Você sabe o que é a Lei da Oferta e Procura? Descubra como ela pode impactar o seu negócio!

Resumo do texto

  • Entenda como funciona a Lei da Oferta e Procura;
  • Veja como a lei impacta diretamente os seus negócios;
  • Elasticidade da oferta e da procura: saiba o que é!

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Como empreendedor, é importante entender a variação de preços no mercado. Ela acontece por diferentes motivos, mas um dos principais fatores é a Lei da Oferta e da Procura. E, você precisa conhecer melhor o funcionamento dela para manter a gestão do seu negócio.

A oferta e a procura de um determinado produto são duas variáveis que influenciam diretamente na precificação dele. Se você não sabe o que é a Lei da Oferta e Procura, está na hora de aprender!

Confira como funciona a variação de preço baseada na demanda e na oferta e saiba como aplicar no seu negócio.

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Como funciona a Lei da Oferta e da Procura?

Na economia, a Lei da Oferta e da Procura é uma das responsáveis pela formação de preços. Inicialmente, pode parecer um pouco confuso de entender, mas vamos ao um exemplo prático:

Imagine que você tem muitos produtos de inverno em estoque. Com a mudança de estação, faz uma promoção para serem vendidos. Ou seja, quando você tem muita oferta em mãos, reduz o preço para aumentar a procura.

Pensando em uma relação entre clientes e empresas, a ideia é que os consumidores procurem mais, quanto menor for o preço. Além disso, as empresas sobem os preços quanto maior for a procura.

Percebeu como essa balança pode afetar os preços?

Oferta e procura: conheça esses conceitos

A Lei da Oferta e Procura obedece essas duas variáveis. Mas, para entender o papel de cada uma na precificação de itens, entenda melhor esses conceitos:

Oferta

A oferta é aquilo que está sendo disponibilizado no mercado, seja um produto ou serviço. Ela também pode representar a quantidade de itens comercializados. Por exemplo, você pode ter no estoque a oferta de 10 camisas brancas.

A quantidade disponível pode impactar na precificação e na procura do produto. Afinal de contas, se for algo que tenha pouquíssima quantidade, a tendência é que as pessoas procurem mais e o preço suba. Por outro lado, se tem muita opção disponível e pouca procura, o preço cai para que a demanda aumente.

Procura

Também chamada de demanda, o conceito está relacionado com a quantidade de pessoas que estão querendo um certo item. Por exemplo, quando a Apple lança um novo modelo de celular, a procura aumenta muito, já que é um objeto de desejo.

A procura pode ser influenciada por diferentes fatores, como preço, desejo, escassez e, até mesmo, o marketing!

Como a Lei da Oferta e da Demanda impacta os negócios?

Mas, na prática, como a Lei da Oferta e da Demanda influencia nos negócios? É exatamente isso que você entenderá agora:

Precificação dos produtos

Definir o preço de um item ou serviço, não é uma tarefa simples. Ele precisa ser calculado a partir do custo de produção, da margem de lucro, dos valores praticados pela concorrência, etc. E, neste montante, entra também a Lei da Oferta e Demanda.

Como já adiantamos, um item que esteja sendo muito procurado (e está em escassez no mercado) tende a ficar mais caro, pois é visto como objeto de desejo. 

Portanto, se tem um produto que é muito procurado, reavalie o processo de precificação, porque ele pode ter um valor mais alto do que você está imaginando.

Monitoramento da concorrência

Quando o mercado está em equilíbrio, a Lei da Oferta e Demanda fica estabilizada, encontrando assim, um ponto central entre a quantidade de consumidores que procuram aquele item e a quantidade disponível.

Se um novo player entra no mercado, oferecendo a mesma coisa, o equilíbrio pode ser afetado. Afinal de contas, a oferta aumenta e o preço pode sofrer variações. Por isso, é importante monitorar a concorrência para entender se a relação entre oferta e procura se mantém.

Margem de Lucro

A margem de lucro é aquele valor que “sobra” quando é descontado o custo do item. E, se a oferta da lei da procura impacta diretamente no preço dos produtos, ela também impactará a margem.

Sempre que for reduzir o preço devido a baixa procura, é importante calcular um valor que mantenha a margem de lucro, mesmo que ela seja menor. Isso porque, após a venda, é preciso que a empresa não fique no vermelho!

Controle do estoque

Com tudo que já falamos antes, esse ponto fica um pouco mais fácil de entender. Quando você percebe que tem produtos se acumulando no estoque, é sinal que a procura está baixa e a oferta alta. Para reverter a situação, você pode diminuir o preço para atrair mais demanda.

A balança pode ser usada a seu favor na hora de fazer o controle de estoque, seja quando a oferta dos itens estiver alta ou baixa. Mas, não esqueça de tomar conta da margem de lucro, afinal de contas, prejuízo não deve fazer parte da equação!

O que é a elasticidade da oferta e procura?

O conceito de elasticidade, na economia, está relacionado a variação de um percentual. No caso da Lei da Oferta e da Procura, a elasticidade-preço da demanda mostra como a mudança em uma variável, como preço, influencia outra demanda.

Como calcular a elasticidade do mercado?

A elasticidade-preço da demanda, também conhecida como EPD, pode ser calculada pelo método Gabor-Granger. De forma resumida, ele busca entender o preço que os consumidores estão dispostos a pagar por algo. Assim, é possível chegar a um valor médio a ser praticado.

A fórmula usada para chegar ao valor da EPD é:

EPD = variação percentual da quantidade procurada (demanda) / variação percentual do preço do produto

Ainda um pouco confuso? A ideia é essa: em um supermercado, os funcionários querem saber a variação de preço e demanda de 1 litro de leite. Para isso, perguntam aos consumidores quanto eles pagariam por aquele produto. As respostas variam de R$ 8 a R$ 12.

Neste caso, o valor médio a ser praticado é de R$ 10.

Equilíbrio do mercado

Esse é o momento em que a quantidade de itens disponíveis no mercado é a mesma quantidade procurada pelos consumidores. Neste ponto, o preço praticado é aquele que representa o valor que o público acredita ser justo.

Por que isso é importante para o seu negócio? Porque ao descobrir o ponto de equilíbrio, você sabe exatamente a quantidade de itens que precisa manter no estoque. Dessa forma, não compra itens a mais nem fica com estoque zerado.

Fatores que podem afetar a Lei da Oferta e Procura

A Oferta e a Procura são voláteis e podem mudar rapidamente. Uma notícia relacionada ao fim de um determinado chocolate, pode criar uma grande procura daquele item. Veja outros fatores que afetam essa balança:

Fatores que influenciam a oferta

Alguns dos pontos que podem mudar a oferta, ou seja, a quantidade disponível no mercado são:

  • Preço dos insumos (custo de produção);
  • Preço de produtos relacionados;
  • Número de fornecedores;
  • Inovação tecnológica;
  • Expectativa de preço futuro.

Fatores que interferem na demanda

O outro lado também sofre com fatores externos. Ou seja, também há movimentações que podem impactar diretamente na demanda. São eles:

  • Renda média da população;
  • Gostos, preferências e tendências do mercado;
  • Tamanho e composição do público-alvo;
  • Mudanças em itens relacionados;
  • Expectativas futuras de preços ou outros fatores.

O que fazer quando há excesso de oferta e procura?

O aumento e a queda na oferta devem ser monitorados pelo seu negócio. Acompanhar a compra de itens para o estoque, a velocidade com que eles saem e o lucro que geram são apenas algumas das formas de realizar o controle internamente.

Para isso, você precisa ter um software que ajude a visualizar todos os dados referente à venda e controle de produtos. Se você ainda está na época do caderninho e da planilha de papel, está na hora de evoluir!

Acredite: usar um software de gestão que conecta as diferentes áreas do seu negócio pode impactar diretamente no seu bolso! E, não precisa coçar a cabeça preocupado com valores!

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