Perfil de investidor: conheça os tipos e saiba qual o seu

Resumo do texto

  • Entenda a importância de conhecer o seu perfil de investidor;
  • Veja dicas de quais são as melhores opções de investimento para você;
  • Saiba como conhecer seu perfil com o teste do super app PagBank.

Baixe grátis o super app PagBank!

 

Quem está dando os primeiros passos para aplicar dinheiro já deve ter pensado: qual investimento é o melhor para mim?

A questão é que não existem investimentos certos ou errados, mas sim aplicações que são mais interessantes para cada perfil de investidor. 

Você pode se encaixar como iniciante, conservador, moderado e experiente. Siga a leitura e descubra  o perfil que mais se encaixa nos seus objetivos!

O que é o perfil de investidor?

O perfil do investidor, também chamado de suitability, é uma classificação para as pessoas que aplicam seu dinheiro. É ligada ao risco que cada um está disposto a assumir com seus investimentos, além de outros fatores, como:

  1. objetivos que você tem;
  2. prazo para resgate das aplicações;
  3. idade e situação financeira;
  4. nível de conhecimento do mercado financeiro.

De forma geral, o perfil mostra que tipo de investidor você é. Assim, é possível definir quais aplicações são ideais para o seu bolso.

No super app PagBank você consegue descobrir o seu perfil de investidor por meio de um simples questionário. Veja como fazer:

  1. no Menu Principal, acesse a opção Produtos e Investimentos;
  2. clique em Investimentos;
  3. na parte inferior da tela clique em Criar Perfil na opção “Vamos Criar o seu Perfil de Investidor?”.

Quais são os perfis de investidor?

Veja quais são os quatro principais perfis de investidor e saiba quais são as dicas para você.

1. Iniciante

Busca iniciar a sua jornada em investimentos e está atrás de conhecimentos sobre como poupar, como proteger seu dinheiro e aprender sobre as opções de aplicações existentes.

O investidor iniciante prefere não correr riscos e não se importa em ter uma rentabilidade menor, desde que suas aplicações sejam as mais seguras possíveis.

Pense no iniciante como aquele motorista que prefere o caminho mais longo, porém, mais tranquilo.

Os investimentos mais adequados costumam ser:

  1. CDBs;
  2. Tesouro Direto;
  3. Poupança.

2. Conservador

Você prioriza segurança e a preservação do seu dinheiro acima de tudo. Busca por investimentos de baixo risco, com retorno a longo prazo e liberdade de resgatar a qualquer hora.

Os investimentos mais adequados são:

  1. Tesouro Direto
  2. CDB
  3. Fundos de renda fixa

3. Moderado

Busca retornos maiores e está disposto a assumir algum risco. O investidor moderado aplica uma parte do seu dinheiro em investimentos com grau de risco médio, entendendo que os retornos financeiros vêm a médio e longo prazo.

A outra parte costuma ser aplicada em investimentos conservadores, buscando liquidez para um resgate rápido e boa diversificação.

Os investimentos mais adequados são:

  1. Ações;
  2. Fundos Multimercado;
  3. CDBs;

4. Experiente

Você busca retornos maiores e está disposto a assumir algum risco. Investe uma parte dos seus recursos em investimentos com grau de risco médio, entendendo que os retornos financeiros vêm a médio e longo prazo, aplica outra parte em investimentos conservadores , garantindo liquidez para um resgate rápido e boa diversificação.

Os investimentos mais adequados são:

  1. Ações;
  2. Fundos de Investimento;
  3. Investimentos em moeda estrangeira;
  4. Day Trade (compra e venda de ações de uma determinada empresa em um único dia);

Investidores experientes podem escolher também em outras aplicações, como o CDB, LCI e os títulos de Tesouro Direto. Só é preciso considerar a proporção que cada ativo representará na carteira.

Qual a importância de saber qual é o meu perfil?

Nenhum investidor é igual ao outro, cada um tem seus objetivos e metas. Portanto, não basta buscar o investimento certo, é preciso descobrir qual é o mais adequado para você. 

Imagine que está planejando uma viagem à praia. Você sabe onde quer chegar, certo? Porém, existem inúmeras possibilidades para chegar ao seu destino. Carro, ônibus, avião, bicicleta, alguns te levam mais rápido e outros nem tanto.

Neste caso, é preciso escolher o que se prefere: chegar mais rápido, mas correr mais riscos? Ou demorar um pouco mais usando um meio que você considera mais seguro?

Com investimentos é a mesma coisa. Dependendo do seu objetivo, se está disposto a correr riscos ou prefere segurança, existem muitas opções de aplicações financeiras que se encaixam em todos os perfis. 

Então, saiba que entender o seu perfil é uma atitude consciente para encontrar os melhores resultados.

Como o perfil de investidor é definido?

O perfil é definido com base em informações sobre sua expectativa em quesitos como: segurança, tempo esperado para retorno e nível de rentabilidade desejada.

Riscos

Esse fator é o mais importante na hora de definir o perfil do investidor. Isso porque é através da sua tolerância aos riscos do mercado que você saberá em quais investimentos aplicar seu dinheiro. 

Por exemplo, se você não aguenta a possibilidade de perder um pouco de dinheiro, é melhor ficar com investimentos de renda fixa, que são mais seguros. Agora, se você se sente tranquilo com as mudanças do mercado que podem fazer seu dinheiro desvalorizar, a renda variável pode fazer sentido para você.

Rentabilidade

Na hora de escolher os investimentos, é preciso analisar a rentabilidade de cada aplicação.

Voltando ao nosso exemplo, a pessoa buscava aumentar sua reserva em um ano, certo? Então não é indicado investir em renda variável, pois não é possível prever que haverá lucro no período desejado.

No caso das aplicações de renda fixa, a rentabilidade está atrelada a um índice, então os retornos são mais previsíveis. Nos CDBs PagBank, por exemplo, o rendimento é guiado através de uma porcentagem do CDI,

Meu perfil de investidor pode mudar?

Sim, nenhum investidor precisa adotar sempre a mesma postura. Conforme você faz aplicações e passa a entender o mercado, nada te impede de trocar uma maneira conservadora por uma moderada ou até mesmo experiente.

Os questionários de Análise de Perfil do Investidor (API) disponíveis têm, geralmente, um prazo de vigência de 2 anos e você pode refazê-los sempre que houver alguma alteração no seu momento de vida.

Um recado para todos os perfis de investidor: diversifique sua carteira

Diversificar é essencial, afinal, quem coloca todos os ovos na mesma cesta pode perdê-los todos de uma só vez. Um bom investidor sabe que é preciso diversificar para aumentar a rentabilidade e ter mais liquidez.

Quando falamos em diversificação, isso não significa abrir mão do seu perfil e investir na bolsa, mas sim buscar aplicações diferentes, que se alinham aos seus interesses.

Por isso, fique de olho nas oportunidades do mercado e faça aplicações diversificadas. Seu bolso agradece e seus resultados podem ser melhores do que você esperava!

No super app PagBank tem investimento para todos os perfis

Seja qual for o seu perfil de investidor, conte com o PagBank. No super app você encontra um banco completo e grátis, que vai ser seu parceiro na jornada de investidor.

Além disso, guarda suas economias em uma conta que rende mais que a poupança e pode aplicar esse valor para ter ainda mais rentabilidade.

Para começar, vale a pena conhecer os CDBs PagBank. O super app dá acesso a aplicações a partir de R$1.

Já com os Fundos de Investimento é possível diversificar a carteira e fazer aplicações em diferentes modalidades.

Todas as opções são gerenciadas por equipes especializadas, com esforços na escolha estratégica dos investimentos.

Você também pode investir no Tesouro Direto pelo super app. Encontre títulos em cinco modalidades e faça a sua escolha!

Baixe o super app PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagSeguro PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagSeguro PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”

 

  • Tags