Saiba o que é empreendedorismo e como começar do jeito certo

Resumo do texto

  • Entenda o que é e como surgiu o conceito de empreendedorismo;
  • Saiba como se tornar um empreendedor;
  • Confira dicas para começar a colocar em prática.

Baixe grátis o super app e abra uma conta PagBank!

 

Ter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas, mas simplesmente abrir uma empresa não é garantia de sucesso. No dia a dia é possível ter que fechar as portas por falta de informação, falha na gestão e até mesmo dívidas.

Para superar esses problemas é preciso conhecer bem o que é empreendedorismo e agir de forma criativa para começar com o pé direito nesta área.

Saiba como se inspirar e confira algumas dicas de como ser um empreendedor e desenvolver habilidades para fazer a diferença no seu trabalho!

o que é empreendedorismo e como começar

O que é empreendedorismo?

O empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de idealizar, desenvolver e gerenciar projetos, negócios e serviços. 

Ou seja, é a habilidade de enxergar oportunidades e explorar essas áreas dentro de um segmento, desenvolvendo soluções para resolver problemas do seu público.

Um traço marcante do empreendedorismo é sair da zona de conforto, arriscar com novas ideias e fazer o possível para resolver os obstáculos do cotidianos.

De onde vem o conceito de empreendedorismo?

O primeiro registro do conceito de empreendedorismo foi feito pelo economista Joseph Schumpeter, em 1945, no seu livro “Capitalismo, socialismo e democracia”.

Esta noção passou a ser muito utilizada no mundo acadêmico e corporativo. De acordo com o autor, o empreendedorismo só acontece quando as pessoas têm:

  • habilidades para produzir algo novo;
  • capacidade para organizar recursos financeiros;
  • conhecimento de gestão;
  • qualificação para vendas.

Este conceito se tornou muito popular hoje em dia. Porém, é importante lembrar que nem todo empreendedor é empresário e nem todo empresário é empreendedor, entenda melhor a seguir.

Como se tornar um empreendedor?

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo, vamos falar sobre o que é de fato ser um empreendedor. 

Antes de tentar adquirir as habilidades descritas acima é preciso estimular a criatividade e saber aproveitar as oportunidades, assumindo riscos.

O resultado disso te dará coragem para colocar suas ideias em ação. Confira algumas dicas para começar a assumir esse perfil:

  • analise a si mesmo e ao ambiente que o cerca;
  • reconheça e aperfeiçoe seus pontos fortes e fracos;
  • haja de maneira inovadora e criativa.

Diferença entre o empreendedor e o sonhador

Quantas ideias boas você já teve, mas nunca levou adiante? Um plano, quando não sai do “papel”, se torna apenas um desejo.

O empreendedor é motivado a agir, criar algo de valor e cumprir com os seus objetivos, esta é a diferença dele para um sonhador. 

Empreender vai além de realizar planos, trata-se de colocar em prática os conhecimentos que se tem para alcançar o que é desejado.

Dicas para quem quer está começando a empreender

Empreender é o sonho de muitas pessoas e o início deste desafio é fundamental para conseguir se estabelecer no mercado.

Porém, o empreendedorismo não é destinado apenas para quem busca oportunidades abrindo um negócio próprio.

Ele serve também para profissionais que desejam se destacar profissionalmente e para qualquer pessoa que busca melhorias contínuas no seu desempenho e no ambiente de trabalho. 

Confira a seguir 5 dicas para empreender!

1. Administre seu tempo

A rotina do empreendedor pode ser cheia de compromissos e, para quem não está acostumado, esta mudança costuma ser difícil de administrar.

A organização faz parte do empreendedorismo, por isso, o tempo deve ser bem aproveitado. Isso também irá ajudar na sua disciplina, refletindo na rotina de tarefas.

Crie prioridades, assim você sabe onde deve focar os esforços, o que irá facilitar muito o seu trabalho como um todo.

2. Estude sobre inovação

Busque adquirir conhecimento constantemente. Além de aprender sozinho, você pode contar com a ajuda de pessoas que estão no mesmo caminho que você.

Nesse sentido, busque cursos, workshops e palestras sobre negócios e sobre a sua área de atuação.

Vá atrás de especialistas e saiba que, quanto mais você estudar, mais perguntas irão surgir. Com isso você estará buscando por respostas que poderão fazer toda a diferença no seu comportamento enquanto empreendedor.

3. Desenvolva sua liderança

A liderança deve ser desenvolvida por qualquer empreendedor, afinal, ele é a pessoa mais disposta a desenvolver o seu projeto. 

Para que uma ideia possa ser executada ela precisa ser coordenada por quem está à frente deste novo plano.

O bom líder deve saber ouvir, ser capaz de manter a organização, ter a humildade de aceitar críticas e erros, motivar sua equipe, valorizar cada colaborador e, claro, saber se comunicar bem.

4. Faça uma rede de contatos

Ter uma boa rede de contatos é algo a ser buscado em qualquer empreendimento. Construir bons relacionamentos só trará vantagens, como a possibilidade de criar parcerias e negociação de preços ou serviços.

Além disso, será sempre possível tirar dúvidas e contar com apoio de outras pessoas quando necessário.

5. Não tenha medo de correr riscos

Para empreender é preciso estar motivado e ter a coragem de encarar todos os obstáculos necessários para fazer planos darem certo.

O importante é não desistir no primeiro problema que surgir. Correr riscos significa que você deve apostar naquilo que acredita, mas vale lembrar que cada ação tem uma reação, portanto, analise com responsabilidade cada decisão que tomar.

Conte com nossa ajuda nessa caminhada

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo, saiba que negócios que têm esse espírito de mudança tornam o ambiente mais agradável para seus funcionários. Isso contribui para toda a empresa.

Motivação é a chave para começar a empreender e o PagBank está com você nesta jornada!

Conte com um banco completo, 100% digital e gratuito na palma da sua mão. Ele te ajuda a ter maior controle da sua vida financeira e, claro, a gerenciar o seu negócio. Confira mais benefícios do PagBank:

Baixe grátis o super app e abra uma conta PagBank!