Perfil de investidor: conheça os tipos e saiba qual o seu

Resumo do texto

  • Entenda a importância de conhecer o seu perfil de investidor;
  • Veja quais são as melhores opções de investimento para cada perfil;
  • Saiba como descobrir o seu perfil com o super app PagBank.

 

Se você está dando os primeiros passos para aplicar seu dinheiro já deve ter pensado: “qual investimento é o melhor para mim?” No entanto, existe um passo importante antes de começar a aplicar seu dinheiro: descobrir o seu perfil de investidor. 

De maneira geral, o perfil é uma classificação que vai orientar suas decisões quando o assunto são investimentos e todo mundo que deseja fazer alguma aplicação precisa entender essa definição.

Para te ajudar, vamos te explicar o que é o perfil de investidor, como fazer o teste e qual a importância dessa avaliação.

O que é o perfil de investidor?

O perfil de investidor, também chamado de suitability, é uma avaliação que ajuda a definir quais aplicações financeiras se encaixam melhor para você. É como se fosse um “teste de personalidade” da pessoa que investe.

Esse perfil é determinado principalmente pela capacidade e disposição em correr riscos dos investidores! Além de conjunto de fatores, como: 

  • Objetivos;
  • Tempo para resgatar as aplicações;
  • Idade e situação financeira;
  • Nível de conhecimento sobre o mercado financeiro.

A classificação do perfil de investidor é uma ferramenta muito importante para o mercado, além de ser uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável por fiscalizar e regular todo o mercado financeiro.

De acordo com a CVM, toda instituição financeira deve oferecer aos clientes aplicações que estejam de acordo com seu perfil. Por isso, bancos e corretoras aplicam o teste de perfil de investidor nos clientes que desejam aplicar seu dinheiro.

Se você está se perguntando “Qual meu perfil de investidor?”, no super app PagBank você consegue fazer o teste através de um simples questionário. Veja como:

  1. abra o super app e, no Menu Principal, acesse a opção “Produtos e Investimentos”;
  2. clique em “Investimentos”;
  3. na parte inferior da tela clique em Criar Perfil na opção “Vamos Criar o seu Perfil de Investidor?”.

Quais são os tipos de perfil de investidor?

Conheça os quatro principais perfis de investidor e saiba quais são as características de cada um.

1. Iniciante

O investidor desse perfil está começando a sua jornada em investimentos, por isso, busca conhecimento sobre como poupar, proteger seu dinheiro e aprender sobre as opções de investimentos disponíveis.

Quem se enquadra nesse perfil, prefere não correr riscos e não se importa em ter uma rentabilidade mais baixa, desde que suas aplicações sejam as mais seguras possíveis.

Acesse a Carteira de Investimentos para o perfil iniciante, montada pelos especialistas do PagBank! Nesta carteira você encontra opções para trazer liquidez e segurança para seu patrimônio e também opções para diversificar seus investimentos.

2. Conservador

O investidor conservador mira mais no médio prazo, podendo sacar parte dos recursos no curto prazo. Esse perfil costuma ter em sua carteira investimentos de renda fixa e alguns fundos multimercado, já que aceita pequenas oscilações.

Este perfil, aposta em investimentos com menor rentabilidade e maior segurança, já que ele prefere não se arriscar muito. Ao mesmo tempo, o conservador coloca parte de seu dinheiro em produtos com um grau de oscilação um pouco maior, pois quer aproveitar oportunidades que rendem mais do que a renda fixa sem ter perdas muito grandes caso os investimentos tenham rentabilidade baixa em alguns momentos.

Acesse a Carteira de Investimentos para perfil conservador, montada pelos especialistas do PagBank. Aqui você encontra uma lista de produtos que agregam liquidez, segurança, diversificação e rentabilidade para as suas aplicações.

3. Moderado

Esse perfil de investidor, não tem problemas em assumir alguns riscos nas suas aplicações. Ele costuma ter um pouco mais de flexibilidade na hora de escolher seus investimentos, pois entende que podem haver altos e baixos no mercado ao longo do tempo. 

Basicamente, o perfil moderado aceita um certo risco para ter mais rentabilidade, mas também não abre mão da segurança. Por conta disso, o perfil moderado tem uma perspectiva de longo prazo nos investimentos e mescla suas aplicações entre renda fixa e renda variável.

Acesse a Carteira de Investimentos para perfil moderado, montada pelos especialistas do PagBank. Nesta carteira você encontra diversos fundos de investimentos e também de ações. Produtos que combinam com as metas financeiras desse tipo de investidor!

4. Experiente

Esse perfil investe em produtos que podem atingir maior rentabilidade, mesmo que ofereçam mais riscos. O objetivo aqui é buscar o maior retorno no longo prazo, mesmo que isso possa gerar eventuais perdas no curto ou médio prazo.

Então, em busca de uma rentabilidade mais atraente, esses investidores aplicam parte relevante do seu patrimônio em ativos de renda variável, como ações e fundos imobiliários.

Fique atento: esse perfil é ideal para investidores que têm em mente que os riscos de perdas também são muito altos. Além disso, esse perfil deve conhecer muito bem o mercado financeiro, caso contrário, apenas coloca seu dinheiro em risco.

Acesse a Carteira de Investimentos para perfil experiente, montada pelos especialistas do PagBank. Os investimentos sugeridos nessa carteira vão desde fundos multimercado, passando por fundos de ações, ações internacionais e até renda fixa. Opções pensadas para você potencializar sua rentabilidade!

Qual a importância de saber qual é o meu perfil?

A importância do perfil de investidor vai muito além de simplesmente saber em quais produtos aplicar seu dinheiro. O perfil deve ser o seu guia, para entender qual é o melhor caminho para você chegar aos seus objetivos. 

É importante saber que o seu perfil não limita as opções de investimentos. Ele faz com que você tome atitudes mais conscientes em relação ao seu dinheiro para atingir seus resultados da melhor maneira.

Veja alguns investimentos que podem ser uma boa escolha para os quatro perfis: 

Tabela Perfil de Investidor

Você sabia? Investimentos como CDB, Tesouro Direto e Fundos de renda fixa são indicados para todos os perfis, o que muda é somente a proporção para cada tipo de investidor.

Além disso, os perfis Moderado e Experiente costumam investir nos mesmos produtos, apenas com proporções diferentes!

Como o perfil de investidor é definido?

O perfil de investidor é definido pelas suas preferências, objetivos e tolerância aos riscos do mercado.

De maneira geral, o perfil é identificado por meio do questionário e é o resultado de uma pesquisa que visa entender quais riscos um investidor está disposto a correr ao fazer uma aplicação.

Então, a partir desse resultado, o investidor consegue entender quais produtos são os mais adequados para a sua carteira e seguir as recomendações dos especialistas alinhados com seu perfil.

Meu perfil de investidor pode mudar?

Sim, é possível mudar de perfil ao longo da vida. Em cada fase da vida temos uma capacidade de tomar riscos diferente de acordo com a renda e as necessidades financeiras.

Além disso, o teste de perfil de investidor costuma ter um prazo de dois anos, por isso, o ideal é sempre refazer a avaliação durante esse período.

No super app, você pode descobrir qual é seu perfil de investidor de forma rápida e grátis. Baixe grátis o super app PagBank e descubra que tipo de investidor você é.

E aqui fica um recado para todos os perfis de investidor: diversifique sua carteira

Isso não significa abrir mão do seu perfil, mas sim buscar aplicações diferentes, que se alinhem aos seus interesses.

No super app PagBank tem investimento para todos os perfis

Seja qual for o seu perfil de investidor, conte com o PagBank. No super app, você encontra um banco completo e grátis, que vai ser seu parceiro na jornada de investidor.

Além disso, guarda suas economias em uma conta que rende mais que a poupança e pode aplicar esse valor para ter ainda mais rentabilidade.

Conheça os investimentos do PagBank!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”