Como funciona o Golpe do Delivery? Saiba como se proteger!

Resumo do texto

  • O que é o Golpe do Delivery?
  • Veja como os golpistas conseguem roubar dados e dinheiro;
  • Saiba como escapar do golpe das maquininhas de delivery.

 

Pedir delivery de comida, mercado, farmácia ou até ração para pet faz parte da rotina dos brasileiros. Mas, usar esse serviço exige cuidado, especialmente com o aumento de casos do golpe do delivery que vem deixando muita gente no prejuízo.

O crescimento das denúncias fez, inclusive, o Procon-SP emitir um alerta para a população. E se você ainda não conhece o golpe da maquininha do delivery, saiba como ele funciona e veja como se proteger!

Golpe da maquininha delivery

Como funciona o Golpe do Delivery e como se proteger dele?

De forma geral, nos golpes envolvendo pedidos em aplicativos de delivery os criminosos usam uma maquininha danificada ou uma ligação falsa para roubar dados e dinheiro dos usuários.

Mesmo que o discurso dos golpistas mude, a mecânica é quase sempre a mesma. Veja as 3 situações mais comuns e algumas atitudes que podem te ajudar a escapar do golpe.

Quando o pagamento deve ser feito na entrega

Na hora de cobrar o pedido, o golpista apresenta uma maquininha com o visor danificado. Pode ser uma rachadura ou algum dano que cause dificuldade de leitura. Neste caso, eles colocam um valor muito mais alto e o cliente não consegue ver quanto está sendo cobrado.

Como escapar? Faça compras em locais que você já conhece e confia e sempre que possível, faça o pagamento diretamente pelo aplicativo. Se não, fique atento ao equipamento que está sendo usado e confira o valor antes de usar o cartão.

Pagamento feito pelo aplicativo

Se o usuário já fez o pagamento no aplicativo de delivery, teoricamente, não deve ser cobrado na entrega. Porém, os criminosos criam um discurso convincente e dizem que aconteceu algum erro na hora do processamento.

Como ele está com o pedido certo e a nota fiscal, as pessoas acabam aceitando refazer o pagamento. E então, usam uma maquininha com visor quebrado para passar um valor bem mais alto.

Como escapar? Não aceite nenhuma cobrança extra se o pagamento já foi feito pelo aplicativo. Se, ainda assim, tiver dúvidas, confira no aplicativo se o pedido está normal e entre em contato com o restaurante para conferir a informação.

Estabelecimento liga para o cliente

Outra forma de aplicar o golpe é quando o estabelecimento entra em contato para fazer alguma cobrança extra. Esse valor a mais pode ser a taxa do motoboy ou algum produto que estava com o valor errado no app de entrega.

Essa ligação é falsa e os golpistas usam esse contato para pedir dados do cartão de crédito para passar o valor extra. Neste momento, roubam dinheiro do usuário, já que tem todos os dados.

Como escapar? Não compartilhe seus dados pessoais por telefone ou mensagens. Sempre que possível, faça o pagamento pelo aplicativo e, se tiver dúvidas, entre em contato com o restaurante.

O que fazer se cair no Golpe do Delivery?

Mesmo sabendo como escapar, é possível se descuidar em algum momento e acabar caindo no golpe. E se isso acontecer, o que fazer?

O primeiro passo é ir à delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência. Conte, em detalhes, o que aconteceu e, sempre que possível, mostre comprovantes e prints de tela que comprovem a história.

Com esse B.O. em mãos, entre em contato com a empresa onde o pedido foi feito. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, ela é responsável e deve ressarcir o valor perdido. Caso isso não aconteça, procure o órgão de defesa do consumidor, como o Procon.

Por fim, se essas medidas não derem certo, procure um advogado para garantir o cumprimento dos seus direitos.

Compre com mais segurança! Confira mais conteúdos que podem te ajudar: