Você, que trabalha vendendo algo (independente do que seja) deve postar seus produtos nas redes sociais, né?!

Se sim, está no caminho certo. Mas, além de postar fotos e vídeos dos produtos, sabia que existem várias outras maneiras fáceis e baratas para você ganhar dinheiro com as redes sociais?

Elas são ótimas como instrumento de divulgação – está todo mundo lá, olhando, pesquisando, curtindo e compartilhando. No mais, ter um perfil nas redes sociais é gratuito, por isso, muita gente começa divulgando seus produtos em seus perfis ao invés de criar um site, que requer investimento e conhecimentos técnicos.

Mas, olha, seguindo algumas dicas que separamos aqui, você pode aumentar bastante suas vendas, sem nem ter uma loja física ou virtual.

Nesse texto, vamos falar sobre boas práticas que vão te ajudar a tirar mais proveito dos seus perfis nas redes sociais – e consequentemente, farão você vender mais.

mulher olhando a tema do notebook e do celular ao mesmo tempo

Perfil comercial X Perfil pessoal

Um perfil comercial não deve ser administrado como um pessoal, então, se você pretende criar um perfil para o seu negócio (ou se já tem um), prepare-se para criar postagens legais, ver quais imagens seu público gosta mais e entender qual a frequência que você deve publicar algo nos seus perfis para manter a galera interessada.

ícones do facebook

Foque onde o seu público está

Nem todo mundo que usa uma rede social está em todas (ou até está, mas usa pouco ou quase nada), por isso, antes de mais nada, é importante você saber onde as pessoas que você quer que veja o que você posta estão presentes.

Criar perfis em todas as redes sociais pode ser uma cilada e nem sempre vai render bons frutos, então, evite esse erro. Esse esforço só vai te fazer gastar tempo administrando vários perfis. E ninguém aqui quer perder tempo, né?! Crie perfis para divulgar o que você vende nas redes sociais que você notar mais pessoas interessadas naquilo que você está comercializando.

Entenda seu público

Descubra informações sobre seus clientes como idade, sexo, onde moram e comportamentos gerais. Sabendo esses detalhes fica muito mais fácil acertar o tipo de postagem e conseguir estabelecer uma conexão com o seu público.

Suponhamos que grande parte dos seus clientes moram em uma determinada região. Sabendo disso, você pode criar promoções e oferecer frete a custo mais baixo para entregar nesse local.

Também é bacana pesquisar e falar sobre coisas relacionadas ao que você vende. Por exemplo, se você vende brigadeiros, pode criar um post falando sobre a origem do brigadeiro, quando e por quem foi inventado e curiosidades sobre o assunto.

Faça publicações atraentes

Quando você estiver planejando suas publicações, vale a pena dar uma conferida no que seus concorrentes estão publicando para ter uma noção do que o público gosta mais – um jeito de entender se o público gosta de um post é analisando se tem bastante interações como compartilhamentos, comentários positivos, reações e curtidas. É sempre válido ver o que os concorrentes estão fazendo pois isso traz uma noção de mercado para você, além de trazer inspiração para criar o seu conteúdo.

Não cometa o erro de publicar conteúdo de terceiros como se fosse seu ou sem citar o autor ou fonte, isso pode não cair bem para o seu negócio. Também é importante evitar fazer o mesmo tipo de publicação em todas as redes sociais pois o que dá certo em uma pode não dar resultado nas outras. Teste alguns formatos de conteúdo para ter certeza, como foto mostrando os produtos, memes que tiverem relação com o seu negócio, textos, vídeos. Entenda o que o seu público gosta mais e invista na criação disso.

Cuide bem dos seus clientes

Mantenha um ritmo constante de postagens para que ninguém pense que o seu perfil está abandonado e sempre que publicar algo, aproveite para criar engajamento na sua página. Você pode fazer isso respondendo os comentários deixados em suas publicações.

Você já fez algum comentário em uma postagem e foi mal respondido? Isso (infelizmente) ainda acontece e espanta muitos consumidores. É importante criar uma conexão com o seu público, por isso, responda educadamente e sem demorar muito. Tente se aproximar ao jeito de falar dos seus clientes na hora de responder, pois isso gera proximidade com eles.

É essencial aprender a lidar com as críticas e comentários, ao invés de rebater de forma grosseira. Isso causa uma péssima impressão e você pode perder clientes.

Divulgue do jeito certo

Sabe quando você posta alguma coisa e percebe que poucas pessoas curtiram ou viram a publicação? Não significa que você publica coisas desinteressantes, isso pode acontecer porque as publicações que não têm dinheiro investido geralmente são exibidas para bem menos pessoas. Um jeito de fazer com que as publicações cheguem na tela de mais pessoas é transformando-as em anúncios, dessa forma é possível configurar o público que você quer atingir – como pessoas mais propensas a consumir o que você vende, ou pessoas que curtem determinado assunto ligado ao seu negócio.

Com um valor relativamente baixo, como R$50,00, você consegue impulsionar suas publicações para mais pessoas verem e se interessarem pelo seu produto.

Você também pode criar promoções atraentes, como por exemplo: compre até “dia tal” e ganhe um brinde exclusivo. Ou estimular seu público a compartilhar suas publicações, exemplo: compartilhe essa publicação no seu perfil, marque 3 amigos e ganhe 10% de desconto no pagamento à vista.

Como estamos sempre pensando em jeitos de ajudar você e o seu negócio a prosperar, desenvolvemos alguns templates para fotos, assim, você insere neles as suas fotos – de serviços ou produtos, e divulga nas suas redes sociais. O arquivo é 100% editável, ou seja, você poderá personalizar como quiser! Baixe clicando aqui.

Elas podem ser utilizadas no seu perfil do Facebook, nas divulgações pelo Instagram e até mesmo enviadas por WhatsApp. Tudo para você divulgar o que tem de melhor à disposição dos seus clientes da melhor forma possível.

Facilite a venda

Se você usa as redes sociais como uma vitrine, para mostrar os produtos que você vende, o que acha de aproveitar e fazer a venda completa por lá mesmo? É possível e não precisa nem ter um site ou loja virtual pra isso.

Um jeito rápido e seguro de vender pelas redes sociais é usando um link de pagamento. Se você nunca ouviu falar disso, calma que eu explico melhor!

O PagSeguro tem uma solução grátis chamada Link de Pagamento, com ela você cria um link personalizado para que o cliente pague pelo seu produto e depois é só copiar e colar esse link nas redes sociais que você usa. Seu cliente clica no link, é direcionado para a tela de pagamento do PagSeguro e em poucos minutos ele consegue pagar o produto da maneira que preferir, e de onde estiver. Quando o pagamento é confirmado, você recebe uma mensagem em seu e-mail.

Além de facilitar o recebimento das vendas, com o Link de pagamento suas vendas ficam seguras e protegidas contra fraudes pois o PagSeguro faz o gerenciamento de risco para você. Outra super vantagem é que você consegue oferecer vários meios de pagamentos para seus clientes, como crédito, boleto, débito online e . Além disso, seu cliente também terá a opção de parcelar o pagamento em até 18x. E atenção, você recebe o valor das vendas em apenas 2 dias!

Caso você se interesse, no Link de pagamento ainda é possível cadastrar o sistema de recuperação de carrinho, assim, aquele cliente que clicar no Link, mas não finalizar a compra, receberá um e-mail avisando que o produto ainda está disponível para a compra.

Para criar Links de pagamento com o Venda Rápida você precisa ter uma conta no PagSeguro. Caso você ainda não tenha, crie já uma conta grátis. Depois, siga o passo-a-passo:

1 – Faça login na sua conta PagSeguro;

2 – No menu lateral, clique em Venda Online e em seguida Venda rápida;

3 – Preencha os campos com informações sobre o produto ou serviço que você está vendendo;

4 – Selecione o tipo Padrão de tela de pagamento;

5 – Clique em Gerar botão e Link.

Pronto. É só copiar o Link de pagamento e divulgar nas suas redes sociais.

Veja como é simples e rápido criar um Link de pagamento:

Viu, só?! É possível aumentar as suas vendas se você usar as redes sociais do jeito certo. Comece agora mesmo a se organizar para vender mais e conte com o PagSeguro para aumentar cada vez mais as suas vendas.