Black Friday 2023: como preparar seu negócio para essa data?

Resumo do texto

  • Descubra como surgiu a Black Friday;
  • Quais são as tendências para 2023? 
  • Confira algumas dicas para vender mais nessa data!

Confira nosso Ebook e saiba como vender mais nesta data!

 

Um dos momentos mais esperados pelos comerciantes está chegando: a Black Friday 2023! Neste dia, o movimento no comércio fica mais intenso e as vendas aumentam.

Para aproveitar a data, a chave é planejar! Desde as promoções até a campanha de divulgação, tudo deve ser pensado com antecedência.

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe! Veja como preparar seu negócio para aproveitar a Black Friday 2023! 

Como surgiu a Black Friday?

Embora seja um dia ansiosamente aguardado por muitos de nós por conta dos descontos irresistíveis, sua origem é menos comercial do que a data representa hoje.

Uma das teorias mais fascinantes nos leva de volta a 1869. Naquela época, dois investidores americanos bolaram um plano para monopolizar o mercado de ouro, esperando lucrar rapidamente. 

Infelizmente para eles, o plano desandou quando o presidente dos Estados Unidos à época, liberou o ouro das reservas nacionais. O resultado? O valor do item caiu vertiginosamente em 24 de setembro, um dia que entrou para a história como a original “sexta-feira negra”.

Mas a associação entre “Black Friday” e mega promoções só veio a se popularizar entre as décadas de 80 e 90. E, acredite se quiser, somente em 2010 o Brasil abraçou essa tradição, que logo se tornou um marco no calendário de varejistas de todo o país.

Saiba quais são as tendências da Black Friday 2023

Antes de começar os preparativos para esse dia tão movimentado, vale a pena entender o que está em alta no mercado. 

Por isso, separamos três iniciativas que tiveram sucesso no ano passado e devem retornar na Black Friday de 2023.

Frete como fator decisivo

Uma pesquisa mostrou que 75% dos usuários desistem da compra devido ao custo do envio. No contexto da Black Friday, em que o objetivo é conseguir a melhor oferta possível, o valor do frete é fator decisivo na decisão do consumidor.

Logo, se puder, ofereça descontos ou considere o frete grátis para conquistar mais clientes.

Diferentes formas  de pagamento

Opções diversificadas na hora de finalizar a compra tornam a experiência do cliente mais personalizada, permitindo que ele opte pelo método mais conveniente.

Pix, QR-Code, link de pagamento e carteira digital já estão entre as formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros em 2023.

Assim, para brilhar na Black Friday, lojistas precisam ampliar suas alternativas de cobrança.

Live commerce

O live commerce, ou shopstreaming, é um evento virtual muito popular na Black Friday. Ele é realizado em plataformas de transmissão ao vivo, onde os vendedores, e até influenciadores, interagem em tempo real com o público e fazem o marketing de produtos. 

Baixe nosso Ebook e prepare seu negócio para Black Friday 2023!

Quer acessar o material agora?

Digite o seu e-mail abaixo e se quiser receber um contato personalizado para te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro deixe seu WhatsApp.




* Campo obrigatório

Cadastro sendo efetuado. Aguarde...

Um instante quanto o seu email é cadastrado.

Pronto!

Clique aqui para acessar o material agora mesmo!.

Ops! Um erro ocorreu!

Você pode ter inserido um e-mail incorreto ou um erro interno pode ter ocorrido. Tente novamente mais tarde.

Dicas para preparar seu negócio para a Black Friday 2023

Além de preparar o negócio para se destacar e faturar mais na Black Friday 2023, é importante saber quais segmentos são mais procurados nessa época do ano. Apesar de ser uma data que pode ser aproveitada por qualquer área, algumas se destacam ainda mais:

  • Eletrônicos;
  • Moda e Acessórios;
  • Casa e Decoração;
  • Perfumaria e Cosméticos;
  • Informática.

Isso não quer dizer que negócios de outro ramo não possam aproveitar a oportunidade! Toda empresa tem a possibilidade de faturar mais na Black Friday! Mas, para isso, é preciso se preparar!

Treine sua equipe de atendimento

A Black Friday é o momento perfeito para brilhar nas vendas! Com mais clientes comprando, seu negócio precisa estar pronto.

Certifique-se de que todos estejam atualizados sobre as promoções, regras e detalhes dos produtos. Um bom suporte nesses dias agitados pode não só encantar os consumidores, mas também conquistá-los para futuras compras.

Invista em promoções

Muitos consumidores desistem de fazer compras na Black Friday quando não encontram promoções realmente atrativas. Sendo assim, você precisa chamar a atenção do público com preços baixos e descontos surpreendentes.

Pense bem em como fazer isso, seja fazendo acordos com seus fornecedores ou ajustando seus preços de forma estratégica durante o ano.

Crie uma pré-campanha

Muita gente começa a procurar por ofertas mesmo antes da data oficial, seja para verificar se as lojas têm o item desejado ou acompanhar a variação dos preços. 

Para aproveitar essa dinâmica, você pode informar os clientes sobre seus descontos com antecedência. Utilize suas redes sociais, e-mail marketing ou outra divulgação que atinja seu público-alvo.

Entenda seu comprador ideal

Ao entender a buyer persona, você poderá direcionar as estratégias de vendas e ações de marketing para o público certo, aumentando o impacto das suas promoções e as conversões.

Então, pesquise e analise dados demográficos, interesses, comportamentos de compra e preferências dos seus consumidores. Com base nessas informações, será possível personalizar as ofertas para atender aos desejos e necessidades das pessoas que se identificam com a sua marca.

Desenvolva uma estratégia omnichannel

Uma estratégia omnichannel (todos os canais, em português) é uma abordagem de marketing e vendas que integra perfeitamente lojas físicas, online, redes sociais e dispositivos móveis, proporcionando uma experiência única ao cliente.

Pense em como é vantajoso unir diferentes formas de vender. Assim, o usuário pode comprar online e pegar na loja física, ou até receber um e-mail com uma promoção de algo que ele olhou no seu site e comprar através do televendas.

Black Friday 2023!

Entenda como precificar corretamente os produtos na Black Friday

Acertar na precificação dos produtos é importante em qualquer época, e na Black Friday não é diferente. Nessa data, as pessoas esperam ofertas inesquecíveis, mas também não adianta sair fazendo uma queima de estoque sem planejamento.

A decisão da porcentagem dos descontos deve ser avaliada com cuidado. Calcule a sua margem de lucro com base no valor de cada item e o quanto precisará vender para compensar os abatimentos.

Só depois dessa análise é que você poderá decidir como serão suas promoções. 

Organize o lucro de suas vendas em apenas um lugar!

Pensando no melhor para seu negócio na preparação para a Black Friday, o PagBank tem as soluções perfeitas para a sua empresa: 

Para você, que realiza vendas físicas, conte com as maquininhas do PagBank, a solução completa para vender mais. Com ela, você realiza transações de forma fácil e ainda conta com benefícios, como:

  • Venda com taxa zero e em até 18x;
  • Receba na hora;
  • Aceita débito, crédito e Pix;
  • Sem aluguel;
  • 5 anos de garantia.

Para o gerenciamento do negócio, você encontra no PagVendas, uma ferramenta completa e gratuita. Com ele, é possível ter mais controle da frente de caixa, liberdade para cuidar do estoque e organizar o armazenamento e entrega das mercadorias.

Mas os benefícios desse aplicativo não param por aí. Veja o que mais você tem acesso com o PagVendas:

  • Gestão de produtos e clientes;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Relatórios e gráficos de vendas;
  • Receber mais de uma forma de pagamento na mesma compra;
  • Loja online.

Comece a usar agora e eleve o potencial do seu negócio, garantindo uma gestão eficiente e vendas mais lucrativas. Não perca a chance de otimizar seus resultados com uma ferramenta de automação comercial completa.

O PagVendas tem tudo que seu negócio precisa para a Black Friday 2023!