Resumo do texto
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- Veja como organizar o conteúdo nos seus canais de comunicação;
- Conheça os três pilares para montar um cronograma de posts eficiente;
- 5 passos para fazer o seu calendário de postagem e turbinar sua estratégia de conteúdo.
As redes sociais são fundamentais em qualquer estratégia de marketing, por isso, entender como usá-las é muito importante para alcançar o sucesso.
Para que o público consiga engajar e interagir com o conteúdo é preciso falar da forma certa, no formato indicado e no momento exato. Parece difícil, mas com um calendário de postagem, tudo fica mais tranquilo. Vamos ver?
O que é um calendário de postagem?
É um cronograma dos posts que serão feitos nas redes sociais e no seu blog corporativo.
Com essa ferramenta, além de organizar os dias de postagem, é possível ter controle sobre os temas que serão abordados.
Por exemplo: você programou um conteúdo sobre um produto para essa semana, na próxima, é indicado apresentar outro item. E, com o calendário de posts, fica mais fácil distribuir todos os temas e pautas.
O que não pode faltar na hora de montar seu calendário
Para criar o seu planejamento, existem três pilares que precisam estar em sua mente:
- programação: nossa sugestão é optar por uma visualização mensal, para que fique mais fácil distribuir os temas. Uma dica é montar uma planilha ou utilizar algum modelo pronto, copiando a estrutura mensalmente;
- desenvolvimento: é hora de pensar no conteúdo, por isso, anote as pautas e o máximo de informações que tiver sobre elas: referências, público-alvo pretendido, palavra-chave, etc. É com isso que os posts serão desenvolvidos;
- postagem: pense nas datas dos posts. Se não souber quais os melhores dias para publicar, faça testes e anote os resultados. É interessante adicionar os horários para que, depois, seja possível ver qual teve mais interação ou cliques.
5 passos para montar o calendário de posts
Já está com a sua planilha em mãos e os três pilares em mente? Conheça 5 passos para construir o calendário de postagem.
1) Defina objetivos
Primeiro vamos entender onde queremos chegar com a criação desses conteúdos. Os posts devem ser criados para atingir os objetivos, que podem ser:
- aumentar o alcance da marca;
- vender mais de um produto específico;
- realizar um lançamento.
2) Escolha os formatos a serem usados
Escolha quais os formatos que vai usar: vídeo, foto, reels, stories ou blog. Pense nas características de cada um. Por exemplo:
- conhecimento técnico necessário: para fazer um vídeo, é preciso edição, já na foto, não;
- informações a serem passadas: em um blog você tem mais espaço para escrever do que nas redes sociais;
- “validade” do post: os stories duram apenas 24 horas, um post no Instagram costuma ter relevância por 72 horas.
Sempre que der, varie o formato do mesmo tema, por exemplo, na primeira semana faça um post sobre um produto, já na seguinte, use um vídeo. Assim, é possível avaliar quais funcionam melhor com o seu público.
3) Defina a rotina de posts
Cada rede social pode ter uma rotina diferente de postagem. O importante é criar um cronograma que consiga ser mantido ao longo do tempo. Por exemplo, só coloque 5 posts por semana se puder manter esse número ao longo do mês.
4) Organize a produção do conteúdo
Mais acima, falamos sobre a definição dos temas e pautas, agora chegou a hora de transformar esses dados em posts. Os textos devem ser simples e diretos. Já as imagens precisam ter boa qualidade e serem chamativas.
Procure deixá-los prontos com certa antecedência, para ter tempo de realizar eventuais ajustes. Agende os conteúdos e agilize o processo!
5) Escolha os canais de compartilhamento
Temos muitas redes sociais à nossa disposição, por isso, é preciso definir quais vamos usar. Se respondeu “todas”, calma. Criar perfis em todos os canais e não alimentá-los corretamente, não é produtivo, foque nos principais e, aos poucos, adote outras opções.
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Como o PagBank pode ajudar empreendedores?
O cronograma de postagem ajuda a criar, organizar e analisar os resultados do que foi publicado nas redes sociais.
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