Resumo do texto

  • O que são Metas SMART, entenda cada passo;
  • Confira as métricas mais importantes para fazer o seu negócio crescer;
  • Conte com um aliado para impulsionar as vendas do seu negócio no e-commerce.

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Alcançar o sucesso é o que todo empreendedor sonha, mas este conceito é muito vago. É preciso pensar em como chegar longe.

Metas SMART, como o próprio nome diz, é um método inteligente de criar objetivos para realizar processos e alcançar resultados dentro de um negócio. Se estabelecer no meio online pode ser desafiador, mas é possível otimizar toda a logística que um empreendedor precisa produzir aplicando essa metodologia.

Confira tudo sobre Metas SMART e como usar este tipo de estratégia no e-commerce.

O nome em inglês é uma sigla que se baseia em 5 fatores, são eles: S de Specific (específico), M de Measurable (mensurável), A de Achievable (atingível), R de Relevant (relevante) e T de Time-based (temporal).

Esta é uma metodologia que auxilia no alcance de objetivos e, principalmente, na construção de metas que sejam coerentes com a realidade do seu negócio. E saiba que você pode usá-la tanto em um negócio quanto na vida pessoal.

Saiba como encurtar caminhos para chegar no destino em que deseja. A seguir, confira como colocar em prática cada um desses 5 passos.

Específica

Seja específico e direto naquilo que realmente quer. Digamos que você quer “aumentar as vendas”. A melhor maneira para conseguir isso  é determinando quanto deve ser este aumento.  De acordo com Metas SMART, a meta “vender mais” se transforma em uma meta específica, como “aumentar 10% das vendas”.

Estabelecendo uma meta específica

Faça algumas perguntas para ajudar na definição da sua meta:

  • O que você quer alcançar com esta meta?
  • Como posso deixar essa meta bem clara e definida?

Mensurável

Mensurável é tudo aquilo que pode ser medido. Metas que têm essa característica são essenciais para qualquer negócio, afinal, além de determinar objetivos é importantíssimo acompanhar o progresso delas. Mensurando uma meta você consegue saber em que estágio ela está, quais esforços precisam ser feitos para finalizar a demanda e quais estratégias podem ser incluídas ou alteradas para dar cabo ao objetivo.

Como estabelecer uma meta mensurável

Responda às seguintes questões:

  • Qual o resultado que eu espero com esta meta?
  • Como esse resultado pode ser mensurado?
  • Quais são as etapas?
  • Em quanto tempo ele pode ser alcançado?

Atingível

De nada vale criar metas impossíveis de se cumprir, além de ser frustrante, você não estará enxergando a realidade do seu negócio e os esforços podem ser em vão.

Faça uma avaliação de como o seu empreendimento funciona. De acordo com os seus clientes e vendas anteriores, “aumentar 10% das vendas” é possível? Se não, este é o momento de repensar e criar uma meta que seja atingível dentro da realidade do seu negócio.

O que considerar ao definir uma meta atingível?

Esta meta exige muito mais do que perguntas, é necessário reflexão e análise. Estude o negócio e suas necessidades:

  • Financeiramente é viável realizar esta meta?
  • Estou criando um objetivo que está muito longe da realidade?
  • Consigo mensurar?
  • Já tentamos antes? Se sim, por que não tivemos sucesso?
  • Se já tentamos, quais são os motivos que impediram o cumprimento? Eles podem acontecer novamente?
  • Essa meta depende só do esforço interno ou outras pessoas (como fornecedores) estão envolvidos?

Relevante

Relevância mede a importância, e possui relação com a motivação para realizá-la. Este fator também ajuda a elencar prioridades, permitindo que você comece pelas mais urgentes.

Nem toda meta deve ser seu objetivo principal. É claro que dar conta de todas é a real missão, porém, você precisa encarar as metas como uma escada, subindo um degrau de cada vez. E para subir essa escada, não existe opção melhor do que conhecer bem quais são os primeiros degraus e quais são aqueles que você só irá encarar daqui há algum tempo.

O que considerar como relevante na hora de criar as metas

Quando for definir a relevância de uma meta, considere essas questões:

  • Como e por que esta meta surgiu?
  • Como o negócio será impactado pela meta?
  • Há outras prioridades no momento para o meu negócio?

Temporal

Defina um prazo para as suas metas. Crie um cronograma com previsão de datas para cada tarefa. Ele não precisa ser fixo, mas é importante traçá-lo e seguir conforme planejado.

E crie prazos justos para que o cronograma seja viável. No caso do exemplo “aumentar vendas em 10%” defina em quanto tempo você quer que essa meta seja cumprida, desta forma será mais fácil escolher as estratégias certas para cumprir tudo dentro  do prazo.

Quais as métricas mais importantes para seu e-commerce?

Falando em vendas online, é preciso focar nas métricas para entender mais sobre o desempenho do seu negócio e criar metas SMART infalíveis, confira as principais.

  • Tráfego: monitore quantas pessoas acessam seu site ou redes sociais;
  • Visitantes únicos vs. Visitantes recorrentes: acompanhe a frequência desses acessos e fique de olho se os visitantes voltam a frequentar o site. De nada adianta um grande número de visitas se elas são feitas apenas uma vez e não geram retorno;
  • Fontes de tráfego: saiba a fonte que gera as visitas, assim você conhecerá melhor o seu público. Por exemplo, eles acessaram o seu site através de alguma rede social? Qual? Assim é possível criar estratégias mais certeiras;
  • Taxa de conversão (vendas): esta se refere a usuários que se tornam clientes. Fique atento com a quantidade de compras na sua loja online vendo a proporção entre visitantes e vendas;
  • Quantidade e qualidade das avaliações de produtos: as avaliações dos seus produtos são um ótimo indicador sobre o seu negócio, além de ser um bom índice de engajamento, revise-as com cuidado;
  • Tempo médio de resposta: quanto tempo o seu cliente leva para receber uma resposta? Procure sempre melhorar este número;
  • Competitividade dos preços: confira os preços da concorrência para que o seu negócio tenha preços justos, todo centavo pode fazer a diferença.

Envio fácil: um aliado para impulsionar suas vendas

Agora que você já sabe como criar Metas SMART e como usá-las no seu negócio online, chegou a hora de conhecer o Envio Fácil, um grande aliado do frete em seu empreendimento.

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