Gatilhos mentais: entenda o que são e saiba como usar no seu negócio!

Resumo do texto

  • Afinal, o que são gatilhos mentais?
  • Entenda como eles influenciam na decisão do cliente;
  • Saiba quais são os gatilhos mentais que você pode usar!

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“Queima de estoque”. “Oferta por tempo limitado”. “Compre agora antes que acabe!”. Sem dúvidas, você já usou alguma dessas frases no seu negócio. O que talvez não saiba é que esse tipo de tática tem nome. São os gatilhos mentais. 

Os gatilhos mentais para vendas influenciam na compra de determinado produto ou serviço. Por meio da estratégia de conteúdo, despertam sentimentos e emoções nos clientes que os levam a adquirir um certo item.

Mas, para usar os gatilhos de vendas em chamadas, frases destacadas ou em redes sociais, é preciso conhecer o que cada um deles causa. Sentimento de urgência, escassez ou curiosidade são exemplos de algumas das sensações despertadas no cliente.

Aprenda mais sobre os gatilhos mentais e veja como podem te ajudar a aumentar as vendas do seu negócio e atrair mais pessoas para sua loja!

O que são gatilhos mentais e como eles funcionam?

Os gatilhos mentais são estímulos que nosso cérebro recebe e, influenciam, diretamente, na tomada de decisões. Dizem respeito, portanto, a estratégia que mira o inconsciente para direcionar a algumas ações.

Para entender melhor, pense em atitudes simples do dia a dia que são feitas “no automático”. Normalmente, são ações simples, sem muitos riscos e não envolvem um processo de decisão muito longo, algo como escolher entre café ou leite no café da manhã, por exemplo.

Essas escolhas, que não possuem consequências muito complexas, “economizam energia” do nosso cérebro, deixando ele descansado para tomar decisões mais importantes, como a escolha de um fornecedor para seu negócio. 

Mas, o que isso tem a ver com os gatilhos mentais para vendas? Tudo! O objetivo é fazer com que o cliente tome decisões “no automático”, guiado mais pela emoção do que pela razão.

Como os gatilhos mentais funcionam?

Quando seu cérebro recebe uma informação do tipo “estoque limitado”, ele fica alerta e percebe que precisa tomar aquela decisão rapidamente para não perder a oportunidade. Logo, a compra é feita!

Os gatilhos mentais funcionam como um estalo que liga alguns interruptores no nosso cérebro. As chamadas, quando bem utilizadas, despertam reações do público, seja ao realizar uma compra por impulso, se inscrever na newsletter ou seguir o perfil nas redes sociais.

Mais adiante, você verá em detalhes frases com gatilhos mentais e qual a reação esperada quando as chamadas são usadas. 

Por que usar gatilhos mentais pode ser uma boa estratégia?

Porque os gatilhos mentais podem influenciar diretamente na decisão de compra. 

Lembra quando demos o exemplo da escolha entre café e leite no café da manhã? Imagine agora que você está em uma padaria com um cartaz dizendo que o “café é orgânico e com sabor especial”. Esse tipo de informação passa uma autoridade sobre o produto e interfere na escolha.

Portanto, usar os gatilhos mentais na sua estratégia de vendas, faz com que você direcione as decisões do seu cliente a favor do seu empreendimento.

Exemplos de gatilhos mentais para usar no negócio!

Gostaria de aumentar as vendas de um determinado produto ou pretende melhorar o faturamento do negócio em um certo período? Os gatilhos mentais podem te ajudar! Veja quais são e como usá-los!

Alerta de escassez

O gatilho de escassez desperta o sentimento de que é preciso correr para adquirir um produto, pois o item está acabando e você corre o risco de ficar sem ele, caso não faça a compra. O objetivo é que a decisão seja tomada de forma rápida.

Como usar?

Com chamadas do tipo “últimas unidades”, é possível demonstrar a escassez da oportunidade e acelerar a decisão do cliente. Combine a chamada com um bom preço e aumente as chances de realizar vendas!

Gatilho de urgência

O gatilho de urgência é parecido com o alerta de escassez, mas o foco é no tempo e não na quantidade. O objetivo é fazer com que o cliente acredite que ele tem pouco tempo para aproveitar a oportunidade.

Como usar?

Frases como “promoção válida apenas hoje” ou o relógio regressivo no site, indicando quanto tempo o produto ainda ficará com aquele preço, são exemplos de gatilhos de urgência.

Relação dor x solução

Neste caso, o gatilho aponta um problema (a dor) e já traz a solução. Assim, você mostra para o cliente que o seu negócio é capaz de resolver algo que vem atrapalhando, de alguma forma, a vida da pessoa.

É importante ressaltar que o gatilho vai além do processo de venda, também atua no reforço de autoridade do negócio.

Como usar?

Em frases como, “suas roupas duram muito pouco? Conheça nossas camisas de tecido reforçado”. No exemplo, você apontou um possível problema do seu cliente e, logo em seguida, mostrou como sua marca pode ajudá-lo a resolver a questão.

Para quem presta serviços, esse tipo de gatilho é especialmente importante e atrativo!

Identifique as dores do seu cliente e utilize essa relação para oferecer soluções e atrair mais pessoas.

Prova social

A prova social utiliza a opinião de outras pessoas para estimular a sensação de pertencimento do ser humano. A ideia é que “se todo mundo está consumindo e gostando, eu não posso ficar de fora”.

Como usar?

Este gatilho pode ser usado nas redes sociais, com a postagem de feedbacks de quem já consumiu ou com frases como “o mais vendido do Brasil”. Nas duas formas, o importante é mostrar que a qualidade é “garantida” por outras pessoas, não apenas pela própria marca.

Amor e conexão

Esse gatilho mental explora a relação emocional entre marca e cliente. O uso de argumentos menos racionais, como cuidado, confiança e carinho, são usados para convencer e se aproximar do consumidor.

Como usar?

“A marca que cuida do futuro do seu filho assim como uma mãe”. Essa chamada poderia ser usada em diferentes segmentos, certo? O sentimento despertado em quem consome é de carinho e cuidado, sensações que fogem do racional e apelam para o emocional.

Segurança

O gatilho de segurança oferece ao cliente uma sensação de que o que ele está consumindo é seguro e funciona. Para demonstrar isso, você pode mostrar como o item que está comercializado impactou a vida de quem o consumiu.

Como usar?

“O pneu que não rasga, já protegeu mais de mil pessoas”. Não dá pra negar que este tipo de chamada passa uma sensação de segurança, não é mesmo? Outra forma de fazer isso, é por meio da classificação de vendedores feita por outros usuários. Comprar de uma loja com 5 estrelas passa mais tranquilidade para o usuário!

Afinidade

Outra palavra que pode ser usada aqui é a empatia. Nesse gatilho, a marca se coloca no lugar do usuário e mostra que os dois estão “no mesmo barco”. A aproximação cria um laço emocional no cliente e o leva a dar preferência ao seu negócio.

Como usar?

“A gente sabe que você está com dificuldades de guardar dinheiro”, é um exemplo de chamada empática com o cliente, que pode levá-lo a consumir o produto divulgado.

Autoridade

Como o próprio nome sugere, o gatilho visa colocar a marca em um lugar de referência para o cliente. A ideia é que o usuário escolha o seu negócio porque ele é o melhor no segmento!

Como usar?

A autoridade pode vir diretamente da sua marca, “a única loja com autorização de revender o produto X” .

Outro exemplo é a confirmação de outros profissionais da área que recomendam o negócio, como “9 em cada 10 nutricionistas indicam essa marca de comida”.

Qual é o momento certo para usar os gatilhos?

Agora que já compreendeu o que são e como utilizar as chamadas, você deve estar pensando em colocá-las em todo lugar, certo? Realmente, conhecer como funcionam os gatilhos mentais para vendas faz parecer que são a solução para todos os conteúdos!

De fato, podem ser usados em diferentes momentos da comunicação. O importante é entender qual a melhor opção para cada canal de mídia e qual a situação mais indicada para o uso.

Por exemplo, em uma data como a Black Friday, explore o gatilho de escassez e urgência. Mas, em um lançamento de produto, foque na autoridade e segurança.

Os gatilhos mentais podem ser utilizados nas seguintes situações:

  • Descrições nas páginas de produtos e de venda;
  • Conteúdos de redes sociais e e-mail marketing;
  • CTAs em blogs;
  • Banner de sites e anúncios.

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É claro que os gatilhos mentais influenciam nas vendas do seu negócio, afinal de contas, impactam diretamente no processo de tomada de decisão do cliente. Mas, para a experiência de compra ser positiva, é preciso ir além!

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