Veja como criar promoções de sucesso com 7 dicas para seu negócio!

Resumo do texto

  • Saiba as vantagens e desvantagens de fazer promoções;
  • Veja 7 dicas para fazer promoções de sucesso;
  • Conheça a ferramenta certa para fidelizar clientes!

Soluções PagSeguro para seu negócio!

 

Chamar a atenção do cliente, conquistar sua confiança e aumentar as vendas é o objetivo da maioria dos empreendedores. Para isso, existem diferentes estratégias, e uma das mais utilizadas é a promoção!

As promoções são ações que oferecem benefícios para quem compra, como descontos no valor, frete grátis ou kits promocionais.

Mas não basta ter ideias de promoções se isso significar perda de dinheiro para o negócio. É preciso saber criar promoções criativas e que sejam lucrativas para o bolso!

Pensando nisso, confira 7 dicas para criar uma promoção de sucesso sem comprometer a saúde financeira do seu negócio!

Promoção: o que você precisa saber antes de fazer uma?

Ela é a queridinha do público! Fazer uma promoção no seu negócio pode agradar mais do que você imagina. Segundo uma pesquisa, 97% dos consumidores brasileiros gostam e procuram por vantagens na hora de comprar.

Mas a verdade é que ela não deve ser boa apenas para quem compra, ela deve ser lucrativa para os empreendedores também. E para isso, a promoção deve ser criativa, chamativa e bem planejada!

Quais são as vantagens e desvantagens de realizar promoções?

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Vantagens Desvantagens
Se destacar da concorrência É necessário planejamento para não sair no prejuízo
Atrair novos clientes Cria uma dependência das promoções
Atingir objetivos comerciais (zerar estoque, vender mais etc); Preparar sua equipe de colaboradores
Fidelizar consumidores com benefícios exclusivos Limitação de itens que despertam interesse nos clientes.

7 dicas para criar uma promoção de sucesso!

Criar uma promoção de sucesso envolve muitos processos, isso porque você quer que seu negócio saia ganhando, certo?

Portanto, além das ideias criativas para promoções, é preciso planejar! Veja os 7 passos que vão te levar ao sucesso!

1. Tenha um objetivo claro

Antes de tudo, é fundamental saber o motivo pelo qual você está fazendo aquela promoção. Escoar um determinado item do estoque? Atrair novos clientes? Fidelizar os antigos? Ou anunciar um lançamento?

Dependendo do objetivo, você vai criar dinâmicas distintas e utilizar métodos variados para medir o sucesso em cada uma delas.

Por exemplo, uma promoção de queima de estoque tem um resultado esperado bem definido, enquanto uma promoção para atrair novos clientes pode exigir uma métrica diferente!

2. Faça a segmentação do seu público

Especialmente para os negócios que possuem um público abrangente, é importante direcionar as promoções para os diferentes segmentos.

Por exemplo, se você deseja zerar o estoque de camisetas brancas, é ideal que a comunicação seja voltada para pessoas que já compraram produtos similares ou que têm maior tendência a comprar peças de roupas básicas.

Se a promoção for para atrair novos clientes, é preciso entender a persona que você quer atingir e, então, criar uma comunicação que se conecte diretamente com ela.

3. Aproveite datas comemorativas

As datas comemorativas são oportunidades de anunciar promoções especiais. Além dos clientes já estarem esperando esse tipo de ação, você aproveita o “boca a boca” para promover seus produtos.

Um exemplo é o Dia do Consumidor. Ele não está no calendário de feriados, mas é uma chance incrível para criar promoções exclusivas e criativas.

Nesse caso, procure sempre relacionar a sua ideia de promoção criativa com a data em questão. Isso vai te ajudar a se destacar da concorrência!

4. Crie um planejamento detalhado da campanha

Defina quais serão os passos da campanha de promoção. Em seguida, se possível, divida cada passo em tarefas. Assim, você consegue visualizar de forma clara tudo que precisa ser feito. Identifique também quem são os responsáveis e os prazos para cada tarefa.

Não se esqueça de pontuar a data de término da campanha promocional. Lembre-se que, se seu negócio ficar conhecido apenas pelas promoções, você pode ficar “preso” a isso e ter dificuldade em atrair clientes em outros momentos.

Para facilitar o controle, você pode utilizar uma tabela com as tarefas e os prazos de execução. Por exemplo:

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Tarefas Semana 1 Semana 2 Semana 3
Definir os produtos

X

Fazer o cálculo de preços

X

Escolher fotos para as redes sociais

X

Esse é apenas um exemplo de como você pode organizar o planejamento da campanha, mas caso tenha outro formato que já utilize normalmente, não tem problema!

O mais importante é que todos os passos sejam contemplados, assim, nada fica para a última hora e você pode prever eventuais problemas ou modificações o quanto antes.

5. Busque a fidelização de clientes

As promoções não são indicadas apenas para vender mais ou atrair novos consumidores. Elas podem ser planejadas para fidelizar aqueles que já conhecem sua marca.

Para isso, é preciso ter uma base de clientes que já compraram no seu estabelecimento e entrar em contato com eles. Seja para oferecer um cupom de desconto ou frete grátis.

Existe ainda, outro momento importante! O pós-venda! Depois que o usuário sai da sua loja ou site, mantenha a comunicação. Mesmo que só para perguntar como está sendo a experiência com o produto.

Quem não gosta de se sentir valorizado e notado? Sem dúvida, seu cliente vai gostar dessa atitude!

6. Ofereça vantagens no frete

O frete grátis é uma das promoções mais buscadas pelos consumidores. Esse tipo de benefício pode impulsionar as vendas e fazer com que seu estabelecimento se destaque!

Portanto, você pode oferecer descontos no custo do frete para atrair novos e antigos clientes. Mas é importante que esse benefício seja oferecido após cálculos e testes. Afinal, seu negócio não pode ficar no prejuízo, certo?

Uma alternativa seria utilizar um serviço de envio que reduza os custos do frete. Como o Envio Fácil, por exemplo. Com ele, você pode transportar os itens com Correios ou transportadora com um valor que cabe no seu bolso.

7. Elabore um calendário de promoções

Quando um negócio oferece uma promoção atrás da outra, ele pode ficar reconhecido apenas pelos benefícios. E, como consequência, o cliente pode ter uma sensação de que a qualidade do produto está abaixo do esperado.

Portanto, é importante que você utilize as promoções com planejamento. Você pode pegar um calendário comercial, separar as principais datas do semestre e planejar as ações.

Além disso, caso queira oferecer algum benefício “relâmpago” para queima de estoque ou lançamento de um produto, defina, com antecedência, data de início e fim.

Como fazer Promoções

Dica bônus: analise os resultados das promoções anteriores!

Depois que a oferta acaba para os clientes, o trabalho não termina para quem tem um negócio. É hora de dar uma olhada em como foi a oferta, entender se deu certo e ver o que foi bom e o que pode melhorar.

Para fazer isso, você precisa ter um bom controle de caixa, vendas e faturamento. Se você não tem muita gente trabalhando com você, pode usar a tecnologia pra te ajudar!

O PagVendas é um software de gestão de negócios que te dá dados consolidados sobre seu empreendimento. Com ele, você vai saber se as ofertas fizeram você vender mais, ganhar mais dinheiro ou se não deu tão certo assim.

Assim, você vai ficar mais tranquilo para planejar as próximas ofertas de um jeito que dê mais certo!

Como fazer uma boa divulgação das suas promoções?

Pensar em ideias criativas e planejar cada detalhe de uma promoção não será útil se ninguém ficar sabendo. Mas, para aproveitar ao máximo suas promoções, preste atenção em pontos importantes, como:

  • Use imagens de alta qualidade para mostrar os produtos;
  • Explique de forma clara e detalhada o funcionamento da promoção;
  • Explore as funcionalidades de cada rede (vídeos, imagens, tutoriais, enquetes etc);
  • Não deixe de responder clientes que enviam ou comentam dúvidas e pedidos;
  • Crie um calendário de conteúdos para movimentar as redes sociais de forma constante.

Divulgue promoções para seus clientes via SMS!

Comunicar promoções e avisos para seus clientes nunca foi tão fácil! Via SMS, com o ClubePag, agora é possível deixar seus consumidores por dentro daquela promoção especial que seu negócio está bolando.

O vendedor pode enviar SMS para os clientes cadastrados no clube e, consequentemente, aumentar suas vendas com a maquininha PagSeguro. E o melhor de tudo, é 100% grátis!*

Para usar é só seguir o passo a passo:

  1. Acesse sua conta pelo site PagBank;
  2. No menu principal, à esquerda, clique em “Gestão e Fidelização”;
  3. Selecione a opção “ClubePag” e depois “Comunicado por SMS”;
  4. Clique em “Enviar comunicado” e escreva sua mensagem;
  5. Clique em “Criar mensagem” para finalizar.

Acelere suas vendas e fidelize clientes com o PagBank!

Agora você já tem um guia completo para fazer promoções de sucesso em seu negócio! É hora de vender mais, aumentar os lucros e atrair novos clientes!

Mas com tantas pessoas conhecendo sua marca, como garantir que elas retornem? O ClubePag pode te ajudar nesse momento! Com ele, você cria seu próprio programa de fidelidade.

Ofereça diferentes ações, como:

  • Oferta Boas-Vindas: Use o cupom de boas-vindas e faça seu cliente se sentir especial desde o início;
  • Oferta Clientes Sumidos: Ofereça um cupom de desconto para aquele “sumido” retornar;
  • Oferta Aniversariantes: no mês do aniversário, ofereça um presente exclusivo para o cliente;
  • Programa de Cashback: Ative o programa de Cashback e toda vez que a pessoa comprar, ele acumula parte do valor e pode resgatá-lo em uma futura compra!

Conte com o ClubePag para fidelizar seus clientes e aumentar as vendas!

*O ClubePag é uma ferramenta gratuita, o vendedor paga apenas pelos descontos oferecidos. O disparo de SMS é gratuito por tempo limitado.