Aumento da Taxa Selic 2022: confira a nova taxa e quais investimentos se beneficiam

Resumo do texto

  • A taxa Selic subiu, saiba o que isso significa;
  • Veja como o valor impacta alguns investimentos;
  • Aproveite o aumento da taxa e conheça as melhores opções para investir.

 

O aumento da taxa Selic em 2022 foi anunciado pelo Comitê de Política Monetária (Copom). De 9,25%, valor que fechou em 2021, a taxa subiu para 10,75%. É a primeira vez em mais de quatro anos que a Selic aparece com 2 dígitos.

No último ano, a taxa teve muitos aumentos e se ela continuar subindo em 2022 isso pode ser uma boa notícia para os investidores. Isso porque alguns ativos, como os de renda fixa pós-fixada, calculam o rendimento com base nessa taxa. Ou seja, quem investir em CDBs e Tesouro Selic terá mais lucro.

Confira mais detalhes sobre como a alta da Selic influencia em alguns investimentos e no dia a dia do brasileiro.

Confira o Primeiro Aumento da Taxa Selic em 2022

Taxa Selic: o que é e como influencia no dia a dia?

A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ou seja, todo mundo que tem empréstimo, financiamento ou qualquer outra transação que tenha juros, será afetado. A variação do índice procura controlar a inflação. Veja como:

  • quando a Taxa Selic sobe, os investimentos que usam a taxa como indexador ficam mais rentáveis, como foi mostrado anteriormente;
  • se estão colocando dinheiro em investimentos, o consumo reduz;
  • se o consumo cai, os preços são obrigados a diminuir também, para atrair mais compradores;
  • e, se os valores caem, a inflação também acompanha.

E por falar em investimento, o aumento da Taxa Selic é vantajoso para quem investe em CDBs e Tesouro Direto. Como esses dois ativos são, na verdade, empréstimos feitos aos bancos e ao governo, são afetados pelo índice.

Em 2021, a taxa aumentou 7 vezes, ou seja, se o dinheiro estava aplicado em investimentos calculados usando a Selic como base, essa escolha rendeu lucro.

Como a taxa Selic afeta os investimentos?

Quando o investidor coloca dinheiro em CDB e Tesouro Direto, é como se ele estivesse emprestando o valor a bancos e ao governo, respectivamente.

E na hora de pagar esse empréstimo, as instituições precisam devolver com juros, certo? Afinal de contas, é um empréstimo. E como a Taxa Selic afeta os juros, os investidores saem ganhando.

No caso dos CDBs, o rendimento é calculado usando o CDI como base, mas não se preocupe, esse índice também é calculado a partir da Taxa Selic!

É hora de aproveitar os investimentos no PagBank!

Agora que você já sabe como funciona a Taxa Selic e como ela influencia diretamente nos investimentos é hora de fazer o dinheiro render mais.

Com o super app PagBank, é possível aplicar o dinheiro no Tesouro Selic e começar 2022 lucrando! E não se preocupe se não sabe como investir, é super simples:

  1. abra o super app e clique em “Produtos e Investimentos”;
  2. vá em “Aplicar meu dinheiro”;
  3. escolha “Renda Fixa”;
  4. confira as opções e faça sua escolha;
  5. agora é só Investir.

Já está com o dinheiro separado? Então é só aproveitar as opções do PagBank! 

O Tesouro Selic rende mais do que a poupança e tem rentabilidade e resgate diário, ou seja, o seu dinheiro começa a render de imediato!

Além de tudo, usa a Taxa Selic, que aumentou novamente, dando mais lucro para você.

Com o CDB PagBank você tem:

  • rentabilidade garantida durante o período do investimento;
  • todos os CDBs rendem mais do que a poupança;
  • comece com apenas R$1 e tire diariamente com rendimento!
  • segurança, tranquilidade e garantia adicional do FGC.

Comece a investir agora através do super app!

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”