Descubra 6 passos para quitar suas dívidas e evitar novas despesas!

Resumo do texto

  • Aprenda a importância de sair das dívidas;
  • Confira 6 passos simples para quitar suas dívidas
  • Descubra se vale a pena pedir empréstimos para sair do endividamento.

 

Se você está com contas atrasadas, saiba que não é o único. Junto com você, são mais de 71 milhões de brasileiros que estão buscando como sair do endividamento. Portanto, aprender como sair das dívidas é o primeiro grande passo para ter uma vida financeira mais saudável que permita fazer planos para realizar seus sonhos.

Mas, como conseguir se organizar para quitar tudo que é devido? Essa é a dúvidas de milhões de brasileiros, por isso neste texto, entenda como acabar com as dívidas com algumas dicas simples e uma boa dose de disciplina.

Por que é importante saber como sair das dívidas?

Primeiro, você evita juros e cobranças excessivas, além de evitar potenciais bloqueios de suas contas e bens materiais para quitar a cobrança. 

Além disso, pagar as dívidas ajuda a melhorar seu histórico de crédito, aumentando sua pontuação ao longo do tempo. Se você estiver planejando financiar um imóvel ou um carro, isso é fundamental para conseguir um financiamento mais fácil.

Por fim, menos estresse e mais liberdade. Lidar com dinheiro, especialmente quando se está endividado, pode ser estressante para qualquer pessoa. Quando nos livramos de uma dívida, é como se finalmente pudéssemos recomeçar e planejar uma nova vida.

Veja como sair das dívidas!

Veja 6 passos para quitar suas dívidas na prática

Agora que você já conhece a importância de se livrar das dívidas e equilibrar suas contas, é hora de partir para a ação. Listamos seis passos simples para que você tenha o controle da sua vida financeira e entenda como se livrar das dívidas de forma prática e simples. Confira:

1. Anote todas suas dívidas

Anotar e controlar suas despesas é uma ótima maneira de começar a colocar a casa em ordem.

Caso tenha mais de uma dívida, comece separando entre as que têm juros maiores e as que são menores. Assim, você começa reduzindo gastos e planejando para no futuro quitar todas sem prejudicar seu planejamento financeiro.

Além de anotar as dívidas, é importante ter como hábito apontar todas suas fontes de renda, gastos fixos, variáveis e muito mais. Assim, você consegue visualizar com mais facilidade para onde vai seu dinheiro, entendendo e identificando gastos mais pesados e colocando em prática o controle financeiro.

Para te ajudar a organizar seu dinheiro, você pode contar com uma planilha para sair do endividamento, como a do PagBank. Baixe agora e comece a preenchê-la!

2. Organize o seu orçamento

A organização do orçamento pessoal é fundamental para alcançar a estabilidade financeira desejada. 

Além de contar com a planilha de gastos, que ajuda a controlar as entradas e saídas do seu dinheiro, é importante destinar uma parte do seu orçamento para quitar suas dívidas.

Não há segredos: na planilha deve constar tudo, como o seu salário, bônus, renda extra, contas fixas, idas rápidas ao supermercado, dentre outros.

Com o orçamento definido de acordo com sua situação financeira atual, é preciso estabelecer um limite de gastos e uma meta de investimento mensal. Tudo isso para poupar dinheiro.

3. Monte um plano de pagamento

Com o orçamento organizado, é hora de procurar os credores e entender as possibilidades de renegociação das dívidas.

Algumas instituições financeiras oferecem taxas de juros mais baixas e prazos mais longos, especialmente para dívidas maiores. Negocie com calma e, se possível, pague o valor à vista para quitar a dívida de uma só vez.

Evite parcelas mensais que comprometam o seu orçamento. Um plano de pagamento eficaz é aquele que respeita a sua organização e realidade financeira.

Tenha paciência e lembre-se que, com o tempo, você conseguirá quitar suas dívidas.

4. Renegocie os valores e juros

Como mencionado acima, a renegociação é a melhor forma de alcançar um acordo com o credor e pagar taxas de juros menores. No entanto, é preciso ter cautela durante o processo de negociação e avaliar cuidadosamente a proposta de pagamento.

Não tenha receio de fazer uma contraproposta, sugerindo um pagamento à vista ou parcelas que estejam dentro do seu orçamento.

Uma boa opção para renegociar as suas dívidas é o Feirão Limpa Nome da Serasa, que oferece boas condições e descontos significativos. Por meio do canal, você pode fazer a renegociação usando o seu computador ou celular, sem precisar ligar para o credor.

Descubra mais sobre o Feirão e outras dicas para renegociar suas dívidas!

5. Mantenha o foco, corte gastos e defina prioridades

Manter o controle financeiro é um exercício diário que exige muita disciplina. Quando se está endividado, é fácil perder o controle e contrair novas dívidas. Por isso, é importante estabelecer metas claras e alcançáveis.

Por exemplo, pequenas mudanças na rotina, como reduzir o uso do carro, evitar compras supérfluas, cozinhar mais em vez de usar aplicativos de delivery, dentre outras ações, ajudam a controlar melhor o seu dinheiro.

Outra dica, é colocar as suas contas em débito automático para evitar atrasos, juros e consequentemente, novas dívidas.

6. Não crie novas dívidas

Muitas pessoas usam o cheque especial e cartão de crédito para pagar dívidas. Porém, o hábito é arriscado e pode acabar gerando uma nova despesa ou, até mesmo, um novo débito em atraso.

Para evitar novas dívidas, algumas dicas que podem te ajudar são:

  • Dê preferência para pagamentos à vista e utilize cartões de créditos para compras maiores;
  • Antes de fazer qualquer compra, verifique se suas finanças estão saudáveis e se você terá recursos para pagar em dia;
  • Priorize o pagamento das dívidas, a fim de evitar mais juros e manter o controle sobre suas finanças;
  • Mantenha uma reserva de emergência para cobrir despesas inesperadas.

É possível pagar dívidas altas com pouco dinheiro?

Sim, é possível, no entanto você deve seguir todas as dicas acima e ter muita disciplina. Não é uma tarefa fácil, mas a chave para quitar todas as dívidas está na sua organização e força de vontade.

Além disso, você pode contar com o Desenrola Brasil, o novo programa de renegociação de dívidas do governo, confira tudo em nosso conteúdo!

Vale a pena pedir um empréstimo para fugir das dívidas?

Depende das taxas de juros do empréstimo. Se você está pensando em recorrer a um crédito para sair do endividamento, é importante analisar as opções disponíveis.

Se os juros do empréstimo forem inferiores aos da dívida atual, é uma boa ideia utilizar este recurso para quitá-la. Especialmente se existirem mais despesas, assim você as troca por uma só com juros menores.

Para ter certeza de que está tomando a decisão correta, tenha em mãos a lista das suas dívidas atuais, com as taxas de juros de cada uma e o total devido. Faça simulações online para verificar se a taxa é menor e se as parcelas cabem no seu orçamento.

Confira mais dicas para escolher o empréstimo certo e quitar suas dívidas!

Invista nos CDBs PagBank e fique longe das dívidas!

Quer uma estratégia eficaz para se proteger das dívidas e criar uma reserva de emergência em um local seguro? Os CDBs PagBank são o que você procura!

Invista direto no nosso super app em produtos tão seguros quanto a poupança. Além de contarem com uma rentabilidade maior, os CDBs podem ser resgatados a qualquer momento.

Não perca mais tempo e assuma o controle da sua vida financeira investindo nos CDBs PagBank!

Conheça os investimentos disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”