Resumo do texto
- Entenda a importância do frete para as vendas online;
- Conheça os diferentes tipos de frete;
- Saiba como escolher o frete ideal para seu negócio!
Existem diferentes tipos de frete, e todos eles desempenham um papel fundamental em uma loja online. Afinal, uma entrega demorada ou de alto custo pode fazer com que seu cliente pense duas vezes antes de comprar.
Por isso, é importante conhecer os tipos de frete usados nas vendas online. Assim, você pode escolher o que se adequa melhor ao seu negócio.
Pensando nisso, trouxemos detalhes sobre os tipos de frete (nacional e internacional) e as formas de contratação.
Qual a importância do frete para vendas online?
A chegada de uma compra é o momento mais aguardado pelo cliente. Por isso, é preciso ter em mente que o frete faz a diferença na experiência de compra.
O ideal é oferecer um serviço barato, rápido e de qualidade, pois essas são exigências que irão impactar diretamente nos resultados de venda e na fidelização.
Conheça os tipos de frete!
No comércio eletrônico, são usados dois tipos de frete: CIF ou FOB. Entenda como eles funcionam e saiba qual é a melhor opção para o seu negócio.
CIF
A sigla CIF significa Cost, Insurance and Freight (custo, seguro e frete, em português). Nessa modalidade, o vendedor é responsável pelo custo e seguro da mercadoria. Esses valores são, normalmente, embutidos no preço do produto para que a loja não seja prejudicada.
FOB
No frete do tipo FOB (sigla para Free on Board), que significa “livre a bordo” em português, o vendedor não tem a mesma responsabilidade com a mercadoria. Nesse tipo de frete é o comprador que arca com os custos e seguro da compra. No entanto, o pagamento desses valores só é feito no momento do recebimento do item.
Quais são as formas de contratação de frete?
A contratação de frete pode ser realizada de quatro maneiras diferentes, sendo elas: direto, redespacho, redespacho intermediário e subcontratação.
Frete direto
Frete mais utilizado no mercado, isso porque a encomenda sai do fornecedor diretamente para o destinatário, sem a necessidade de uma empresa intermediária no processo da entrega.
Redespacho
No redespacho, o percurso é feito por duas empresas: uma recolhe a mercadoria com o remetente e leva até um determinado ponto. Lá, ela é redespachada para transportadora que fará o restante do trajeto até o destino.
Redespacho intermediário
Esse tipo de frete é parecido com o anterior, porém, com uma diferença: aqui, o processo ganha mais um participante.
Três transportadoras farão o trabalho da entrega, cada uma com um papel definido:
- A empresa X busca a encomenda no local de origem e leva até a transportadora Y, contratada pelo cliente;
- A transportadora Y leva a mercadoria até o local onde fará o redespacho para a empresa W;
- E essa terceira empresa (W) é a responsável por fazer a entrega ao destino final.
Subcontratação
Nessa modalidade, a transportadora que entrega o produto contrata outra empresa quando precisa enviar algo para um lugar fora da sua área de atuação ou quando não tem os carros necessários.
Isso ajuda a reduzir os custos e garantir que tudo saia como combinado e com segurança. Mas é importante escolher bem a empresa a contratar, verificando se é confiável, cumpre os prazos e faz um bom trabalho.
Tipos de frete internacional: saiba quais são!
Se a sua empresa envia encomendas para outros países – ou pretende começar -, você precisa conhecer os tipos de frete de exportação.
Pode parecer que ficar sabendo de leis e regulamentos de outros países complica as coisas, mas não é difícil entender esses processos:
Courier
O termo em inglês significa “correio” e corresponde a um formato de entrega expresso utilizado por empresas de grande porte.
O avião é o meio mais utilizado para fazer esses casos, que costumam ser de urgência, com prazos mais apertados. Justamente por isso, também são mais caros.
Modal
O termo “modal” é usado para falar sobre meios de transporte de produtos. Existem várias opções de modais: marítimo, rodoviário, aeroviário, ferroviário e dutoviário.
Nesse tipo de frete, é utilizado apenas um modal (meio de transporte) para levar a mercadoria até o seu destino.
Multimodal
Já neste tipo de envio são usados diferentes modais para fazer o transporte até o local da entrega.
O produto pode ser carregado em um caminhão até um aeroporto e, de lá, ser transportado de avião para outro lugar, por exemplo.
Incoterms
Incoterms (sigla para Termos Internacionais do Comércio em português) são normas de padronização das transações internacionais de compra e venda. No total são 11 Incoterms divididos nas categorias E, F, C e D.
Essas regras definem as responsabilidades de cada parte envolvida: quem deve pagar o frete, quem deve fazer o seguro internacional, qual será o ponto de entrega, etc.
Como otimizar sua escolha de frete?
Se depois de conhecer os tipos de frete e as opções de contratação surgiu a dúvida de como escolher o melhor, veja as dicas abaixo.
- Atenção para a frota de veículos: veículos muito antigos e sem manutenção podem atrasar entregas e gerar prejuízo;
- Negocie condições favoráveis: você pode fazer acordos com a empresa para reduzir o preço do serviço e definir prazos que vão satisfazer seus clientes;
- Diversifique as opções de frete: assim você não fica na mão em casos de imprevistos com a frota e ainda reduz a chance de atrasos por questões de logística;
- Prefira transportadoras que oferecem rastreamento de cargas: acompanhar as compras tranquiliza os compradores e permite que você monitore a mercadoria.
Quais cargas são consideradas ao definir o tipo de frete?
Cada carga tem suas características próprias, que podem influenciar no tipo de frete que será contratado e no preço das encomendas:
Carga lotação
Também chamada de “carga fechada” ou “carga completa”, ela ocupa toda a capacidade do veículo ou grande parte dela. Por isso, as mercadorias (quando são mais de uma), vão para um único destinatário.
Carga fracionada
São poucos itens ou objetos que não ocupam muito espaço. Por esse motivo, o veículo pode carregar mercadoria de diversos clientes, com diferentes pontos de entrega.
Carga leve
Como o nome já diz, é uma remessa que não atinge o peso máximo suportado pelo veículo. Exemplos de cargas leves são: roupas, brinquedos, livros, produtos de beleza etc.
Carga pesada
Esse tipo de carregamento atinge o peso máximo suportado pelo veículo mesmo que não ocupe todo o espaço disponível.
Carga de alto valor agregado
Composta por mercadorias que possuem um alto valor financeiro e exigem maior proteção durante o transporte. Esse tipo de carga pode incluir produtos eletrônicos, joias, vinhos, entre outros itens valiosos.
Devido ao risco de roubo ou danos, pode ser necessário utilizar um serviço de escolta ou um seguro especial, o que pode elevar o preço do frete.
Carga de baixo valor agregado
São cargas de baixo valor, como o nome já diz. O percurso do frete precisa ser bem planejado, porque, muitas vezes, o preço do transporte é mais caro que o das mercadorias.
Oferecer frete grátis é uma boa ideia para o seu negócio?
Sim! O frete grátis atrai qualquer consumidor e pode ser uma ótima ferramenta para o marketing do seu negócio.
É possível estipular um limite mínimo de compras para que o cliente tenha direito ao envio gratuito, ou oferecer esse benefício para aqueles que realizam mais compras, ajudando na fidelização.
Lembre-se que você pode aumentar um pouco o preço do produto para inserir o valor do transporte e oferecer custo zero de frete para o cliente.
Por mais que um preço mais alto pareça pouco convidativo, alguns clientes têm uma percepção melhor ao pagar R$ 120 em um produto com frete grátis do que R$ 105 com R$ 15 de envio.
Escolha o tipo ideal de frete com o Envio Fácil!
Prazo curto e preço baixo são dois fatores importantes para o sucesso das vendas online. Essa combinação deixa sua oferta de produtos mais convidativa, o que pode atrair compradores, além de entregar uma boa experiência de compra para eles.
Unir essas duas vantagens nem sempre é fácil, mas não se preocupe. Nós temos o que você precisa para oferecer o melhor frete para os seus clientes. Com o Envio Fácil, você controla a logística e consegue preços mais baixos na hora de enviar os itens sem perder a segurança.
O Envio Fácil está disponível para todos os clientes PagBank que possuem contas do tipo vendedor ou empresarial (PJ).
Com ele, você pode simular o valor do frete conforme as medidas do pacote e emitir a etiqueta que deve ser anexada à embalagem na hora do despacho. Deixando todo seu processo de logística mais rápido e efetivo!
O Envio Fácil tem tudo o que você precisa para melhorar o frete no seu negócio:
- Economia na contratação;
- Agilidade e segurança nas entregas;
- Diversas modalidades disponíveis (Sedex, Pac, Mini Envios e Jadlog);
- Rastreio do pedido;
- Proteção contra perdas e extravios;
- Abrangência em todo território nacional.
O Envio Fácil será o seu grande aliado para oferecer transporte com preço diferenciado ou até para você conseguir tirar do papel aquela ideia de oferecer promoções com frete grátis aos clientes.
E para otimizar a gestão do seu negócio, utilize o PagVendas. Com ele, essas vantagens cabem na palma da sua mão:
- Controle de estoque;
- Abertura e fechamento de conta;
- Controle de vendas fiadas;
- Gestão de produtos e clientes;
- Relatórios e gráficos de vendas;
- Emissão de notas fiscais e comprovantes.
E tudo isso é 100% grátis!