Use o Frete Fixo para conquistar clientes e vender mais!

Resumo do texto

  • Saiba o que é o Frete Fixo;
  • Aprenda a calcular o valor do Frete Fixo para não sair no prejuízo;
  • Veja 3 dicas para reduzir o preço de envio de produto;

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Fidelizar o cliente é o objetivo de todo empreendedor. E o frete fixo pode ser o caminho para conquistar o coração dos consumidores.

Imagina a tranquilidade de escolher qualquer produto da loja online e saber que o valor do frete será o mesmo para todos? Dá até mais ânimo para fazer compras sempre no mesmo lugar, certo?

Mas, para oferecer essa estratégia e encantar o cliente é preciso ter calma. O frete fixo pode ser usado em itens específicos e um gasto mínimo na loja. Sem esquecer de levar em consideração a margem de lucro, para não dar prejuízo ao negócio.

Veja tudo sobre o que é o frete fixo e como ele funciona!

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Veja o que é Frete Fixo e como ele Funciona

O que é o Frete Fixo?

É uma estratégia de logística que oferece um valor único de frete na loja. Normalmente, esse valor muda de acordo com a quantidade de itens ou valor da compra.

As condições para usar o frete fixo na loja precisam ser calculadas para que o lojista não tenha prejuízo. Alguns dados como ticket médio e faturamento mensal da loja devem ser levados em conta.

Como calcular Frete Fixo para oferecer aos meus clientes?

Apesar de não existir uma fórmula única, é possível reunir alguns dados para chegar a um valor, assim como usar estratégias para que o cliente aumente o valor da compra para ter direito ao Frete Fixo ou grátis.

Começando pelo ticket médio. Com ele, é possível saber a média de um pedido na loja. Então, na hora de calcular o Frete Fixo, cuidado para que não seja maior do que o valor dos pedidos.

Veja um exemplo prático:

Na loja de ferragens do Marcos, ele ganha R$10.000 por mês e tem uma média de 500 vendas no período, ou seja:

Ticket médio = 10.000 / 500 → Ticket médio = R$20. Imagina ele cobrar um Frete Fixo de R$30? Ficaria um pouco longe da realidade dos clientes dele.

Por isso, analisando a margem de lucro dos produtos em estoque, é preciso calcular se o Frete Fixo vai dar conta dos custos.

Com a estratégia certa de Frete Fixo ou grátis, é possível aumentar o ticket médio da loja. Como isso acontece? Imagine que a partir de R$99 o envio é grátis. Assim, o usuário vai adicionar mais produtos no carrinho para aproveitar esse benefício, gerando um aumento no ticket médio das compras.

E não se preocupe se o valor do Frete Fixo ficar abaixo do necessário para um item, pois ele pode ficar acima para outro.

Na prática, é o seguinte:

Na loja do Marcos, o frete de um martelo custa R$25, por causa do peso. Já no envio de um kit de parafusos, o valor é de R$5. Então, se o Frete Fixo for de R$15, a diferença do preço nestes dois itens faz com que a loja não saia no prejuízo.

3 dicas para reduzir o valor do frete

O cálculo do frete depende de diferentes fatores. Distância, tamanho da encomenda, peso e forma de envio. Por isso, na hora de calcular o Frete Fixo use essas dicas e reduza o preço das encomendas.

1. Diminua o tamanho das embalagens

Use embalagens menores e mais leves na hora de enviar os produtos. Se a loja vende produtos de diferentes tamanhos, evite usar caixas grandes para produtos pequenos, assim, o espaço ocupado na hora do transporte diminui.

2. Negocie com as transportadoras

Faça uma pesquisa e procure entrar em contato com diferentes transportadoras para negociar um preço mais baixo. Calcule quantos pedidos são enviados por mês e use isso como vantagem para procurar valores mais atrativos.

3. Estimule o aumento do ticket médio

Incentive o cliente a levar mais produtos em uma única compra, assim, o valor do frete fica dividido entre mais itens. Além disso, o comprador passa a ter uma percepção mais positiva de estar pagando um frete justo, pois comprou muitas coisas.

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