Como começar seu negócio: será que existe momento certo para empreender?

Resumo do texto

  • Saiba o momento certo para começar a empreender;
  • Veja como identificar boas oportunidades de negócio;
  • Conheça áreas que são tendências para iniciar um empreendimento.

Clique aqui e conheça o PagVendas!

 

É comum se sentir inseguro na hora de abrir o próprio negócio, ainda mais se você já ouviu que é jovem ou velho demais para isso.

Mas, será que existe momento certo para empreender? Na verdade, se existe o desejo ou a necessidade de abrir um negócio, por que não aproveitar?

Mas para isso é importante que você se prepare para esta nova carreira. Seja qual for sua motivação saiba que com simples hábitos você pode criar grandes ideias de negócios.

Veja como identificar essas oportunidades e conheça algumas áreas que estão em alta para você começar a empreender.

Boa leitura! 

Veja alguns artigos relacionados

Afinal, qual é o momento certo para empreender?

Não existe momento certo ou errado para empreender. É apenas necessário analisar um conjunto de fatores importantes antes. Sendo eles:

  1. sua necessidade;
  2. capacidade de gerenciar um negócio;
  3. quanto pode investir;
  4. em qual mercado você quer entrar.

Portanto, só depende de você para iniciar esta jornada. Ser empreendedor envolve uma série de desafios e, quanto mais preparado estiver para lidar com eles, mais fácil será alcançar seus objetivos.

Por isso, o ideal é estudar sobre a sua área de atuação e sobre empreendedorismo, identificando possibilidades.

Como identificar oportunidades de negócio?

Você sabe o que é oportunidade de negócio? É ter uma ideia, no momento certo, com o conhecimento e recursos necessários para criar um serviço ou produto lucrativo.

Imagine um novo bairro, cheio de condomínios sem nenhum mercadinho por perto. Esta é uma grande oportunidade de negócio, pois você já terá uma clientela garantida na região.

Mas, para ter este tipo de ideia é preciso treinar sua forma de enxergar o mundo voltado ao empreendedorismo. Veja algumas dicas:

Pergunte-se: como posso ser útil?

O momento certo para empreender é quando você explora seus talentos para se tornar um empreendedor, seja com pequenas atitudes no ambiente de trabalho ou no dia a dia.

Crie conexões com outros profissionais e ajude quando for necessário, pois são dessas situações que você irá tirar experiências e aprendizados para o novo negócio.

Busque ideias associadas a coisas que você goste

Encontre melhorias nas coisas que te agradam. Em nosso cotidiano sempre nos deparamos com coisas que podem ser melhoradas.

Explore coisas que não te agradam e que podem ser melhoradas e busque ideias criativas para empreender, seja com uma receita, uma ideia de aplicativo ou uma loja online. Esta pode ser uma boa maneira de começar a empreender. Assim, irá ativar sua criatividade e pensar sempre em tornar algo melhor.

Esteja atento às tendências do mercado

Conhecer o mercado irá te ajudar a entender como começar a empreender. Veja novos investimentos e segmentos que estão em alta, para abrir caminhos para novos negócios.

Fique atento às tendências, ideias lucrativas podem surgir delas, mas cuidado, nem tudo que é tendência é garantia de sucesso.

Foque na qualidade do atendimento e dos serviços ou produtos oferecidos e tenha um grande diferencial.

É recomendado ter afinidade com o nicho que deseja trabalhar. Essa é a chave do empreendedorismo, ver além do que está apenas em alta e pensar em transformar o seu negócio, tornando-o referência.

Veja algumas áreas em alta para empreender

Se você decidiu que este é o seu momento certo para empreender, fique por dentro das áreas de negócio em alta. Mas, lembre-se do que foi dito no tópico anterior, não basta investir apenas por ser uma tendência, é preciso fazer uma análise sobre a ideia.

Alguns segmentos cresceram mais durante o último ano e podem trazer bons resultados para você que está querendo saber como começar a empreender.

Delivery de alimentos

De acordo com uma pesquisa da Mobilis, os apps de entrega de comida cresceram 103% de janeiro a junho de 2020. E, este ramo tende a aumentar, já que os hábitos de consumo dos clientes mudaram.

Muito além de uma tendência, o delivery de alimentos se tornou uma necessidade para os restaurantes brasileiros permanecerem abertos. Além de ser uma ótima alternativa aos clientes, que buscam algo rápido e acessível, sem precisar sair de casa. Vale de tudo, marmita congelada, pães, bolos, doces, lanches e até produtos de hortifruti.

E-commerce de roupas

Já foi o tempo que era preciso ir até às lojas e experimentar roupas antes de comprá-las. Hoje, é possível fazer isso pela internet, o que torna este ramo uma boa oportunidade de negócio, já que você não precisará gastar com uma loja física.

Muita gente vende direto pelas redes sociais ou por uma loja virtual que custa muito menos que uma loja física. Com isso, as confecções menores estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.

São várias possibilidades de vestuário para diferentes públicos e uma grande aceitação no mercado. Você pode começar a sua própria marca de roupa ou até mesmo um brechó online, as possibilidades são infinitas.

E-commerce de acessórios para informática

Segundo relatório da Ebit Nielsen, o segmento com maior aumento no ticket médio em 2020 foi o de produtos de informática. As lojas online registraram crescimento de 101% no faturamento no segundo trimestre.

A busca por acessórios aumentou conforme o home office se tornou mais popular. Muitas pessoas precisaram investir em equipamentos como monitores e cadeiras de escritório, o que deixou o mercado aquecido.

Cosméticos artesanais

Uma pesquisa de 2020 sobre sustentabilidade realizada pela empresa de estudos do consumidor, Toluna, afirma que a preocupação com o meio ambiente e com os animais fez 75% dos brasileiros mudarem alguns hábitos.

A busca por cosméticos naturais ganhou destaque no mercado da beleza no último ano  Em conjunto com a tendência do autocuidado, o que é fabricado artesanalmente, com ingredientes naturais e orgânicos, possui grande potencial para 2022.

Como colocar uma boa ideia empreendedora em prática?

Não basta ter uma boa ideia ou oportunidade, se você sente que este é o momento certo para empreender, é hora de colocar a mão na massa! Veja como se organizar neste começo:

  • anote suas ideias e o que precisa fazer para colocá-las em prática;
  • crie um plano de ação bem organizado;
  • organize-se financeiramente para a mudança de carreira;
  • faça pesquisa de mercado para saber se seus planos são realizáveis;
  • estude sobre como começar a empreender e abrir o seu negócio do zero.

Feito isso você terá um caminho traçado e bem organizado para transformar sua ideia em realidade.

Veja tudo o que o PagSeguro pode fazer por novos empreendedores

Já pensou em começar seu negócio com menos desafios e muita praticidade para controlar as finanças e outras tarefas do dia a dia?

O PagVendas é o nosso aplicativo tudo em um, feito para todo tipo de negócio e que coloca na palma da sua mão tudo o que precisa para ficar de olho nos resultados, ele oferece:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

Clique aqui e conheça o PagVendas!