Aplicar em ações: qual o momento certo para começar?

Resumo do texto

  • Saiba o que levar em conta antes de começar a aplicar em ações;
  • Veja a diferença entre ações e fundos de ações;
  • Conte com o super app para investir na Bolsa de Valores.

Conheça os investimentos disponíveis no PagBank!

 

Já pensou em aplicar em ações, mas acha que é complexo e o momento não é ideal? Saiba que há uma grande diferença entre investir em renda fixa e em renda variável.

Para te ajudar a decidir qual é a hora certa de começar a aplicar na Bolsa de Valores, preparamos esse post com informações que você precisa levar em consideração antes de comprar suas primeiras  ações.

Boa leitura!

Artigos que podem ser do seu interesse:

Aplicar em ações: como saber se é o momento certo para mim?

De maneira geral, essa decisão depende de vários fatores. O primeiro passo, assim como em todo tipo de investimento, é definir seu perfil de investidor.

Aplicar em ações depende dos seus objetivos. Por isso, é  necessário responder perguntas como: qual é sua intenção ao investir na Bolsa de Valores? É juntar dinheiro para uma viagem daqui alguns anos? Guardar dinheiro para comprar um imóvel ou carro?

Saber onde você quer chegar enquanto investidor é essencial antes de aplicar em ações.

Ter metas bem definidas para seus investimentos vai auxiliar não só na motivação para alcançar seu objetivo, como na escolha de qual aplicação realizar.

Por que é fundamental saber o seu perfil de investidor?

O perfil também tem grande influência no momento certo de aplicar em ações e investir em fundos. Para quem é iniciante ou conservador e ainda não se sente seguro com a renda variável, pode ser mais interessante esperar um tempo até ganhar mais confiança. 

Também é essencial ter sua reserva de emergência montada antes de investir na Bolsa, independente do perfil.

Lembre-se: só você sabe se um investimento é bom ou não para a sua carteira. Algo interessante para seu amigo, por exemplo, pode não ser o mais adequado para o seu perfil.

Confira o passo a passo para contratar fundos de ação pelo super app

Se está interessado em aplicar em ações, você precisa conhecer as opções de fundos de ações disponíveis no super app PagBank. Confira como fazer:

  1. baixe o super app PagBank;
  2. no Menu Principal, acesse a opção Produtos e Investimentos;
  3. clique em Aplicar meu Dinheiro;
  4. confira as opções de Fundos de Ações;
  5. faça sua escolha e clique em Investir.

Todas as opções de fundos de ações são gerenciadas por equipes especializadas, que focam seus esforços na escolha dos investimentos perfeitos para cada perfil.

O que são ações?

Se uma empresa fosse uma pizza, as ações seriam fatias que podem ser compradas por qualquer pessoa interessada em ter um pedaço.

Então, comprar uma ação quer dizer, na prática, se tornar dono de um pedacinho de uma empresa.

As ações são negociadas na  B3, a Bolsa de Valores , e, para uma empresa poder vender ações no pregão é necessário ser uma companhia de Sociedade Anônima de Capital Aberto e estar registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão que regula e fiscaliza o mercado brasileiro.

O que são fundos de investimento em ações?

Um fundo de investimento é como se fosse um edifício residencial de aplicações financeiras. Em um edifício, cada morador contribui paga a taxa de condomínio.

As taxas pagas pelos moradores são somadas pelo síndico, que usa essa quantia para pagar as contas do prédio, como salário dos funcionários, manutenção dos elevadores, entre outros.

No caso dos fundos de investimento, o morador é chamado de cotista. O apartamento ou apartamentos que possui são as cotas, as taxas do condomínio são as taxas do fundo e o síndico é o gestor (ou equipe de gestão).

Um fundo de ações tem como principal objetivo investir o dinheiro das cotas em ações de empresas que estão disponíveis na Bolsa de Valores.

Como funciona o investimento em ações via fundo de investimento?

Ao invés de comprar ações, o investidor adquire cotas de um fundo de ações. O dinheiro de todos os cotistas participantes é somado, formando o patrimônio do fundo. 

Com essa quantia em mãos, os gestores aplicam em diversos produtos disponíveis na Bolsa de Valores, selecionando aqueles que foram analisadas como boas oportunidades de ganho.

Os fundos de ações podem ser compostos por:

  • ações;
  • bônus ou recibos de subscrição;
  • certificados de depósito de ações;
  • cotas de fundos de ações;
  • cotas dos fundos de índice de ações ou BDRs.

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são ações emitidas por empresas no exterior e são negociadas na Bolsa de Valores do Brasil como certificados de ações.

Facilidade, opções que cabem no seu bolso e zero burocracia

Aqui fica uma dica para todos que desejam investir sem complicar a rotina: explore todas as opções que colocamos à sua disposição no super app!

Investir com o PagBank é simples e permite que você dê um bom rendimento à sua reserva para alcançar objetivos pessoais. Para aplicar basta seguir alguns passos:

  1. no Menu Principal, acesse a opção Produtos e Investimentos;
  2. clique em Aplicar meu Dinheiro;
  3. confira as opções de CDB, Fundos de Investimento ou Tesouro Direto;
  4. faça sua escolha e clique em Investir.

Pronto! O valor será transferido do seu saldo para a opção escolhida e você acompanha a aplicação pelo celular.

Conheça os investimentos disponíveis no PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”

  • Tags