual a sua função nesta rede? Na realidade, o ETH realiza diversas tarefas:

  • Meio de pagamentos: assim como o BTC, o ETH pode ser usado para transferências e pagamentos entre os usuários;
  • Pagamento de taxas: a “gas fee”, ou “gás”, taxa paga nas transações e criação e execução de contratos inteligentes, é precificada em ETH;
  • Recompensa dos validadores: o token ETH é dado como recompensa aos validadores das transações que ocorrem na rede;
  • Staking: para ser um validador, é necessário deixar uma quantidade de ETH “bloqueada” no protocolo, o que torna a cripto essencial para o funcionamento da rede;
  • Investimentos: assim como outros criptoativos, o ETH é utilizado como investimento por entusiastas do mercado financeiro.

Como se percebe, o ether é uma espécie de combustível da rede Ethereum e está envolvido diretamente no seu funcionamento e nas recompensas dos validadores.

Como é a criação do ETH?

Até o fim de 2022, a blockchain Ethereum utilizava o processo de mineração para autenticar as transações e “fabricar” novos tokens. Contudo, ela passou por uma grande mudança, ao substituir o mecanismo de mineração – conhecido tecnicamente como Prova de Trabalho ou PoW – pela validação, ou seja, pela Prova de Participação ou PoS.

A mineração requer a utilização de milhares de máquinas para autenticar as transferências, o que gera um gasto energético considerável. A Universidade de Cambridge estima que a rede do Bitcoin gasta, atualmente, mais energia por ano do que toda a Argentina.

Por outro lado, a Prova de Participação utiliza os próprios donos de ETH para autenticar as transações na rede. Atualmente, qualquer um que possua 32 ETH – equivalente a cerca de R$ 281 mil em tokens em agosto de 2023 – pode deixar suas moedas “travadas” no protocolo para realizar as autenticações e, em troca disso, receber ETH como recompensa.

Com a Prova de Participação, a rede Ethereum estima uma diminuição de 99,95% no gasto energético na autenticação de transações, quando comparado ao mecanismo da Prova de Trabalho.

A mudança agrada grupos preocupados com questões climáticas e ambientais e está sendo bem recebida pelo mercado, o que explica, em parte a valorização do ETH, que subiu 54% nos primeiros 7 meses de 2023, segundo dados do CoinMarketCap.

Staking de ETH

Conforme explicado, a mudança da rede Ethereum para a Prova de Participação simboliza a substituição dos mineradores por validadores. Estes validadores precisam travar, no mínimo, 32 ETH na rede para participar do processo e receber as recompensas pelo serviço.

O ato de depositar criptoativos num protocolo para participar do processo de validação é conhecido no mundo cripto como “staking”. O interessante, para os validadores, é que o staking paga uma espécie de juros sobre os tokens depositados.

No site Staking Rewards, estima-se que o depósito de ETH no protocolo gera um retorno de 4,99% ao ano aos investidores. Lá, também é possível conferir o rendimento de outras redes que utilizam o mecanismo de Prova de Participação.

Na prática, ao se tornar um validador, o usuário “concorre” com os demais pelo direito de validar um bloco de transações. Nessa linha, quanto mais ETH se deixa depositado, maiores as chances de ser escolhido pelo protocolo para a validação.

Caso seja sorteado, o usuário ganha os tokens ETH que são gerados pelo bloco. A cada 12 segundos, aproximadamente, um sorteio é feito, já que esse é o intervalo de tempo na geração de um novo bloco na rede Ethereum.

Cripto é com o PagBank!

Agora você sabe o que é e como funciona a rede Ethereum e o token ETH. Para saber mais sobre criptomoedas, acompanhe os artigos no Blog PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”