Resumo do texto
- Veja dicas para liquidar produtos e vender mais na Black Friday;
- Faça download da planilha de controle de estoque para se organizar;
- Conte com o PagVendas para ajudar na organização do seu negócio.
Mercadoria parada significa dinheiro fora do seu caixa. Para aumentar as vendas, a queima de estoque na Black Friday é o momento certo para resolver esse problema.
Confira nossas dicas e prepare sua loja para atender o público nesse final de ano e garantir um lucro extra para seu negócio.
Boa leitura!
Queima de estoque Black Friday: aproveite o momento
A ideia nessa época do ano é aproveitar os descontos para liquidar o estoque de produtos. Mas sem esquecer dos lucros, é claro.
Para vender mais na Black Friday, confira nossas dicas e dê saída às mercadorias de forma eficiente.
1. Faça uma análise completa do estoque atual
É a hora de conferir o que você tem guardado. Verifique as unidades disponíveis, compare com os pedidos de reposição e pense na estratégia de queima de estoque usando essas informações. Para um maior controle, faça o download da nossa planilha de controle de estoque.
Lembre-se de fazer uma listagem do seu catálogo de produtos
Considere tirar um dia completo para essa ação. Pense em fechar a loja ou setor no dia, assim, a entrada e saída de produtos não atrapalham a organização.
Defina uma metodologia de contagem e comunique a todos que irão participar do processo. Organize o ambiente para não se perder e, no final, faça uma recontagem.
Apesar de cansativo, com as informações obtidas, a estratégia de descontos na Black Friday será mais eficiente.
2. Avalie os preços para acertar nos descontos
Com o estoque organizado, é hora de identificar possíveis motivos para um produto estar parado. Um deles pode ser a definição de preços.
Verifique a margem de lucro e o volume de saída para pensar na queima de estoque da Black Friday. Afinal de contas, esvaziar estoque tendo prejuízo não é o objetivo.
Vale mais a pena vender produtos com menor lucro do que não vender nada, certo?
3. Preço + quantidade = hora de pensar nas promoções para a queima de estoque na Black Friday!
Para criar uma política de descontos de verdade, que atraia os clientes e não gere prejuízo, é preciso criatividade!
Para atingir os seus objetivos, você pode usar diferentes formatos:
- cross-sell;
- descontos progressivos (exemplo: desconto de 30% na segunda unidade);
- redução no custo do envio e frete grátis;
Produtos parados podem ter uma boa saída quando colocados com os que vendem mais. E assim, a queima de estoque da Black Friday aumenta as vendas sem gerar prejuízo.
4. Utilize o gatilho mental da urgência
A utilização de gatilhos mentais de urgência na comunicação dos descontos da Black Friday estimula o cliente a realizar a compra imediatamente.
O objetivo é lembrar a pessoa que a promoção está prestes a acabar e que ela não possui mais tempo, precisa comprar o quanto antes.
5. Organize os contatos para divulgar as promoções
A lista de e-mails é chamada mailing e é preciso a autorização dos clientes para serem utilizados por uma marca. Além disso, você pode organizar, também, os números de WhatsApp, quando fornecidos, para divulgar promoções e descontos.
Você pode entrar em contato com os clientes através de campanhas de e-mail e envio de mensagem pelo WhatsApp. Além, é claro, da divulgação para os seguidores nas redes sociais.
Mas atenção! Na hora de fazer o anúncio de queima de estoque, não esqueça da Lei Geral de Proteção de Dados. E não mande muitas mensagens. Além de te deixar longe da caixa de spam, não lota a caixa de entrada do cliente.
6. Dê atenção especial aos clientes que compram com frequência
Ofereça condições especiais, cupons de desconto exclusivos, frete grátis e outros benefícios para os clientes aproveitarem os descontos da Black Friday.
Assim, a relação fica mais forte, ele vai se sentir valorizado e você conquistará, de vez, o coração daquela pessoa.
7. Ofereça diversas opções de pagamento
Disponibilize diferentes formas de pagamento. Especialmente quando o objetivo é a queima de estoque e o aumento da saída de produtos.
E se você não sabe como aumentar as opções, aqui vão algumas dicas:
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8. Faça uma boa divulgação das suas ofertas
Para que seus clientes saibam das suas ofertas é preciso divulgação. Explore os diferentes canais, tanto online como offline, para divulgar sua loja física ou virtual.
Faça um planejamento de comunicação, definindo o início das divulgações, quais meios serão utilizados, Instagram, por exemplo, e o que é possível fazer em cada um e, claro, qual é o público alvo.
9. Procure melhorar a sua loja virtual
Segundo pesquisa da FGV, em 2020, havia mais de 1 smartphone por habitante no Brasil. Por isso, é importante considerar a otimização da sua loja para todos os dispositivos. Ou seja, tenha um site responsivo.
Prepare seu negócio para receber os clientes. Confira o tempo que a página leva para carregar e o limite de acessos simultâneos suportados. Além disso, aposte na identidade visual da campanha.
Utilize banners para destacar a comunicação especial da Black da Friday em todos os canais de comunicação.
10. Prepare o seu SAC
Por ser uma data de aumento de vendas, vários clientes entram em contato com a equipe de suporte na Black Friday.
Integre os canais de atendimento para que o cliente possa utilizar redes sociais, e-mail, site e Whatsapp para contato.
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Cuide melhor do seu estoque com o PagVendas
Com a criação e execução de estratégias eficientes, sua loja chega ao sucesso. Comece fazendo o download da planilha de controle de estoque.
Conheça também o PagVendas e veja como analisar os resultados das suas vendas com relatórios completos e eficientes nessa queima de estoque da Black Friday.
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- criação de Loja Online;
- emissão de notas fiscais;
- extração de relatórios de vendas.