Bota pra Fazer: assista o vídeo com dicas práticas sobre saúde financeira

Resumo do texto

  • Assista ao evento Bota pra Fazer com os especialistas do PagBank;
  • Aprenda sobre saúde financeira e organização de gastos;
  • Confira dicas para criar um planejamento financeiro e investir.

 

Sair do vermelho, organizar as finanças, poupar dinheiro e até investir o que economizou. Ficou com vontade, mas não faz ideia de como começar? Calma, vamos te ajudar nesta jornada com um bate-papo online.

Quem dá as dicas é Luciane Almeida e Felipe Cozer, do time de investimentos e educação financeira do PagBank, que participaram da quarta edição do “Bota pra Fazer”, evento online promovido pela Uol EdTech.

Então, se você quer ver sua conta no azul, ter uma vida financeira saudável e ainda ser um profissional melhor, não deixe de conferir o conteúdo.

Bota pra Fazer: evento online sobre saúde financeira no trabalho

Uma pesquisa realizada com diversos trabalhadores revelou que 71% dos profissionais possuem algum problema financeiro e, destes, 35% perdem o foco durante o trabalho pensando nos seus problemas com dinheiro.

No bate-papo com nossos especialistas você irá aprender como sair das dívidas e criar sua reserva de emergência, além de saber mais sobre saúde financeira no ambiente de trabalho.

Saúde Financeira e Produtividade no Trabalho

Atualmente, quase 70% das famílias brasileiras afirmam que possuem dívidas. Este número tão alto tem tudo a ver com a falta de educação financeira e planejamento.

O superendividamento também foi um dos temas abordados no “Bota pra Fazer”. Foi discutida a diferença entre endividamento e inadimplência e os fatores emocionais da pessoa com dívidas.

Também se esclareceu um mito muito importante: ganhar mais não necessariamente é a solução para sair do vermelho.

Neste contexto, a solução é que todos busquem informações para aprender sobre o assunto, porém, as empresas podem exercer um papel importante na saúde financeira dos colaboradores.

Coloque em prática o planejamento financeiro

Comece sabendo exatamente quanto você ganha e quanto você gasta. Pode parecer estranho, mas muitas pessoas não têm noção do total do seu salário, muito menos da forma como gastam dinheiro.

Então, para facilitar seu planejamento, anote tudo, desde contas fixas até aquele chocolatinho que comprou depois do almoço. Não deixe passar nada.

Para te ajudar nessa missão, temos a planilha de controle de gastos pessoais.

Crie sua reserva de emergência

Esse ponto é muito importante! Ninguém está livre de passar por algum imprevisto financeiro, como desemprego, despesas médicas ou algum imprevisto.

Por isso, é essencial ter uma reserva de dinheiro, um valor guardado para esses momentos de necessidades.

Aprenda a criar a sua reserva de emergência aqui.

Organize suas finanças com o método 50/30/20

Se você acha difícil definir o quanto da sua renda deve ser usada para cada tipo de gasto, o método 50/30/20 é ideal para suas finanças.

Esse método consiste em dividir o dinheiro da seguinte forma:

  • 50% da renda para gastos essenciais como despesas da casa, alimentação, transporte, farmácia, educação e plano de saúde;
  • 30% para supérfluos, como lazer e presentes;
  • 20% para o futuro, esta é a porcentagem que deve ser poupada todo mês.

A ideia principal é equilibrar seus ganhos e gastos de forma bem clara, para que você consiga não só pagar as suas contas e despesas básicas, mas também economizar para o futuro.

PagBank: seu parceiro para começar a investir

O PagBank é um banco completo e grátis na palma da sua mão. Nele seu dinheiro fica em uma conta que rende mais que a poupança e pode aplicar esse valor para ter ainda mais rentabilidade.

Confira as opções de investimentos disponíveis no app PagBank!