Tudo que você precisa saber para escolher o nome da sua empresa

Resumo do texto

  • Conheça o naming: processo de escolha do nome da empresa;
  • 7 dicas para te ajudar a definir como seu negócio vai chamar;
  • Veja como criar um nome que se destaque no mercado.

Conheça o PagVendas!

 

Todo empreendedor já parou para pensar em como escolher o nome da empresa. Essa é uma tarefa muito importante, porque ele precisa ser criativo, simples e direto. Parece difícil, não é? Mas, nós vamos te ajudar!

Veja algumas dicas para facilitar na hora da escolha. Boa leitura!

Artigos que podem ser do seu interesse:

Como escolher nome de empresa: primeiros passos

Para definir como chamar sua marca é importante saber que com uma única palavra ou expressão o cliente já deve entender o que você é, o que vende e qual seu diferencial. Vamos dar um exemplo:

Quando falamos da marca Apple, que significa maçã em português, ela dá ideia de tecnologia e inovação e isso acontece porque foi com uma maçã que o cientista Isaac Newton descobriu a força da gravidade, remetendo à ideia de desenvolvimento e evolução.

Ainda falando sobre a Apple, é importante falar que a marca não é brasileira, por isso, o nome foi pensado na língua de origem. Portanto, no processo de como escolher o nome da marca, pense em uma palavra em português ou de fácil entendimento para o público.

7 dicas para criar o nome para o seu negócio

Agora que você sabe que é importante pensar no nome da marca com cuidado, lembrando que vai ser através dela que o seu público vai te conhecer, vamos para a parte prática.

  1. Crie uma lista de palavras que tenham relação com o seu negócio, valores e o diferencial da marca;
  2. Faça um brainstorming, que é uma chuva de ideias, ou seja, anote tudo que vier à mente, sem filtro. Nenhuma ideia é ruim nesse momento;
  3. Foque em coisas simples que passam a mensagem de uma só vez e que sejam de fácil entendimento;
  4. Defina sugestões de nomes que tem relação com seu negócio;
  5. Fuja dos modismos e busque se destacar dos concorrentes;
  6. Fique atento a pronúncia e tenha cuidado com a grafia, para que o público consiga falar e escrever o nome escolhido;
  7. Verifique a disponibilidade de registro de marca. Para isso, acesse o site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e faça a pesquisa. Outra dica, é verificar se o site da marca pode ser seu, essa pesquisa é feita no registro.br.

Qual a importância de um nome criativo para o seu negócio?

Ter um nome criativo ajuda sua marca a se destacar e ficar na memória do público, esse é o principal objetivo a atingir.

Como se destacar?

No processo de como escolher o nome da empresa, a pesquisa é essencial. Primeiro, é preciso pensar no segmento que vai atuar. Isso precisa estar claro no nome escolhido.

Por exemplo: seria um pouco estranho colocar “Comida de mãe” em uma loja de roupas, certo?

Então, o primeiro passo é avaliar a área e mercado, em seguida, analise os concorrentes e veja os padrões a serem evitados.

Um bom exemplo é a Natura, que quando foi criada, identificou que as outras empresas usavam nomes com origem internacional, buscando se diferenciar, apostou em um nome nacional, simples e que transmitia a essência e conceito dos produtos.

Evitar nomes estrangeiros ou que sejam de difícil pronúncia faz com que seus clientes se sintam mais à vontade com a marca. Seguindo o mesmo exemplo da Natura, sem dúvidas a facilidade de falar e escrever o nome da marca contribuiu para a divulgação.

Não copie o nome de outras empresas. Mesmo que estejam em outro segmento, além de ser crime, caso a outra marca esteja registrada, pode criar confusão nos clientes e prejudicar a credibilidade da sua empresa.

Acertar na escolha do nome é o primeiro passo para o sucesso do seu novo empreendimento.

O naming e o processo de identificação da marca

Como vimos ao longo do texto, nomear a sua empresa é um processo com várias etapas e que deve ser feito com base em pesquisas, informações e muitas ideias.

Se você está em dúvida entre duas ou mais opções de nome, pergunte a pessoas próximas o que elas pensam quando escutam aquela palavra ou se elas sabem como escreve e fala. Muitas vezes, quando estamos dentro do processo, não conseguimos avaliar coisas simples.

Para gerar identificação com o público, aposte na simplicidade e criatividade. Assim, sua marca será inesquecível.

A gestão do negócio é tão importante quanto seu nome!

Clique aqui e conheça o PagVendas!