Resumo do texto

  • Entenda a importância do frete para as vendas no e-commerce;
  • Conheça os diferentes tipos de frete para realizar vendas online;
  • Conte com o Envio Fácil para impulsionar seu negócio.

Conheça o Envio Fácil!

 

O frete tem um papel fundamental nas compras online. Esta etapa do processo é um ponto de atenção, afinal, muita demora ou um alto custo podem fazer com que seu cliente pense duas vezes antes de comprar de novo.

E aqui entra outro desafio: os clientes não enxergam valor no frete, portanto, é comum que eles busquem lojas que ofereçam entregas mais baratas ou, preferencialmente, sem custos.

Neste post você poderá conhecer os tipos de frete aplicados nas vendas online e vai descobrir mais sobre o Envio Fácil, nossa ferramenta para oferecer um frete com preço em conta e de qualidade para seu cliente.

 Qual é a importância do frete para o e-commerce?

A entrega de uma compra é o momento mais aguardado por qualquer cliente, a experiência de abrir a encomenda em casa se assemelha muito à experiência de abrir um presente. A expectativa é encontrar tudo em perfeitas condições. 

Os clientes também esperam por um frete barato, rápido e de qualidade, são essas exigências que irão impactar diretamente os resultados.

O que você nunca pode deixar de pensar é que o frete faz a diferença na escolha do cliente, por isso, é fundamental que você conheça as modalidades de envio e qual delas melhor se encaixa às expectativas do consumidor.

Quais são os tipos de frete?

Veja os principais tipos de frete disponíveis e qual se encaixa melhor no seu negócio.

Frete direto

Esse é o tipo mais comum, a encomenda sai do fornecedor diretamente ao destinatário, sem a necessidade de envolver uma empresa intermediária no processo da entrega.

Redespacho

Aqui o percurso é feito por duas empresas, uma percorre um trecho e, em seguida, entrega a encomenda para que outra faça o restante do trajeto.

Redespacho intermediário

Este tipo de frete é igual ao anterior, porém com mais uma empresa envolvida no transporte do produto. Três transportadoras farão o trabalho da entrega, porém, é a contratada que fará o redespacho entre a primeira e a última empresa de frete. 

Subcontratação

Neste caso a transportadora contrata outra empresa para realizar o envio do produto. Esta é uma boa opção para negócios que desejam expandir a área de envio e realizar entregas em um prazo justo.

Como o custo de frete pode impactar as vendas no e-commerce?

O custo do frete faz parte do valor total de uma compra, porém muitos clientes não associam este serviço como um trabalho extra que precisa ser valorizado.

Isso é natural, afinal, o cliente tem foco no produto, mas os gastos do lojista também envolvem a escolha do melhor transporte para manter a segurança das encomendas. Com isso, o alto custo do frete se torna um vilão. Veja alguns pontos que merecem sua atenção.

O alto custo do frete e o abandono de carrinho

Ao se deparar com um alto custo do frete muitos clientes acabam não avançando no processo de compra e abandonando o carrinho. 

Isso prejudica a experiência da compra como um todo, pois o consumidor perde a oportunidade de conhecer o serviço e o produto, e a qualidade destes pode vir a justificar o valor cobrado.

Um estudo feito pelo Baymard Institute revelou que 69% dos clientes desistem de uma compra por conta dos custos do frete. Muitos optam, inclusive, por gastar mais na loja e atingir um limite de compra para garantir frete grátis.

Preços e prazos defasados

Tome cuidado para não deixar seu cliente mal-informado. Caso você apresente informações de preços e prazos de entrega, tenha certeza que eles estão atualizados. Certifique-se de usar sempre os dados mais recentes, se precisar, consulte seu fornecedor e peça uma tabela de prazos e valores.

Limitação de preços e prazos de entrega

A maioria dos empreendedores trabalham, geralmente, com uma transportadora. A falta de opções para o cliente pode resultar na desistência, caso ele não esteja de acordo com os preços e prazos.

O frete grátis e a decisão de compra

O frete grátis atrai qualquer consumidor e pode ser uma ótima ferramenta para o marketing do seu negócio. É possível estipular um limite ao cliente para ele garantir o frete gratuito, ou para aqueles clientes que realizam mais compras, ajudando na fidelização.

Lembre-se que você pode ampliar um pouco o preço do produto para inserir o valor do frete nele e oferecer transporte grátis para o cliente.

Por mais que um preço mais alto pareça algo pouco convidativo, alguns clientes preferem pagar, por exemplo, R$ 120 em um produto com frete grátis em vez de pagar R$ 105 com R$ 15 de frete. 

Envio fácil: um aliado para impulsionar suas vendas

Prazo curto e preço baixo são dois fatores de sucesso para vendas online. A combinação destes itens  deixa sua oferta de produtos muito mais convidativa, o que pode atrair mais compradores, além de entregar uma boa experiência de compra para eles.

Mas a união das duas vantagens nem sempre é fácil, porém, nós temos o que você precisa para oferecer o melhor frete aos clientes. O Envio Fácil é um sistema para você controlar seu frete e conseguir preços mais baixos na hora de despachá-los.

A solução está disponível para todos os clientes PagSeguro PagBank que possuem contas do tipo vendedor ou empresarial (PJ).

Você pode usar o Envio Fácil para simular o valor do frete de acordo com as medidas do pacote e, na sequência, é só emitir uma etiqueta que deve ser anexada à embalagem na hora do despacho.

O Envio Fácil tem tudo o que você precisa para reinventar o frete no seu negócio, entregando para você:

  • economia na contratação do frete;
  • agilidade e segurança nas entregas;
  • rastreio do pedido;
  • proteção contra perdas e extravios;
  • abrangência em todo território nacional.

Ele está disponível para clientes de todo o Brasil, e será o seu grande aliado para oferecer fretes com preços diferenciados ou até para você conseguir tirar do papel aquele sonho de fazer promoções com frete grátis aos clientes.

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