Fevereiro Roxo: entenda a importância do diagnóstico precoce no tratamento de doenças crônicas

Resumo do texto

    • Conheça a campanha Fevereiro Roxo;
    • Saiba como identificar sintomas de Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus;
    • Veja a importância de manter as consultas preventivas em dia.

Contrate agora o PagBank Saúde!

 

Mensalmente acontecem campanhas nacionais com foco na conscientização da população sobre os perigos de algumas doenças e a necessidade da prevenção. Assim como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, temos o Fevereiro Roxo.

Durante este mês, as ações procuram informar sobre três doenças: Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus. O foco é ajudar as pessoas a identificar os primeiros sintomas e iniciar um tratamento adequado que possa oferecer bem-estar e qualidade de vida.

Entenda o que é o Fevereiro Roxo e como o PagBank Saúde pode te ajudar a cuidar da saúde da sua família sem ter que se preocupar com gastos excessivos.

Fevereiro Roxo: Saiba como se Prevenir

Você sabe o que é Fevereiro Roxo?

Essa é uma campanha que foca na conscientização a respeito do Alzheimer, da Fibromialgia e do Lúpus, doenças crônicas e que não têm cura.

O diagnóstico precoce é essencial nestes casos, pois quanto antes identificado, maior a eficácia do tratamento dos sintomas, gerando mais qualidade de vida para os pacientes.

Fevereiro Roxo: fique atento aos primeiros sintomas

As doenças crônicas demoram a aparecer, mas vão dando pequenos sinais ao longo do tempo. Isso pode fazer com que elas passem despercebidas e cresçam silenciosamente.

Sendo assim, é muito importante ficar atento aos primeiros sintomas. Não deixe de fazer acompanhamento médico e, ao menor sinal de algo diferente, procure um profissional.

Veja quais os sintomas ajudam a identificar as doenças do Fevereiro Roxo.

Lúpus: o que é, principais sintomas e tratamento

O Lúpus é a doença autoimune que faz com que as células de defesa ataquem as células saudáveis, como se elas fossem prejudiciais. Isso pode causar inflamações em diferentes partes do corpo.

A doença pode apresentar pequenos sinais desde o nascimento, mas o diagnóstico, normalmente, vem depois de muitos anos, quando há uma crise intensa de sintomas. Como o corpo todo é afetado, a lista de sintomas é bem variada:

  • febre acima de 37,5º;
  • dor muscular e rigidez;
  • queda de cabelo;
  • sensibilidade à luz;
  • cansaço excessivo.

Tratamento: por ser uma doença que não tem cura, o caminho do tratamento é controlar os sintomas com antiinflamatórios, corticóides e imunossupressores.

Alzheimer: o que é, principais sintomas e tratamentos

Muitas vezes confundida com a esclerose, o Mal de Alzheimer aparece mais nos idosos, especialmente acima dos 65 anos. Ela é causada pela morte das células cerebrais e afeta funções como memória, coordenação e linguagem.

Quando ela é identificada, nos idosos, já está em um quadro avançado. Alguns dos sintomas são:

  • alteração na audição;
  • problemas de memória;
  • desorientação de raciocínio;
  • falta de concentração;
  • problemas na linguagem e habilidades visuais.

Tratamento: a equipe médica responsável pelo paciente, composta por neurologistas, psicólogos e geriatras, fazem o uso de remédios anticolinesterásicos para retardar os sintomas. Assim como modificam a rotina de exercícios e alimentação.

Aos primeiros sinais, agende uma consulta com o PagBank Saúde e investigue. Quanto antes for diagnosticado, melhor.

Fibromialgia: o que é, principais sintomas e tratamentos

A Fibromialgia é um distúrbio que causa dores intensas e rigidez nos músculos. Além disso, um cansaço extremo, alteração na memória e humor. Alguns médicos não a consideram uma doença, pois muitas vezes está associada com sofrimento psicológico ou estresse.

O diagnóstico é dado quando os profissionais não conseguem identificar outra causa para os sintomas, que são:

  • dor generalizada;
  • cansaço;
  • dificuldade em se concentrar;
  • pontos hipersensíveis: locais no corpo que, ao menor toque, doem.

Tratamento: os especialistas seguem quatro caminhos: medicamentos, atividades físicas, mudança de hábitos e terapia.

Veja como realizar consultas de prevenção com o PagBank Saúde

A campanha do Fevereiro Roxo conscientiza e traz o foco para três doenças que não tem cura e demoram para serem diagnosticadas. Por isso é tão importante manter as consultas de rotina e prevenção.

Com o PagBank Saúde, fica mais fácil cuidar da saúde. Com ele, é possível fazer consultas presenciais ou à distância com preço fixo e você ainda tem descontos nas principais redes de farmácias.

Para agendar sua consulta, basta seguir o passo a passo:

  1. abra o super app PagBank e acesse a aba “Produtos e Investimentos”,
  2. selecione o botão “Seguros” e escolha “PagBank Saúde”;
  3. abrirá uma nova tela para que escolha entre “Consulta presencial” ou “Consulta por vídeo”;
  4. agora é hora de definir quem vai ser atendido (você ou seus dependentes);
  5. Informe seu CEP;
  6. na tela seguinte, escolha a especialidade desejada;
  7. indique dia e horário de preferência e clique em Próximo;
  8. confirme os dados selecionados;
  9. você receberá no seu e-mail e WhatsApp as opções disponíveis e os valores;
  10. agora é só escolher entre as 4 opções enviadas.

Contrate agora mesmo o PagBank Saúde!

Para contratar o PagBank Saúde é necessário abrir conta de pagamento (apenas para CPF), sujeita a análise cadastral pelo PagSeguro. PagBank Saúde é uma parceria com a TEM Saúde: Um programa de acesso a saúde particular com preços reduzidos, não é um seguro ou plano de saúde. As consultas possuem valor fixo de R$ 60,00 a R$ 90,00 de acordo com a especialidade escolhida. Para exames e odontologia os valores deverão ser consultados em nossos canais de atendimento. Serviço de telemedicina nos termos da Portaria 467 de 20/03/2020 e da Lei 13.989 de 15/04/2020. Os sorteios desta promoção são emitidos pela Icatu Capitalização S/A, CNPJ/MF nº 74.267.170/0001-73, processo SUSEP 15414.004727/2010-5. A aprovação deste título pela SUSEP não implica por parte da Autarquia em inventivo ou recomendação à sua aquisição, representando exclusivamente, sua adequação às normas em vigor. Os valores de resgate e sorteio deverão ser resgatados dentro do prazo prescricional sob pena de perda desse direito, conforme legislação vigente.