Resumo do texto
- Conheça o naming: processo de escolha do nome da empresa;
- 7 dicas para te ajudar a definir como seu negócio vai chamar;
- Veja como criar um nome que se destaque no mercado.
Todo empreendedor já parou para pensar em como escolher o nome da empresa. Essa é uma tarefa muito importante, porque ele precisa ser criativo, simples e direto. Parece difícil, não é? Mas, nós vamos te ajudar!
Veja algumas dicas para facilitar na hora da escolha. Boa leitura!
Artigos que podem ser do seu interesse:
- Como abrir uma empresa MEI: veja como formalizar o seu pequeno negócio;
- Como começar seu negócio: Será que existe momento certo para empreender?
- Vantagens de Ter CNPJ: Descubra Porque Você Precisa de um.
Como escolher nome de empresa: primeiros passos
Para definir como chamar sua marca é importante saber que com uma única palavra ou expressão o cliente já deve entender o que você é, o que vende e qual seu diferencial. Vamos dar um exemplo:
Quando falamos da marca Apple, que significa maçã em português, ela dá ideia de tecnologia e inovação e isso acontece porque foi com uma maçã que o cientista Isaac Newton descobriu a força da gravidade, remetendo à ideia de desenvolvimento e evolução.
Ainda falando sobre a Apple, é importante falar que a marca não é brasileira, por isso, o nome foi pensado na língua de origem. Portanto, no processo de como escolher o nome da marca, pense em uma palavra em português ou de fácil entendimento para o público.
7 dicas para criar o nome para o seu negócio
Agora que você sabe que é importante pensar no nome da marca com cuidado, lembrando que vai ser através dela que o seu público vai te conhecer, vamos para a parte prática.
- Crie uma lista de palavras que tenham relação com o seu negócio, valores e o diferencial da marca;
- Faça um brainstorming, que é uma chuva de ideias, ou seja, anote tudo que vier à mente, sem filtro. Nenhuma ideia é ruim nesse momento;
- Foque em coisas simples que passam a mensagem de uma só vez e que sejam de fácil entendimento;
- Defina sugestões de nomes que tem relação com seu negócio;
- Fuja dos modismos e busque se destacar dos concorrentes;
- Fique atento a pronúncia e tenha cuidado com a grafia, para que o público consiga falar e escrever o nome escolhido;
- Verifique a disponibilidade de registro de marca. Para isso, acesse o site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e faça a pesquisa. Outra dica, é verificar se o site da marca pode ser seu, essa pesquisa é feita no registro.br.
Qual a importância de um nome criativo para o seu negócio?
Ter um nome criativo ajuda sua marca a se destacar e ficar na memória do público, esse é o principal objetivo a atingir.
Como se destacar?
No processo de como escolher o nome da empresa, a pesquisa é essencial. Primeiro, é preciso pensar no segmento que vai atuar. Isso precisa estar claro no nome escolhido.
Por exemplo: seria um pouco estranho colocar “Comida de mãe” em uma loja de roupas, certo?
Então, o primeiro passo é avaliar a área e mercado, em seguida, analise os concorrentes e veja os padrões a serem evitados.
Um bom exemplo é a Natura, que quando foi criada, identificou que as outras empresas usavam nomes com origem internacional, buscando se diferenciar, apostou em um nome nacional, simples e que transmitia a essência e conceito dos produtos.
Evitar nomes estrangeiros ou que sejam de difícil pronúncia faz com que seus clientes se sintam mais à vontade com a marca. Seguindo o mesmo exemplo da Natura, sem dúvidas a facilidade de falar e escrever o nome da marca contribuiu para a divulgação.
Não copie o nome de outras empresas. Mesmo que estejam em outro segmento, além de ser crime, caso a outra marca esteja registrada, pode criar confusão nos clientes e prejudicar a credibilidade da sua empresa.
Acertar na escolha do nome é o primeiro passo para o sucesso do seu novo empreendimento.
O naming e o processo de identificação da marca
Como vimos ao longo do texto, nomear a sua empresa é um processo com várias etapas e que deve ser feito com base em pesquisas, informações e muitas ideias.
Se você está em dúvida entre duas ou mais opções de nome, pergunte a pessoas próximas o que elas pensam quando escutam aquela palavra ou se elas sabem como escreve e fala. Muitas vezes, quando estamos dentro do processo, não conseguimos avaliar coisas simples.
Para gerar identificação com o público, aposte na simplicidade e criatividade. Assim, sua marca será inesquecível.
A gestão do negócio é tão importante quanto seu nome!