Resumo do texto
- Entenda o que é uma Buyer Persona;
- Saiba diferenciar este conceito de Público-alvo;
- Aprenda a definir a Buyer Persona da sua empresa.
O empreendedor que entende o que seu cliente quer consegue planejar ações estratégicas pensando nas necessidades e desejos que precisa atender. Esse consumidor ideal é chamado de buyer persona.
Em tradução livre, buyer persona significa “pessoa compradora”, ou seja, aquele que consome determinado serviço ou produto. Neste artigo, confira como descobrir a buyer persona da sua empresa.
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O que é uma buyer persona?
A buyer persona é uma “pessoa” criada pelo empreendedor, a partir de dados reais, que descrevem o comprador ideal da empresa. Esse personagem possui diversas características, como gostos, preferências, formas de agir e crenças.
Entretanto, não pode ser confundida com a brand persona, que é, justamente, o outro lado da moeda: a pessoa que representa a marca.
Por exemplo: em uma pesquisa, uma companhia de itens para decoração identificou que a buyer persona é uma mulher de, mais ou menos, 30 anos que gosta de receber dicas de uma pessoa mais nova. Portanto, a brand persona, ou seja, quem representa o empreendimento, pode ser uma mulher de 24 anos, mais moderna e descolada.
Esse personagem pode ser criado facilmente, com base nos dados que foram coletados em pesquisas!
Buyer persona x Público-alvo: entenda a diferença
A diferença entre buyer persona e público-alvo é o nível de detalhamento. A buyer persona é um aprofundamento do público alvo.
O público-alvo utiliza dados mais superficiais, como localização, faixa etária, sexo e profissão. Enquanto isso, a buyer persona, vai além dessas informações. Elas têm nome, idade exata, endereço, história de vida, gostos específicos e sonhos.
Por exemplo: o público-alvo são moradores da região sul, que tenham entre 35 e 45 anos, mulheres e classe média. Já a buyer persona, seria: Márcia, de 38 anos, especialista em colocação e manutenção de unhas de porcelana, moradora de Curitiba e mãe. Dona de um pequeno negócio de estética, divide o espaço com mais duas profissionais e seu maior sonho é aumentar o negócio e o transformar em franquias.
Viu só como a buyer persona é mais detalhada?
Como definir a buyer persona da sua marca?
Bom, agora que você entendeu como funciona a definição de uma pessoa ideal para representar a clientela, é hora de criar uma! Entretanto, antes de partir para a prática, lembre-se que todas essas informações devem ser baseadas em pesquisas e dados. Nada de achismos aqui!
Colete dados
Para saber quem é o seu cliente, é preciso conhecê-lo. E isso é feito através da coleta de dados. Essas informações podem vir de diferentes fontes, como formulário de cadastro no site, pesquisas pontuais com perguntas mais detalhadas e, até mesmo, com o ClubePag pela maquininha de cartão!
Analise os dados
Com essas informações em mãos, é hora de procurar os pontos em comum. As características mais encontradas ajudam nos primeiros passos. Por exemplo, se identificou que 85% dos consumidores são mulheres e 90% tem entre 30 e 35 anos, já definimos a idade e o gênero da buyer persona.
Criação da persona
Agora é hora de criar a história de vida da persona. Dê um nome para ela e defina onde mora (com base nas informações coletadas). Procure definir a profissão, classe social, desejos e hábitos de compra.
Converse com a equipe
Depois de construída, é hora de compartilhar o resultado com a equipe. E além de apresentar, peça uma validação. Por exemplo, é essencial que a equipe de atendimento consiga enxergar aquela persona entre os clientes que eles já atendem.
Exemplo de buyer persona
Veja um exemplo para te ajudar a visualizar melhor o que seria uma buyer persona.
Jonas Carvalho tem 33 anos. Recém-casado, acabou de dar entrada em um apartamento que divide com a esposa. Apesar da vontade de ser pai, tem medo das despesas que um filho traria. Ele é engenheiro civil e trabalha na empresa do sogro. Como está com as contas apertadas, no fim de semana, se arrisca na cozinha junto com sua esposa e preferem chamar os amigos para curtir no apartamento do que sair.
O Jonas poderia ser uma buyer persona para um serviço de empréstimo, por exemplo. Afinal de contas, a dívida do apartamento pode estar atrapalhando outros planos que ele e a esposa têm.
Tenha mais dados sobre seus clientes e crie promoções com o ClubePag!
Uma das principais etapas na criação da buyer persona é a coleta de dados. Isso porque, muitas vezes, os empreendedores não sabem como extrair informações dos clientes.
O ClubePag pode te dar uma mãozinha nesse processo. Esse serviço exclusivo do PagSeguro te ajuda a conhecer melhor a clientela. Além de criar um programa de fidelidade exclusivo!
Veja só como é simples usar o ClubePag:
- No Painel de Controle do PagVendas, no menu lateral, clique em “ClubePag”;
- Clique em “Participar” para ativar o recurso;
- Ative os benefícios que quer usar;
- Pronto! Agora é só começar a cadastrar os clientes.
Com o serviço ativado, é hora de criar sua base de clientes:
- Na primeira compra, peça o telefone do cliente;
- Ele vai receber um SMS para finalizar o cadastro;
- Pronto! Aguarde os clientes retornarem para aproveitar o benefício.
Você reúne uma série de informações sobre quem está consumindo e ainda pode fazer campanhas especiais para esse público. Ofereça ofertas de boas-vindas, descontos para clientes sumidos e ofertas especiais para aniversariantes e cashback!